Jornalismo, industrias criativas e propriedade intelectual: o Google como novo mediador e distribuidor de notícias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Guilherme Henrique [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/126667
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-08-13/000844334.pdf
Resumo: Since the decade of 1990's, a debate has grown about the so called creative industries. The creatives industries are build for sectors where the creativity emerges as a main input for the products elaboration which are valued by intellectual property statutes. The present monograph intends to describe Journalism as a creative activity, expose how intellectual property works in this area and analyze the function of news aggregators, like Google News, both in author rights matter terms, as about on the recent news mediator and distributor role on digital platforms
id UNSP_71870c4f1905583d3a39c27d23d0ec01
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/126667
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Jornalismo, industrias criativas e propriedade intelectual: o Google como novo mediador e distribuidor de notíciasAgências de notíciasPropriedade intelectualJornalismoMídia digitalInternetGoogleNews agenciesSince the decade of 1990's, a debate has grown about the so called creative industries. The creatives industries are build for sectors where the creativity emerges as a main input for the products elaboration which are valued by intellectual property statutes. The present monograph intends to describe Journalism as a creative activity, expose how intellectual property works in this area and analyze the function of news aggregators, like Google News, both in author rights matter terms, as about on the recent news mediator and distributor role on digital platformsDesde a década de 1990 vem crescendo o debate em torno das chamadas indústrias criativas. As indústrias criativas são constituídas por setores onde a criatividade surge como insumo principal para a elaboração de produtos que são valoradas por estatutos de propriedade intelectual. Diante disso, esta monografia pretende descrever o Jornalismo como uma atividade criativa, expor como a propriedade intelectual funciona nessa área e analisar o papel de agregadores de notícias como o Google News tanto no que tange a questão dos direitos de autor, quanto no papel de novo mediador e distribuidor de notícias em plataformas digitaisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vicente, Guilherme Henrique [UNESP]2015-08-20T18:50:07Z2015-08-20T18:50:07Z2015-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVICENTE, Guilherme Henrique. Jornalismo, industrias criativas e propriedade intelectual: o Google como novo mediador e distribuidor de notícias. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015.http://hdl.handle.net/11449/126667000844334http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-08-13/000844334.pdf5849711278501873Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T19:15:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126667Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-19T19:15:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jornalismo, industrias criativas e propriedade intelectual: o Google como novo mediador e distribuidor de notícias
title Jornalismo, industrias criativas e propriedade intelectual: o Google como novo mediador e distribuidor de notícias
spellingShingle Jornalismo, industrias criativas e propriedade intelectual: o Google como novo mediador e distribuidor de notícias
Vicente, Guilherme Henrique [UNESP]
Agências de notícias
Propriedade intelectual
Jornalismo
Mídia digital
Internet
Google
News agencies
title_short Jornalismo, industrias criativas e propriedade intelectual: o Google como novo mediador e distribuidor de notícias
title_full Jornalismo, industrias criativas e propriedade intelectual: o Google como novo mediador e distribuidor de notícias
title_fullStr Jornalismo, industrias criativas e propriedade intelectual: o Google como novo mediador e distribuidor de notícias
title_full_unstemmed Jornalismo, industrias criativas e propriedade intelectual: o Google como novo mediador e distribuidor de notícias
title_sort Jornalismo, industrias criativas e propriedade intelectual: o Google como novo mediador e distribuidor de notícias
author Vicente, Guilherme Henrique [UNESP]
author_facet Vicente, Guilherme Henrique [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Guilherme Henrique [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Agências de notícias
Propriedade intelectual
Jornalismo
Mídia digital
Internet
Google
News agencies
topic Agências de notícias
Propriedade intelectual
Jornalismo
Mídia digital
Internet
Google
News agencies
description Since the decade of 1990's, a debate has grown about the so called creative industries. The creatives industries are build for sectors where the creativity emerges as a main input for the products elaboration which are valued by intellectual property statutes. The present monograph intends to describe Journalism as a creative activity, expose how intellectual property works in this area and analyze the function of news aggregators, like Google News, both in author rights matter terms, as about on the recent news mediator and distributor role on digital platforms
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-20T18:50:07Z
2015-08-20T18:50:07Z
2015-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VICENTE, Guilherme Henrique. Jornalismo, industrias criativas e propriedade intelectual: o Google como novo mediador e distribuidor de notícias. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/126667
000844334
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-08-13/000844334.pdf
5849711278501873
identifier_str_mv VICENTE, Guilherme Henrique. Jornalismo, industrias criativas e propriedade intelectual: o Google como novo mediador e distribuidor de notícias. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015.
000844334
5849711278501873
url http://hdl.handle.net/11449/126667
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-08-13/000844334.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964825459097600