O USO DA TECNOLOGIA DE MONOTRILHO COMO ALTERNATIVA DE TRANSPORTE URBANO NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fábio de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2798
Resumo: Uma das abordagens do termo mobilidade tem como parâmetro a relação entre o espaço urbano territorial, o trânsito e os transportes e os elementos e tecnologias facilitadoras de deslocamentos de pessoas e bens. Os transportes e o trânsito têm se tornado atualmente, em cidades de médio e grande porte, um entrave ao desenvolvimento urbano e regional face às diversas situações antagônicas vivenciadas no contexto dos deslocamentos. Modelos de gestões são engendrados com a finalidade de buscar soluções, por parte da administração pública. Na cidade de Goiânia, município pólo-concentrador de atividades da Região Metropolitana de Goiânia, região com população estimada pelo IBGE, em 2011, de 2.206.134 habitantes e estimados 1.000.000 de veículos circulando em seu sistema viário, o embate pelo espaço nos leitos das vias entre veículos de passeio, de cargas e de transporte de passageiros, já permite uma visualização, nos horários de pico e em algumas regiões, do nível de saturação do sistema, o que compromete o transporte público de passageiros. Por sua vez, o modelo de gestão do Sistema de Transporte Público de Passageiros, efetivamente metropolitano e integrado, não tem conseguido alcançar metas satisfatórias em seus planos de ações tendo em vista suas características organizacionais. O presente trabalho propõe uma análise da inserção do uso da tecnologia monotrilho no Sistema Integrado de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia, através da metodologia de análise custo benefício, a partir de uma caracterização sucinta da tecnologia monotrilho, de uma base de dados sobre o sistema e da definição de um traçado básico de itinerário no espaço territorial metropolitano.
id PUC_GO_69e662c1ba0c736cee939d9d0d324661
oai_identifier_str oai:ambar:tede/2798
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling O USO DA TECNOLOGIA DE MONOTRILHO COMO ALTERNATIVA DE TRANSPORTE URBANO NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA.The Use of Technology Monorail as an Alternative Urban Transport in the Metropolitan Area of Goiânia.mobilidade urbanatransporte público de passageiros e tecnologia monotrilho de transportes de passageiros.urban mobilitypassenger-public transportationand monorail passenger publictransportation and technologyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASUma das abordagens do termo mobilidade tem como parâmetro a relação entre o espaço urbano territorial, o trânsito e os transportes e os elementos e tecnologias facilitadoras de deslocamentos de pessoas e bens. Os transportes e o trânsito têm se tornado atualmente, em cidades de médio e grande porte, um entrave ao desenvolvimento urbano e regional face às diversas situações antagônicas vivenciadas no contexto dos deslocamentos. Modelos de gestões são engendrados com a finalidade de buscar soluções, por parte da administração pública. Na cidade de Goiânia, município pólo-concentrador de atividades da Região Metropolitana de Goiânia, região com população estimada pelo IBGE, em 2011, de 2.206.134 habitantes e estimados 1.000.000 de veículos circulando em seu sistema viário, o embate pelo espaço nos leitos das vias entre veículos de passeio, de cargas e de transporte de passageiros, já permite uma visualização, nos horários de pico e em algumas regiões, do nível de saturação do sistema, o que compromete o transporte público de passageiros. Por sua vez, o modelo de gestão do Sistema de Transporte Público de Passageiros, efetivamente metropolitano e integrado, não tem conseguido alcançar metas satisfatórias em seus planos de ações tendo em vista suas características organizacionais. O presente trabalho propõe uma análise da inserção do uso da tecnologia monotrilho no Sistema Integrado de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia, através da metodologia de análise custo benefício, a partir de uma caracterização sucinta da tecnologia monotrilho, de uma base de dados sobre o sistema e da definição de um traçado básico de itinerário no espaço territorial metropolitano.One of the approaches of the term mobility lays upon the link between urban planning, transit and transportation, and the elements and technologies that facilitate the commuting of people and goods throughout the city. Lately, transportation and traffic have become in both, mid-sized and big cities, a barrier to urban and regional development, due to various antagonistic situations experienced when commuting. Management efforts are engendered by the government in an attempt to find solutions for the matter have proved ineffective so far. The city of Goiânia is a city-center hub of activities of a Metropolitan Area, a region with a population of an estimated 2,206,134 residents (IBGE, 2011), and 1,000,000 vehicles cruising its road system (DETRAN, 2001). The struggle for room in the lanes, among passenger cars, freight and passenger transport, is already noticeable during peak hours. The saturation level of the system undermines the effective public passenger transportation. In turn, the management of a Passenger Public-Transportation System that is effectively integrated has failed to reach satisfactory results, considering the organizational traits that have been put in action up to now. This paper proposes an analysis of the deployment of the monorail technology in the Integrated Passenger Public-Transportation in the metropolitan area of Goiânia, by means of a methodology of cost-benefit analysis, depicting a brief characterization of monorail technology, a database on the transport system and the definition of a basic layout of metro route in territorial space. As a product, the result of cost-benefit analysis proposes a basic model of monorail technology implementation in the Metropolitan Public Transport Network in Goiânia, noting advantages and disadvantages of such a model. Last, but not least, final considerations about the methodology and the proposed model will be discussed.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências Exatas e da TerraBRPUC GoiásDesenvolvimento e Planejamento TerritorialPasqualetto, Antoniohttp://lattes.cnpq.br/4691515540448143álvares, Manoel da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3662747592042739Santos, Benjamim Jorge Rodrigues doshttp://lattes.cnpq.br/2109150393605727Souza, Fábio de2016-08-10T10:49:50Z2013-04-192012-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Fábio de. The Use of Technology Monorail as an Alternative Urban Transport in the Metropolitan Area of Goiânia.. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2798porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-25T23:19:20Zoai:ambar:tede/2798Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-25T23:19:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DA TECNOLOGIA DE MONOTRILHO COMO ALTERNATIVA DE TRANSPORTE URBANO NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA.
