Empreendedorismo às competências gerais da nova base nacional comum curricular e sua eficácia com estudantes do ensino fundamental II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/213488 |
Resumo: | A disciplina de Empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento e ressignificação da educação em todos os âmbitos, com o objetivo de contribuir significativamente com a formação do ser humano, para a vida e para o mercado de trabalho. Este projeto teve como objetivo desenvolver e aplicar uma metodologia prática, de criação de valor, da disciplina de noções de Empreendedorismo associadas às Competências Gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), documento norteador da educação brasileira. A metodologia desenvolvida composta de 3 módulos, foi aplicada em uma Instituição de contra turno escolar com estudantes do Ensino Fundamental II – Anos Finais e avaliou dez habilidades empreendedoras (autoconhecimento, autoestima, comprometimento, conhecimento profissional, criatividade, errar faz parte do aprender, ética, inovação, protagonismo e trabalho em grupo), associadas às competências gerais da BNCC, em 4 momentos distintos, no início, entre os módulos e ao término das atividades. Os dados coletados dos 24 estudantes foram analisados estatisticamente e apresentaram resultados positivos, aumentando significativamente (p<0,001) as 10 habilidades empreendedoras avaliadas, demonstrando que a metodologia é eficiente e replicável. |
id |
UNSP_70ebe49a8011090519b61b5d093521da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/213488 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Empreendedorismo às competências gerais da nova base nacional comum curricular e sua eficácia com estudantes do ensino fundamental IIEntrepreneurship associated with soft skills from new “base nacional comum curricular” and its effectiveness in middle school studentsEmpreendedorismoHabilidades empreendedorasEducação empreendedoraPráticas de empreendedorismoEntrepreneurshipEntrepreneurial skillsEntrepreneurship educationEntrepreneurship practicesA disciplina de Empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento e ressignificação da educação em todos os âmbitos, com o objetivo de contribuir significativamente com a formação do ser humano, para a vida e para o mercado de trabalho. Este projeto teve como objetivo desenvolver e aplicar uma metodologia prática, de criação de valor, da disciplina de noções de Empreendedorismo associadas às Competências Gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), documento norteador da educação brasileira. A metodologia desenvolvida composta de 3 módulos, foi aplicada em uma Instituição de contra turno escolar com estudantes do Ensino Fundamental II – Anos Finais e avaliou dez habilidades empreendedoras (autoconhecimento, autoestima, comprometimento, conhecimento profissional, criatividade, errar faz parte do aprender, ética, inovação, protagonismo e trabalho em grupo), associadas às competências gerais da BNCC, em 4 momentos distintos, no início, entre os módulos e ao término das atividades. Os dados coletados dos 24 estudantes foram analisados estatisticamente e apresentaram resultados positivos, aumentando significativamente (p<0,001) as 10 habilidades empreendedoras avaliadas, demonstrando que a metodologia é eficiente e replicável.Entrepreneurship courses have great importance for developing and reframing of education in different areas aiming to positively contribute to daily lives, knowledge formation, and laborious activities of all human beings. Our work aimed to develop and apply a practical methodology, of value generation, to the Entrepreneurship notions associated with the general skills of the “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC), the guiding document of Brazilian education. The developed methodology, composed of three modules, was applied in a counter-shift school institution with students from middle school , and evaluated ten entrepreneurial skills, being: self-awareness, self-esteem, commitment, professional knowledge, creativity, understand that making mistakes is part of the learning process, ethics, innovation, protagonism, and group work. All evaluated entrepreneurial skills were associated with the BNCC general skills. This assessment was made in four different moments: before the beginning of learning activies, between modules, and at the program’s end. The data collected from all 24 students were statistically analyzed and reported positive results, significantly increasing (p<0.001) all ten entrepreneurial skills evaluated, demonstrating that the methodology is efficient and replicable.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fecchio, Denise [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Messias, André Luiz2021-07-20T14:15:38Z2021-07-20T14:15:38Z2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21348833004064079P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-04T12:49:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213488Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-04T12:49:36Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Empreendedorismo às competências gerais da nova base nacional comum curricular e sua eficácia com estudantes do ensino fundamental II Entrepreneurship associated with soft skills from new “base nacional comum curricular” and its effectiveness in middle school students |
title |
Empreendedorismo às competências gerais da nova base nacional comum curricular e sua eficácia com estudantes do ensino fundamental II |
spellingShingle |
Empreendedorismo às competências gerais da nova base nacional comum curricular e sua eficácia com estudantes do ensino fundamental II Messias, André Luiz Empreendedorismo Habilidades empreendedoras Educação empreendedora Práticas de empreendedorismo Entrepreneurship Entrepreneurial skills Entrepreneurship education Entrepreneurship practices |
title_short |
Empreendedorismo às competências gerais da nova base nacional comum curricular e sua eficácia com estudantes do ensino fundamental II |
title_full |
Empreendedorismo às competências gerais da nova base nacional comum curricular e sua eficácia com estudantes do ensino fundamental II |
title_fullStr |
Empreendedorismo às competências gerais da nova base nacional comum curricular e sua eficácia com estudantes do ensino fundamental II |
title_full_unstemmed |
Empreendedorismo às competências gerais da nova base nacional comum curricular e sua eficácia com estudantes do ensino fundamental II |
title_sort |
Empreendedorismo às competências gerais da nova base nacional comum curricular e sua eficácia com estudantes do ensino fundamental II |
author |
Messias, André Luiz |
author_facet |
Messias, André Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fecchio, Denise [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Messias, André Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Habilidades empreendedoras Educação empreendedora Práticas de empreendedorismo Entrepreneurship Entrepreneurial skills Entrepreneurship education Entrepreneurship practices |
topic |
Empreendedorismo Habilidades empreendedoras Educação empreendedora Práticas de empreendedorismo Entrepreneurship Entrepreneurial skills Entrepreneurship education Entrepreneurship practices |
description |
A disciplina de Empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento e ressignificação da educação em todos os âmbitos, com o objetivo de contribuir significativamente com a formação do ser humano, para a vida e para o mercado de trabalho. Este projeto teve como objetivo desenvolver e aplicar uma metodologia prática, de criação de valor, da disciplina de noções de Empreendedorismo associadas às Competências Gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), documento norteador da educação brasileira. A metodologia desenvolvida composta de 3 módulos, foi aplicada em uma Instituição de contra turno escolar com estudantes do Ensino Fundamental II – Anos Finais e avaliou dez habilidades empreendedoras (autoconhecimento, autoestima, comprometimento, conhecimento profissional, criatividade, errar faz parte do aprender, ética, inovação, protagonismo e trabalho em grupo), associadas às competências gerais da BNCC, em 4 momentos distintos, no início, entre os módulos e ao término das atividades. Os dados coletados dos 24 estudantes foram analisados estatisticamente e apresentaram resultados positivos, aumentando significativamente (p<0,001) as 10 habilidades empreendedoras avaliadas, demonstrando que a metodologia é eficiente e replicável. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-20T14:15:38Z 2021-07-20T14:15:38Z 2021-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/213488 33004064079P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/213488 |
identifier_str_mv |
33004064079P5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1810021416005795840 |