A Pesquisa na Formação de Professores de Física: as produções da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período 2012-2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Néryla Vayne Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP], Raboni, Paulo César De Almeida [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320200041
http://hdl.handle.net/11449/212996
Resumo: This study refers to bibliographic research, which aimed to identify the orientation in master's and doctoral studies in the field of physics teacher education available in the Digital Library of Theses and Dissertations within the 2012-2017 period. The corpus of analysis consisted of abstracts, with the search conducted for the keywords physics teaching and teacher education, and the theoretical framework was Bakhtinian discourse analysis. Our results indicate that research on physics teacher education prioritizes investigations on initial education. In the field of continuing education, they represent occasional initiatives. We note that researchers address the teacher-interlocutor with authoritarian and prescriptive speeches, pointing at how the work should be done by the latter. However, partnerships for working on reflections about possibilities to overcome particular challenges remain modest.
id UNSP_7105c5e7acfda57a9942fe2c2e7d7577
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/212996
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A Pesquisa na Formação de Professores de Física: as produções da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período 2012-2017Research on the Education of Physics Teachers: the production found in the Digital Library of Theses and Dissertations between 2012-2017Physics teachingTeacher initial educationTeacher continuing educationBibliographic researchEnsino de físicaFormação inicial do professorFormação continuada do professorPesquisa bibliográficaThis study refers to bibliographic research, which aimed to identify the orientation in master's and doctoral studies in the field of physics teacher education available in the Digital Library of Theses and Dissertations within the 2012-2017 period. The corpus of analysis consisted of abstracts, with the search conducted for the keywords physics teaching and teacher education, and the theoretical framework was Bakhtinian discourse analysis. Our results indicate that research on physics teacher education prioritizes investigations on initial education. In the field of continuing education, they represent occasional initiatives. We note that researchers address the teacher-interlocutor with authoritarian and prescriptive speeches, pointing at how the work should be done by the latter. However, partnerships for working on reflections about possibilities to overcome particular challenges remain modest.Este estudo refere-se a uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo identificar os direcionamentos das pesquisas em nível de mestrado e doutorado no campo da formação de professores de física, disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no período de 2012 a 2017. O corpus de análise se constituiu dos resumos, com busca realizada a partir das palavras-chave ensino de física e formação de professores, tendo como aporte teórico a análise do discurso bakhtiniana. Nossos resultados indicam que as pesquisas vinculadas à formação do professor de física priorizam investigações na formação inicial. No campo da formação continuada mostram-se, prioritariamente, como iniciativas pontuais. Notamos que os pesquisadores se dirigirem ao interlocutor professor a partir de falas autoritárias e prescritivas, indicando como deve ser feito o seu trabalho. Todavia, as parcerias de trabalho de reflexão das possibilidades de superação dos desafios locais permanecem tímidas.Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e TecnologiaUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e TecnologiaPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.Universidade Estadual de Maringá (UEM)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dias, Néryla Vayne AlvesGomes, Alberto Albuquerque [UNESP]Raboni, Paulo César De Almeida [UNESP]2021-07-14T10:48:21Z2021-07-14T10:48:21Z2020-10-5info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article-application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320200041Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 26, p. -, 2020.1516-73131980-850Xhttp://hdl.handle.net/11449/21299610.1590/1516-731320200041S1516-73132020000100238S1516-73132020000100238.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:43:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212996Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T15:43:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Pesquisa na Formação de Professores de Física: as produções da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período 2012-2017
Research on the Education of Physics Teachers: the production found in the Digital Library of Theses and Dissertations between 2012-2017
title A Pesquisa na Formação de Professores de Física: as produções da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período 2012-2017
spellingShingle A Pesquisa na Formação de Professores de Física: as produções da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período 2012-2017
Dias, Néryla Vayne Alves
Physics teaching
Teacher initial education
Teacher continuing education
Bibliographic research
Ensino de física
Formação inicial do professor
Formação continuada do professor
Pesquisa bibliográfica
title_short A Pesquisa na Formação de Professores de Física: as produções da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período 2012-2017
title_full A Pesquisa na Formação de Professores de Física: as produções da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período 2012-2017
title_fullStr A Pesquisa na Formação de Professores de Física: as produções da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período 2012-2017
title_full_unstemmed A Pesquisa na Formação de Professores de Física: as produções da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período 2012-2017
title_sort A Pesquisa na Formação de Professores de Física: as produções da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período 2012-2017
author Dias, Néryla Vayne Alves
author_facet Dias, Néryla Vayne Alves
Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]
Raboni, Paulo César De Almeida [UNESP]
author_role author
author2 Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]
Raboni, Paulo César De Almeida [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Néryla Vayne Alves
Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]
Raboni, Paulo César De Almeida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Physics teaching
Teacher initial education
Teacher continuing education
Bibliographic research
Ensino de física
Formação inicial do professor
Formação continuada do professor
Pesquisa bibliográfica
topic Physics teaching
Teacher initial education
Teacher continuing education
Bibliographic research
Ensino de física
Formação inicial do professor
Formação continuada do professor
Pesquisa bibliográfica
description This study refers to bibliographic research, which aimed to identify the orientation in master's and doctoral studies in the field of physics teacher education available in the Digital Library of Theses and Dissertations within the 2012-2017 period. The corpus of analysis consisted of abstracts, with the search conducted for the keywords physics teaching and teacher education, and the theoretical framework was Bakhtinian discourse analysis. Our results indicate that research on physics teacher education prioritizes investigations on initial education. In the field of continuing education, they represent occasional initiatives. We note that researchers address the teacher-interlocutor with authoritarian and prescriptive speeches, pointing at how the work should be done by the latter. However, partnerships for working on reflections about possibilities to overcome particular challenges remain modest.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-5
2021-07-14T10:48:21Z
2021-07-14T10:48:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320200041
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 26, p. -, 2020.
1516-7313
1980-850X
http://hdl.handle.net/11449/212996
10.1590/1516-731320200041
S1516-73132020000100238
S1516-73132020000100238.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320200041
http://hdl.handle.net/11449/212996
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 26, p. -, 2020.
1516-7313
1980-850X
10.1590/1516-731320200041
S1516-73132020000100238
S1516-73132020000100238.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv -
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045523063570432