The Use of Technology Monorail as an Alternative Urban Transport in the Metropolitan Area of Goiânia.
title O USO DA TECNOLOGIA DE MONOTRILHO COMO ALTERNATIVA DE TRANSPORTE URBANO NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA.
spellingShingle O USO DA TECNOLOGIA DE MONOTRILHO COMO ALTERNATIVA DE TRANSPORTE URBANO NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA.
Souza, Fábio de
mobilidade urbana
transporte público de passageiros e tecnologia monotrilho de transportes de passageiros.
urban mobility
passenger-public transportation
and monorail passenger publictransportation and technology
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short O USO DA TECNOLOGIA DE MONOTRILHO COMO ALTERNATIVA DE TRANSPORTE URBANO NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA.
title_full O USO DA TECNOLOGIA DE MONOTRILHO COMO ALTERNATIVA DE TRANSPORTE URBANO NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA.
title_fullStr O USO DA TECNOLOGIA DE MONOTRILHO COMO ALTERNATIVA DE TRANSPORTE URBANO NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA.
title_full_unstemmed O USO DA TECNOLOGIA DE MONOTRILHO COMO ALTERNATIVA DE TRANSPORTE URBANO NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA.
title_sort O USO DA TECNOLOGIA DE MONOTRILHO COMO ALTERNATIVA DE TRANSPORTE URBANO NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA.
author Souza, Fábio de
author_facet Souza, Fábio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pasqualetto, Antonio
http://lattes.cnpq.br/4691515540448143
álvares, Manoel da Silva
http://lattes.cnpq.br/3662747592042739
Santos, Benjamim Jorge Rodrigues dos
http://lattes.cnpq.br/2109150393605727
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fábio de
dc.subject.por.fl_str_mv mobilidade urbana
transporte público de passageiros e tecnologia monotrilho de transportes de passageiros.
urban mobility
passenger-public transportation
and monorail passenger publictransportation and technology
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic mobilidade urbana
transporte público de passageiros e tecnologia monotrilho de transportes de passageiros.
urban mobility
passenger-public transportation
and monorail passenger publictransportation and technology
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Uma das abordagens do termo mobilidade tem como parâmetro a relação entre o espaço urbano territorial, o trânsito e os transportes e os elementos e tecnologias facilitadoras de deslocamentos de pessoas e bens. Os transportes e o trânsito têm se tornado atualmente, em cidades de médio e grande porte, um entrave ao desenvolvimento urbano e regional face às diversas situações antagônicas vivenciadas no contexto dos deslocamentos. Modelos de gestões são engendrados com a finalidade de buscar soluções, por parte da administração pública. Na cidade de Goiânia, município pólo-concentrador de atividades da Região Metropolitana de Goiânia, região com população estimada pelo IBGE, em 2011, de 2.206.134 habitantes e estimados 1.000.000 de veículos circulando em seu sistema viário, o embate pelo espaço nos leitos das vias entre veículos de passeio, de cargas e de transporte de passageiros, já permite uma visualização, nos horários de pico e em algumas regiões, do nível de saturação do sistema, o que compromete o transporte público de passageiros. Por sua vez, o modelo de gestão do Sistema de Transporte Público de Passageiros, efetivamente metropolitano e integrado, não tem conseguido alcançar metas satisfatórias em seus planos de ações tendo em vista suas características organizacionais. O presente trabalho propõe uma análise da inserção do uso da tecnologia monotrilho no Sistema Integrado de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia, através da metodologia de análise custo benefício, a partir de uma caracterização sucinta da tecnologia monotrilho, de uma base de dados sobre o sistema e da definição de um traçado básico de itinerário no espaço territorial metropolitano.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-29
2013-04-19
2016-08-10T10:49:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Fábio de. The Use of Technology Monorail as an Alternative Urban Transport in the Metropolitan Area of Goiânia.. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2798
identifier_str_mv SOUZA, Fábio de. The Use of Technology Monorail as an Alternative Urban Transport in the Metropolitan Area of Goiânia.. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/2798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Exatas e da Terra
BR
PUC Goiás
Desenvolvimento e Planejamento Territorial
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Exatas e da Terra
BR
PUC Goiás
Desenvolvimento e Planejamento Territorial
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1816810193292361728