Autocrítica de arte ou a última camada de verniz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Flávio Fernandes de [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86997
Resumo: O artista consciente do seu papel na sociedade – na qual vive e produz – pode e deve ser o primeiro crítico de suas obras. A análise de sua própria práxis, inserida no panorama artístico contemporâneo e, ao mesmo tempo dialogando com o legado da visualidade na pintura, contribui para a elaboração desta reflexão: as técnicas e os temas, os materiais e suportes adotados, refletem as suas escolhas, os processos e os procedimentos a sua poética. A reflexão resultante da compilação de teorias da arte pertinentes ao objeto também buscou nos discursos dos artistas – correspondência , notas, depoimentos e escritos em geral – as bases par s sua elaboração. Escolhidos por afinidade de gosto ou estilo, artistas como Cézanne, Van Gogh, Gauguin e Matisse – além dos brasileiros Rubens Gerchman e João Câmara – têm seus escritos e reflexões sustentado e elucidando suas poéticas. A crítica – neste caso, a autocritica – é apresentada como uma parte integrante da obra de arte comparada numa metáfora ao toque final dado pelo artista numa pintura: a demão de verniz.
id UNSP_7059d267b11fdf3fc880563f86a3158d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86997
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Autocrítica de arte ou a última camada de vernizArte - TeoriaArte - HistoriaPinturaFoundations and critic of the ArtsTheory of the ArtO artista consciente do seu papel na sociedade – na qual vive e produz – pode e deve ser o primeiro crítico de suas obras. A análise de sua própria práxis, inserida no panorama artístico contemporâneo e, ao mesmo tempo dialogando com o legado da visualidade na pintura, contribui para a elaboração desta reflexão: as técnicas e os temas, os materiais e suportes adotados, refletem as suas escolhas, os processos e os procedimentos a sua poética. A reflexão resultante da compilação de teorias da arte pertinentes ao objeto também buscou nos discursos dos artistas – correspondência , notas, depoimentos e escritos em geral – as bases par s sua elaboração. Escolhidos por afinidade de gosto ou estilo, artistas como Cézanne, Van Gogh, Gauguin e Matisse – além dos brasileiros Rubens Gerchman e João Câmara – têm seus escritos e reflexões sustentado e elucidando suas poéticas. A crítica – neste caso, a autocritica – é apresentada como uma parte integrante da obra de arte comparada numa metáfora ao toque final dado pelo artista numa pintura: a demão de verniz.The artist conscious of his role in the society – in which he lives and produces – can and must be the first critic of his artistic works. The analysis of the praxis that is inserted lin the contemporary artistic scene and, at the same and at the time, dialoguing with the legacy of the visuality in the painting contibutes to the elaboration from this reflexion the tecniques and the themes, the materials and adopted supports, reflect their choices, the processses and procedures; its poetic. The reflection, resulting from the theories compilation of the art pertinent at the object, also looked for in the artists discourse – correspondences, notes, depositions and writings in general – the bases for its elaboration. Chosen by afinity or style artists like Cézanne, Van Gogh, Gauguin and Matisse – beyond the brazilians Rubens Gerchman and João Câmara – have their writings and reflections sustainning and elucidating their poetics. The critic – in this case, the self-criticism – is presented as an integral part of the art work, compared in a metaphor to the final touch given by the artist in a painting the varnish coating.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Khouri, Livre-Docente Omar [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Flávio Fernandes de [UNESP]2014-06-11T19:22:30Z2014-06-11T19:22:30Z2008-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis149 f. : il. + Acompanha CD-ROM.147application/pdfALMEIDA, Flávio Fernandes de. Autocrítica de arte ou a última camada de verniz. 2008. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.http://hdl.handle.net/11449/86997000559281almeida_ff_me_ia.pdf33004013063P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-26T06:09:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86997Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:02:44.362913Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Autocrítica de arte ou a última camada de verniz
title Autocrítica de arte ou a última camada de verniz
spellingShingle Autocrítica de arte ou a última camada de verniz
Almeida, Flávio Fernandes de [UNESP]
Arte - Teoria
Arte - Historia
Pintura
Foundations and critic of the Arts
Theory of the Art
title_short Autocrítica de arte ou a última camada de verniz
title_full Autocrítica de arte ou a última camada de verniz
title_fullStr Autocrítica de arte ou a última camada de verniz
title_full_unstemmed Autocrítica de arte ou a última camada de verniz
title_sort Autocrítica de arte ou a última camada de verniz
author Almeida, Flávio Fernandes de [UNESP]
author_facet Almeida, Flávio Fernandes de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Khouri, Livre-Docente Omar [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Flávio Fernandes de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Teoria
Arte - Historia
Pintura
Foundations and critic of the Arts
Theory of the Art
topic Arte - Teoria
Arte - Historia
Pintura
Foundations and critic of the Arts
Theory of the Art
description O artista consciente do seu papel na sociedade – na qual vive e produz – pode e deve ser o primeiro crítico de suas obras. A análise de sua própria práxis, inserida no panorama artístico contemporâneo e, ao mesmo tempo dialogando com o legado da visualidade na pintura, contribui para a elaboração desta reflexão: as técnicas e os temas, os materiais e suportes adotados, refletem as suas escolhas, os processos e os procedimentos a sua poética. A reflexão resultante da compilação de teorias da arte pertinentes ao objeto também buscou nos discursos dos artistas – correspondência , notas, depoimentos e escritos em geral – as bases par s sua elaboração. Escolhidos por afinidade de gosto ou estilo, artistas como Cézanne, Van Gogh, Gauguin e Matisse – além dos brasileiros Rubens Gerchman e João Câmara – têm seus escritos e reflexões sustentado e elucidando suas poéticas. A crítica – neste caso, a autocritica – é apresentada como uma parte integrante da obra de arte comparada numa metáfora ao toque final dado pelo artista numa pintura: a demão de verniz.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-22
2014-06-11T19:22:30Z
2014-06-11T19:22:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Flávio Fernandes de. Autocrítica de arte ou a última camada de verniz. 2008. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/86997
000559281
almeida_ff_me_ia.pdf
33004013063P4
identifier_str_mv ALMEIDA, Flávio Fernandes de. Autocrítica de arte ou a última camada de verniz. 2008. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.
000559281
almeida_ff_me_ia.pdf
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/86997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 149 f. : il. + Acompanha CD-ROM.147
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128598304882688