Projeto lago vivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Maria Imaculada [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143552
Resumo: O Projeto Lago Vivo é realizado pelo Grupo PET Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária/UNESP em parceria com a Prefeitura Municipal de Jaboticabal. O Grupo é composto por 17 discentes e uma tutora. A idealização do projeto, partiu da necessidade de realizar um trabalho de educação ambiental devido aos sérios problemas apresentados no Lago do Paço Municipal como a maciça proliferação de peixes, causando danos à fauna e desconforto à população, a proliferação desordenada de capivaras, que têm livre acesso ao Lago e por não se encontrarem em seu hábitat natural, ocasionam desequilíbrio do ecossistema, além do risco de transmissão da febre maculosa. Outro fator preocupante era o grande acúmulo de lixo em decorrência das pescarias promovidas pela Prefeitura. Considerando que educação ambiental significa aprender a empregar novas tecnologias, evitar desastres ambientais, minorar os danos existentes, conhecer e utilizar novas oportunidades e tomar decisões acertadas, dentre os objetivos do projeto destacam: conhecer o nível de informação da população sobre as condições do Lago, Conscientizá-la da importância da manutenção desse ecossistema e possibilitar aos petianos a aplicação na prática dos conhecimentos adquiridos na universidade. Durante o mês de dezembro de 2004, foram aplicados questionários à população com o intuito de conhecer o perfil dos freqüentadores além do nível de informação sobre os problemas detectados, bem como distribuição de folders explicativos, de modo a esclarece-la quanto ao risco da transmissão da febre maculosa associada às capivaras. Além disso, nos dias de pescaria é realizado um trabalho de conscientização sobre a importância de evitar o acúmulo de lixo nas margens do Lago, bem como a distribuição de embalagens apropriadas para o seu recolhimento, destino correto ao material recolhido, com ênfase na separação e reciclagem deste. Foi possível identificar o perfil dos visitantes do Lago, destacando que aproximadamente um terço freqüentam-no diariamente em busca de lazer, sendo que a maioria estava ciente das más condições do Lago, porém não tinham noção da importância da coleta do lixo e nem sabiam do risco representado pelas capivaras no que tange a transmissão da febre maculosa. Após os esclarecimentos, 84,6% das pessoas mostraram-se favoráveis a retirada dos animais do Lago e nos dias de pescaria, foi significativa a diminuição da quantidade de lixo recolhida das margens do Lago. Entretanto, ressalta-se que além da implementação de atividades de educação ambienta são necessárias melhorias na infra-estrutura, melhores condições da água e limpeza da área. Do lado dos petianos está sendo uma experiência enriquecedora em todos os sentidos.
id UNSP_703fdaf7332c72f5f8cd0bc98abad211
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143552
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Projeto lago vivoO Projeto Lago Vivo é realizado pelo Grupo PET Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária/UNESP em parceria com a Prefeitura Municipal de Jaboticabal. O Grupo é composto por 17 discentes e uma tutora. A idealização do projeto, partiu da necessidade de realizar um trabalho de educação ambiental devido aos sérios problemas apresentados no Lago do Paço Municipal como a maciça proliferação de peixes, causando danos à fauna e desconforto à população, a proliferação desordenada de capivaras, que têm livre acesso ao Lago e por não se encontrarem em seu hábitat natural, ocasionam desequilíbrio do ecossistema, além do risco de transmissão da febre maculosa. Outro fator preocupante era o grande acúmulo de lixo em decorrência das pescarias promovidas pela Prefeitura. Considerando que educação ambiental significa aprender a empregar novas tecnologias, evitar desastres ambientais, minorar os danos existentes, conhecer e utilizar novas oportunidades e tomar decisões acertadas, dentre os objetivos do projeto destacam: conhecer o nível de informação da população sobre as condições do Lago, Conscientizá-la da importância da manutenção desse ecossistema e possibilitar aos petianos a aplicação na prática dos conhecimentos adquiridos na universidade. Durante o mês de dezembro de 2004, foram aplicados questionários à população com o intuito de conhecer o perfil dos freqüentadores além do nível de informação sobre os problemas detectados, bem como distribuição de folders explicativos, de modo a esclarece-la quanto ao risco da transmissão da febre maculosa associada às capivaras. Além disso, nos dias de pescaria é realizado um trabalho de conscientização sobre a importância de evitar o acúmulo de lixo nas margens do Lago, bem como a distribuição de embalagens apropriadas para o seu recolhimento, destino correto ao material recolhido, com ênfase na separação e reciclagem deste. Foi possível identificar o perfil dos visitantes do Lago, destacando