Ensino de lutas e educação física escolar: o caso do currículo de educação física do estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/124250 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-06-15/000834214.pdf |
Resumo: | O atual cenário do ensino da Educação Física no Brasil caracteriza-se como um complexo campo de conflitos, no qual emergem e embrenham-se diferentes proposições teórico-metodológicas, originadas desde meados da década de 1980 no processo histórico de emancipação, superação e ressignificação da Educação Física. Tais concepções, em contraposição ao criticado e tradicional ensino técnico-esportivista, propõe que na escola os conteúdos abordados deveriam propiciar a apropriação crítica e autônoma das diversas manifestações da Cultura de Movimento. Sendo assim, cabe analisar como os professores, autores e não meros aplicadores, lidam com mudanças curriculares. É primordial analisar criticamente as práticas pedagógicas dos professores que vivenciam e implementam tais mudanças curriculares. O objetivo desta pesquisa foi investigar como se caracteriza a relação saberes docentes-ensino de lutas entre professores da rede pública estadual de São Paulo, no cenário de implementação do currículo oficial de Educação Física. Foi realizado um estudo de natureza qualitativa; os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com professores e professoras atuantes na rede pública. Os resultados evidenciaram que o déficit na formação inicial dos professores, contribuiu para o trato pedagógico superficial do conteúdo lutas em suas aulas. Com isso, dificultando o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo dos docentes, que atribuem sua principal fonte de conhecimentos sobre o tema a recortes oriundos da influência midiática e da proposição de atividades a partir do Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Percebemos aqui, a importância da construção do conhecimento pedagógico do conteúdo, para o desenvolvimento da base de conhecimentos do educador. Acreditamos, conforme Shulman, que é de suma importância que o professor/a domine uma base de... |
id |
UNSP_71f99d9b4c4e84db3230d2500b3b691e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/124250 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ensino de lutas e educação física escolar: o caso do currículo de educação física do estado de São PauloEducação física - Estudo e ensinoAbordagem interdisciplinar do conhecimentoCurriculos - MudançaConflito socialErudiçãoProfessoresPhysical education and training - Study and teachingO atual cenário do ensino da Educação Física no Brasil caracteriza-se como um complexo campo de conflitos, no qual emergem e embrenham-se diferentes proposições teórico-metodológicas, originadas desde meados da década de 1980 no processo histórico de emancipação, superação e ressignificação da Educação Física. Tais concepções, em contraposição ao criticado e tradicional ensino técnico-esportivista, propõe que na escola os conteúdos abordados deveriam propiciar a apropriação crítica e autônoma das diversas manifestações da Cultura de Movimento. Sendo assim, cabe analisar como os professores, autores e não meros aplicadores, lidam com mudanças curriculares. É primordial analisar criticamente as práticas pedagógicas dos professores que vivenciam e implementam tais mudanças curriculares. O objetivo desta pesquisa foi investigar como se caracteriza a relação saberes docentes-ensino de lutas entre professores da rede pública estadual de São Paulo, no cenário de implementação do currículo oficial de Educação Física. Foi realizado um estudo de natureza qualitativa; os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com professores e professoras atuantes na rede pública. Os resultados evidenciaram que o déficit na formação inicial dos professores, contribuiu para o trato pedagógico superficial do conteúdo lutas em suas aulas. Com isso, dificultando o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo dos docentes, que atribuem sua principal fonte de conhecimentos sobre o tema a recortes oriundos da influência midiática e da proposição de atividades a partir do Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Percebemos aqui, a importância da construção do conhecimento pedagógico do conteúdo, para o desenvolvimento da base de conhecimentos do educador. Acreditamos, conforme Shulman, que é de suma importância que o professor/a domine uma base de...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Betti, Mauro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Toshioka, Alexandre Seiti [UNESP]2015-07-13T12:09:24Z2015-07-13T12:09:24Z2015-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfTOSHIOKA, Alexandre Seiti. Ensino de lutas e educação física escolar: o caso do currículo de educação física do estado de São Paulo. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015.http://hdl.handle.net/11449/124250000834214http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-06-15/000834214.pdf6026760351434205Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:26:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124250Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:49:32.704325Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de lutas e educação física escolar: o caso do currículo de educação física do estado de São Paulo |
