Repórter UNESP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY4MQ== http://hdl.handle.net/11449/147032 |
Resumo: | Introdução:O Repórter Unesp é um projeto de extensão do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (LECOTEC) que envolve os alunos da disciplina de Jornalismo Radiofônico II na produção de radiojornais, documentários e podcasts, que são divulgados no portal do projeto na Internet. Além de desenvolver as habilidades dos estudantes na linguagem radiofônica, o projeto busca criar novos formatos para a linguagem radiofônica.Objetivos: A grande virtude do "Repórter Unesp" é o fato de ele transcender a universidade e servir como produto para a sociedade. A partir do momento em que os radiojornais são disponibilizados na Internet, ficam disponíveis para toda a sociedade. Outro grande diferencial do "Repórter Unesp" é a possibilidade de experimentação, o que possibilita aos alunos aplicarem as teorias aprendidas em sala de aula em um ambiente simulado das redações profissionais.Métodos: A produção dos radiojornais segue um cronograma estabelecido no início do semestre, que é passado aos aos alunos. A equipe de produção é modificada a cada duas edições do programa, dando ênfase a um rodízio de cargos, de modo que os alunos possam experimentar o cotidiano de um jornalista radiofônico em diferentes posições, com diferentes atribuições e metas. Os prazos de entrega de matérias, bem como a revisão destas ficam em datas a ser definidas pelos próprios alunos. Os primeiros radiojornais tem a duração de 30 minutos. Ao longo do semestre, a duração dos programas é aumentada com a inclusão de espaços para reportagens especiais e comentários, acompanhando e evolução técnica dos estudantes. Uma parte essencial do "Repórter Unesp" é composta dos chamados links ao vivo, nos quais os repórteres transmitem de diferentes locais, por meio do telefone. Após cada radiojornal, o áudio é ouvido mais uma vez e tanto ele quanto roteiro são avaliados pelo professor responsável. Erros e méritos são discutidos em sala e a nota é comunicada à sala. Resultados: Os radiojornais começaram a ser produzidos no ano de 2007, e, até 2013 o primeiro semestre de 2013 foram submetidos 140 produtos radiofônicos, no site do projeto (http://www2.faac.unesp.br/pesquisa/lecotec/reporterunesp).As transmissões dos radiojornais possibilitam uma divulgação dos trabalhos em jornalismo radiofônico desenvolvidos na faculdade, aumentando a visibilidade dos projetos. Por fim, o "Repórter Unesp" consegue aproximar o aluno da linguagem radiofônica e dos desafios da profissão por meio dos diversos por meio dos diversos processos e aplicações teóricas que a elaboração do produto final engloba. |
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