Digitalização de estruturas biológicas no desenvolvimento de material instrucional tátil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/253253 |
Resumo: | Design Ergonômico e Design Reverso são especialidades do Desenvolvimento de Projeto de Produto, que podem contribuir para a melhoria das atividades humanas e, consequentemente, para a qualidade de vida dos indivíduos. As atividades educacionais podem ser beneficiadas com estas especialidades, particularmente quando envolvem a aplicação destas novas tecnologias de Digitalização 3D no desenvolvimento de material instrucional. Neste sentido, a Digitalização 3D é observada na criação e produção de mapas e maquetes de espaços e edifícios, bem como em algumas estruturas biológicas (P.E. esqueletos); entretanto exigem procedimentos técnicos melhor definidos, especialmente quando aplicados na digitalização de estruturas biológicas da mastofauna brasileira. O objetivo deste estudo será verificar a aplicação de Scanner 3D de mesa na digitalização de diferentes estruturas biológicas para o desenvolvimento de modelos digitais e futuros modelos impressos, que servirão como material didático para o ensino das ciências biológicas para Pessoas com Deficiência Visual e no Ensino Superior, também com a distribuição via internet, do acervo produzido para universidades, museus, bibliotecas e pessoas físicas que possuam interesse. Para isto, serão realizados testes experimentais com um Scanner 3D de mesa, modelo EinScan-SE da SHINING 3D em condições laboratoriais, e a prototipação em impressora 3D por filamento. Os resultados foram analisados, gerando parâmetros de impressão e escaneamento, além de arquivos digitais para a impressão tridimensional em filamento dos produtos. |
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Digitalização de estruturas biológicas no desenvolvimento de material instrucional tátilDigitization of biological structures in the development of tactile instructional materialDigitalização 3DImpressão 3DDesign reversoBiologia3D scanning3D printingReverse designBiologyDesign Ergonômico e Design Reverso são especialidades do Desenvolvimento de Projeto de Produto, que podem contribuir para a melhoria das atividades humanas e, consequentemente, para a qualidade de vida dos indivíduos. As atividades educacionais podem ser beneficiadas com estas especialidades, particularmente quando envolvem a aplicação destas novas tecnologias de Digitalização 3D no desenvolvimento de material instrucional. Neste sentido, a Digitalização 3D é observada na criação e produção de mapas e maquetes de espaços e edifícios, bem como em algumas estruturas biológicas (P.E. esqueletos); entretanto exigem procedimentos técnicos melhor definidos, especialmente quando aplicados na digitalização de estruturas biológicas da mastofauna brasileira. O objetivo deste estudo será verificar a aplicação de Scanner 3D de mesa na digitalização de diferentes estruturas biológicas para o desenvolvimento de modelos digitais e futuros modelos impressos, que servirão como material didático para o ensino das ciências biológicas para Pessoas com Deficiência Visual e no Ensino Superior, também com a distribuição via internet, do acervo produzido para universidades, museus, bibliotecas e pessoas físicas que possuam interesse. Para isto, serão realizados testes experimentais com um Scanner 3D de mesa, modelo EinScan-SE da SHINING 3D em condições laboratoriais, e a prototipação em impressora 3D por filamento. Os resultados foram analisados, gerando parâmetros de impressão e escaneamento, além de arquivos digitais para a impressão tridimensional em filamento dos produtos.Ergonomic Design and Reverse Design are specialties within Product Design Development that can contribute to the improvement of human activities and, consequently, to individuals' quality of life. Educational activities can benefit from these specialties, particularly when they involve the application of these new 3D scanning technologies in the development of instructional material. In this sense, 3D scanning is observed in the creation and production of maps and models of spaces and buildings, as well as some biological structures (e.g., skeletons); however, they require better-defined technical procedures, especially when applied to the digitization of biological structures. The objective of this study will be to verify the application of a tabletop 3D scanner in the digitization of different biological structures for the development of digital models and future printed models, which will serve as teaching materials for the education of visually impaired individuals in biology sciences at the higher education level. Additionally, the study aims to plan the distribution of the produced content via the internet to universities, museums, libraries, and individuals who are interested.To achieve this, experimental tests will be conducted using an EinScan-SE tabletop 3D scanner from SHINING 3D under laboratory conditions, along with prototyping using a filament-based 3D printer. The results will be analyzed, generating methodological parameters and digital files for the three-dimensional filament printing of the products.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)120746/2021-2; 304619/2018-3Universidade Estadual Paulista (Unesp)Medola, Fausto Orsi [UNESP]Alves Junior, Mauro Inácio2024-02-08T17:54:03Z2024-02-08T17:54:03Z2023-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALVES JÚNIOR, Mauru Inacio. Digitalização de estruturas biológicas no desenvolvimento de material instrucional tátil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (bacharelado em Design) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/253253porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-09T06:02:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253253Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:38:14.147071Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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