Uso de análise multicritério para o estudo da implantação de monotrilho entre regiões metropolitanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daibert, João Dalton
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/218063
Resumo: O trânsito de veículos nas vias terrestres das regiões urbanas se tornou caótico. Além do transtorno provocado pelo excesso de veículos, prejudicando a circulação, outros eventos como prejuízos ao meio ambiente, também colaboram com a situação de caos, como a poluição do ar, poluição sonora, degradação das vias, entre outros. A proposta do presente trabalho sugere uma metodologia para avaliar a viabilidade da implantação de uma alternativa para minimizar os problemas citados, com a adoção de monotrilhos para o fluxo de pessoas, principalmente, em regiões metropolitanas. No estudo são apontados e hierarquizados os critérios para avaliar a pertinência desse modo de transporte através da metodologia da tomada de decisão, segundo métodos de análise multicritério para auxílio à tomata de decisão (MCDA), que permitem valorar conceitos subjetivos como conforto, segurança, confiança, que são grandezas de difícil mensuração, possibilitando assim qualificar e quantificar através da consulta a especialistas da área e identificar como cada critério influencia na avaliação de viabilidade proposta. Por meio do uso da abordagem MCDA com o método do Processo Hierárquico Analítico (AHP), obteve-se o índice de consistência (CI) correspondente a 0,025323514 e a razão da consistência (RC) que totaliza 0,01918448, o que torna o resultado do estudo coerente com o que preconiza o método AHP. Dessa forma, foi possível propor uma metodologia com resultado confiável para subsidiar os gestores na avaliação de viabilidade para implantação de monotrilhos nas áreas metropolitanas do seu interesse de estudo.
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spelling Uso de análise multicritério para o estudo da implantação de monotrilho entre regiões metropolitanasUse of multi-criteria analysis for the study of monorail implementation between Metropolitan RegionsMonotrilhoTransporte de passageirosAnálise multicritérioTomada de decisãoMétodo AHPTransporte - trânsito de passageirosProcesso decisório por critério múltiploTransportes coletivosPassenger transportMonorailMulticriteria analysisDecision makingAHP methodO trânsito de veículos nas vias terrestres das regiões urbanas se tornou caótico. Além do transtorno provocado pelo excesso de veículos, prejudicando a circulação, outros eventos como prejuízos ao meio ambiente, também colaboram com a situação de caos, como a poluição do ar, poluição sonora, degradação das vias, entre outros. A proposta do presente trabalho sugere uma metodologia para avaliar a viabilidade da implantação de uma alternativa para minimizar os problemas citados, com a adoção de monotrilhos para o fluxo de pessoas, principalmente, em regiões metropolitanas. No estudo são apontados e hierarquizados os critérios para avaliar a pertinência desse modo de transporte através da metodologia da tomada de decisão, segundo métodos de análise multicritério para auxílio à tomata de decisão (MCDA), que permitem valorar conceitos subjetivos como conforto, segurança, confiança, que são grandezas de difícil mensuração, possibilitando assim qualificar e quantificar através da consulta a especialistas da área e identificar como cada critério influencia na avaliação de viabilidade proposta. Por meio do uso da abordagem MCDA com o método do Processo Hierárquico Analítico (AHP), obteve-se o índice de consistência (CI) correspondente a 0,025323514 e a razão da consistência (RC) que totaliza 0,01918448, o que torna o resultado do estudo coerente com o que preconiza o método AHP. Dessa forma, foi possível propor uma metodologia com resultado confiável para subsidiar os gestores na avaliação de viabilidade para implantação de monotrilhos nas áreas metropolitanas do seu interesse de estudo.The vehicle traffic on the roads of urban regions has become chaotic. In addition to the disruption caused by the excess of vehicles, impairing the circulation, other events such as damage to the environment, also collaborate with the chaotic situation, such as air pollution, noise pollution, degradation of roads, among others. The proposal of this paper suggests a methodology to assess the feasibility of implementing an alternative to minimize the problems described before, by adopting monorails as a means of transportation for people, particularly in metropolitan areas. In the study, the criteria for evaluating the relevance of this mode of transportation are pointed out and ranked through the decision making methodology, according to methods of multi-criteria analysis to aid decision making (MCDA), which allow the evaluation of subjective concepts such as comfort, safety, reliability, which are quantities that are difficult to measure, thus making it possible to qualify and quantify through consultation with experts in the area and identify how each criterion influences the proposed feasibility assessment. Through the use of the MCDA approach with the Analytic Hierarchy Process (AHP) method, we achieved the consistency index (CI) corresponding to 0.025323514 and the consistency ratio (RC) totaling 0.01918448, which makes the result of the study consistent with what the AHP method recommends. Thus, it was possible to propose a methodology with reliable results to support managers in assessing the feasibility of implementing monorails in metropolitan areas of study interest.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Teofilo Miguel de [UNESP]Boulomytis, Vassiliki Terezinha GalvaoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Daibert, João Dalton2022-04-28T13:29:32Z2022-04-28T13:29:32Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21806333004080027P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T13:18:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/218063Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:33:48.811645Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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