que aproximadamente um terço freqüentam-no diariamente em busca de lazer, sendo que a maioria estava ciente das más condições do Lago, porém não tinham noção da importância da coleta do lixo e nem sabiam do risco representado pelas capivaras no que tange a transmissão da febre maculosa. Após os esclarecimentos, 84,6% das pessoas mostraram-se favoráveis a retirada dos animais do Lago e nos dias de pescaria, foi significativa a diminuição da quantidade de lixo recolhida das margens do Lago. Entretanto, ressalta-se que além da implementação de atividades de educação ambienta são necessárias melhorias na infra-estrutura, melhores condições da água e limpeza da área. Do lado dos petianos está sendo uma experiência enriquecedora em todos os sentidos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Economia Rural, aculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Maria Imaculada [UNESP]2016-09-01T13:58:03Z2016-09-01T13:58:03Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject167application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 167http://hdl.handle.net/11449/1435522005-167-fonseca.pdf4054743490715328PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-06T14:54:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143552Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:00:46.638950Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto lago vivo
title Projeto lago vivo
spellingShingle Projeto lago vivo
Fonseca, Maria Imaculada [UNESP]
title_short Projeto lago vivo
title_full Projeto lago vivo
title_fullStr Projeto lago vivo
title_full_unstemmed Projeto lago vivo
title_sort Projeto lago vivo
author Fonseca, Maria Imaculada [UNESP]
author_facet Fonseca, Maria Imaculada [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Maria Imaculada [UNESP]
description O Projeto Lago Vivo é realizado pelo Grupo PET Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária/UNESP em parceria com a Prefeitura Municipal de Jaboticabal. O Grupo é composto por 17 discentes e uma tutora. A idealização do projeto, partiu da necessidade de realizar um trabalho de educação ambiental devido aos sérios problemas apresentados no Lago do Paço Municipal como a maciça proliferação de peixes, causando danos à fauna e desconforto à população, a proliferação desordenada de capivaras, que têm livre acesso ao Lago e por não se encontrarem em seu hábitat natural, ocasionam desequilíbrio do ecossistema, além do risco de transmissão da febre maculosa. Outro fator preocupante era o grande acúmulo de lixo em decorrência das pescarias promovidas pela Prefeitura. Considerando que educação ambiental significa aprender a empregar novas tecnologias, evitar desastres ambientais, minorar os danos existentes, conhecer e utilizar novas oportunidades e tomar decisões acertadas, dentre os objetivos do projeto destacam: conhecer o nível de informação da população sobre as condições do Lago, Conscientizá-la da importância da manutenção desse ecossistema e possibilitar aos petianos a aplicação na prática dos conhecimentos adquiridos na universidade. Durante o mês de dezembro de 2004, foram aplicados questionários à população com o intuito de conhecer o perfil dos freqüentadores além do nível de informação sobre os problemas detectados, bem como distribuição de folders explicativos, de modo a esclarece-la quanto ao risco da transmissão da febre maculosa associada às capivaras. Além disso, nos dias de pescaria é realizado um trabalho de conscientização sobre a importância de evitar o acúmulo de lixo nas margens do Lago, bem como a distribuição de embalagens apropriadas para o seu recolhimento, destino correto ao material recolhido, com ênfase na separação e reciclagem deste. Foi possível identificar o perfil dos visitantes do Lago, destacando que aproximadamente um terço freqüentam-no diariamente em busca de lazer, sendo que a maioria estava ciente das más condições do Lago, porém não tinham noção da importância da coleta do lixo e nem sabiam do risco representado pelas capivaras no que tange a transmissão da febre maculosa. Após os esclarecimentos, 84,6% das pessoas mostraram-se favoráveis a retirada dos animais do Lago e nos dias de pescaria, foi significativa a diminuição da quantidade de lixo recolhida das margens do Lago. Entretanto, ressalta-se que além da implementação de atividades de educação ambienta são necessárias melhorias na infra-estrutura, melhores condições da água e limpeza da área. Do lado dos petianos está sendo uma experiência enriquecedora em todos os sentidos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:03Z
2016-09-01T13:58:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 167
http://hdl.handle.net/11449/143552
2005-167-fonseca.pdf
4054743490715328
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143552
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 167
2005-167-fonseca.pdf
4054743490715328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 167
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128593697439744