Aprendizagem experiencial como estratégia na educação para o empreendedorismo: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Victória Figueiredo Motta
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-08042021-100721/
Resumo: O debate sobre como ensinar empreendedorismo de uma forma eficaz, motivando os alunos a serem empreendedores e os auxiliando no desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras, tem entrado em evidência. Ressalta-se que é necessário um ensino ativo, com foco na experiência, em que os alunos tenham contato com o empreendedor e o ambiente de negócios. Nesse sentido, a aprendizagem experiencial ganha destaque na educação para o empreendedorismo, sendo considerada uma abordagem pedagógica em que os alunos aprendem fazendo. Portanto, esta dissertação tem como objetivo entender como a aprendizagem experiencial tem sido utilizada na educação para o empreendedorismo, evidenciando como ela pode ser aplicada e quais os benefícios e desafios da aplicação dessa aprendizagem na educação para o empreendedorismo. Para tanto, inicialmente, é realizada uma revisão sistemática dos estudos que aplicaram e avaliaram a aprendizagem experiencial na educação para o empreendedorismo. A partir dessa revisão pode-se classificar os tipos de atividades e identificar os benefícios e desafios provenientes dessa forma de ensino. Sequentemente, foi realizado um estudo de caso na disciplina de Empreendedorismo da Universidade de São Paulo, a qual foi estruturada com base na teoria da aprendizagem experiencial de Kolb (1984), com o objetivo de entender os benefícios que os alunos observaram com essa abordagem e os desafios enfrentados pelos alunos e pela professora da disciplina. Desta forma, foram encontrados benefícios relacionados a oportunidade dos alunos em vivenciar o empreendedorismo; a motivação e envolvimento dos alunos proporcionada pelo ambiente de aprendizado; o desenvolvimento de habilidades empreendedoras; e, a influência positiva na intenção dos alunos em empreender. Em relação aos desafios, foi possível observar dificuldades de adaptação do ensino tradicional para o ensino experiencial.
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