title |
Ensino de lutas e educação física escolar: o caso do currículo de educação física do estado de São Paulo |
spellingShingle |
Ensino de lutas e educação física escolar: o caso do currículo de educação física do estado de São Paulo Toshioka, Alexandre Seiti [UNESP] Educação física - Estudo e ensino Abordagem interdisciplinar do conhecimento Curriculos - Mudança Conflito social Erudição Professores Physical education and training - Study and teaching |
title_short |
Ensino de lutas e educação física escolar: o caso do currículo de educação física do estado de São Paulo |
title_full |
Ensino de lutas e educação física escolar: o caso do currículo de educação física do estado de São Paulo |
title_fullStr |
Ensino de lutas e educação física escolar: o caso do currículo de educação física do estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Ensino de lutas e educação física escolar: o caso do currículo de educação física do estado de São Paulo |
title_sort |
Ensino de lutas e educação física escolar: o caso do currículo de educação física do estado de São Paulo |
author |
Toshioka, Alexandre Seiti [UNESP] |
author_facet |
Toshioka, Alexandre Seiti [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Betti, Mauro [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toshioka, Alexandre Seiti [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - Estudo e ensino Abordagem interdisciplinar do conhecimento Curriculos - Mudança Conflito social Erudição Professores Physical education and training - Study and teaching |
topic |
Educação física - Estudo e ensino Abordagem interdisciplinar do conhecimento Curriculos - Mudança Conflito social Erudição Professores Physical education and training - Study and teaching |
description |
O atual cenário do ensino da Educação Física no Brasil caracteriza-se como um complexo campo de conflitos, no qual emergem e embrenham-se diferentes proposições teórico-metodológicas, originadas desde meados da década de 1980 no processo histórico de emancipação, superação e ressignificação da Educação Física. Tais concepções, em contraposição ao criticado e tradicional ensino técnico-esportivista, propõe que na escola os conteúdos abordados deveriam propiciar a apropriação crítica e autônoma das diversas manifestações da Cultura de Movimento. Sendo assim, cabe analisar como os professores, autores e não meros aplicadores, lidam com mudanças curriculares. É primordial analisar criticamente as práticas pedagógicas dos professores que vivenciam e implementam tais mudanças curriculares. O objetivo desta pesquisa foi investigar como se caracteriza a relação saberes docentes-ensino de lutas entre professores da rede pública estadual de São Paulo, no cenário de implementação do currículo oficial de Educação Física. Foi realizado um estudo de natureza qualitativa; os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com professores e professoras atuantes na rede pública. Os resultados evidenciaram que o déficit na formação inicial dos professores, contribuiu para o trato pedagógico superficial do conteúdo lutas em suas aulas. Com isso, dificultando o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo dos docentes, que atribuem sua principal fonte de conhecimentos sobre o tema a recortes oriundos da influência midiática e da proposição de atividades a partir do Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Percebemos aqui, a importância da construção do conhecimento pedagógico do conteúdo, para o desenvolvimento da base de conhecimentos do educador. Acreditamos, conforme Shulman, que é de suma importância que o professor/a domine uma base de... |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-13T12:09:24Z 2015-07-13T12:09:24Z 2015-04-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TOSHIOKA, Alexandre Seiti. Ensino de lutas e educação física escolar: o caso do currículo de educação física do estado de São Paulo. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015. http://hdl.handle.net/11449/124250 000834214 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-06-15/000834214.pdf 6026760351434205 |
identifier_str_mv |
TOSHIOKA, Alexandre Seiti. Ensino de lutas e educação física escolar: o caso do currículo de educação física do estado de São Paulo. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015. 000834214 6026760351434205 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/124250 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-06-15/000834214.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128280514002944 |