O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/155654 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-10/000887323.pdf |
Resumo: | No contexto do desenvolvimento e da aprendizagem na infância, a dança é considerada por muitos pesquisadores como uma prática de extrema importância, pois proporciona o aprimoramento de inúmeros aspectos que, em última análise, potencializam a psicomotricidade da criança. A partir desta ideia, o objetivo desta pesquisa foi compreender como as práticas de iniciação à dança na infância potencializam o aprimoramento psicomotor, para tanto, interessou-nos dar especial atenção aos aspectos relativos ao despertar do ritmo e da consciência corporal. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico que buscou referências sobre ritmo, consciência corporal, psicomotricidade e dança na infância para compor discussões acerca das dimensões educacionais das práticas de iniciação em dança na infância. Partimos do pressuposto que o despertar desses aspectos (intensamente trabalhados nas práticas de iniciação à dança) reverberam para além da dança, afetando positivamente as aprendizagens na infância. Neste sentido, as vivências com ritmo e consciência corporal ajudam a reforçar as bases, por sobre as quais, se edifica a iniciação e o aprimoramento artístico e desportivo, o que justifica a importância desta prática como conteúdo fundamental nas aulas de Educação Física na infância |
id |
UNSP_723f8a0ef0c521649abc35fb8561a46e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/155654 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dançaDançaInfânciaSomestesiaRitmoNo contexto do desenvolvimento e da aprendizagem na infância, a dança é considerada por muitos pesquisadores como uma prática de extrema importância, pois proporciona o aprimoramento de inúmeros aspectos que, em última análise, potencializam a psicomotricidade da criança. A partir desta ideia, o objetivo desta pesquisa foi compreender como as práticas de iniciação à dança na infância potencializam o aprimoramento psicomotor, para tanto, interessou-nos dar especial atenção aos aspectos relativos ao despertar do ritmo e da consciência corporal. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico que buscou referências sobre ritmo, consciência corporal, psicomotricidade e dança na infância para compor discussões acerca das dimensões educacionais das práticas de iniciação em dança na infância. Partimos do pressuposto que o despertar desses aspectos (intensamente trabalhados nas práticas de iniciação à dança) reverberam para além da dança, afetando positivamente as aprendizagens na infância. Neste sentido, as vivências com ritmo e consciência corporal ajudam a reforçar as bases, por sobre as quais, se edifica a iniciação e o aprimoramento artístico e desportivo, o que justifica a importância desta prática como conteúdo fundamental nas aulas de Educação Física na infânciaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Flávio Soares [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Féres, Nara [UNESP]2018-08-30T18:22:36Z2018-08-30T18:22:36Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis31 f.application/pdfFÉRES, Nara. O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança. 2016. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.http://hdl.handle.net/11449/155654000887323http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-10/000887323.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-10T06:26:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155654Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:37:08.636081Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança |
title |
O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança |
spellingShingle |
O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança Féres, Nara [UNESP] Dança Infância Somestesia Ritmo |
title_short |
O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança |
title_full |
O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança |
title_fullStr |
O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança |
title_full_unstemmed |
O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança |
title_sort |
O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança |
author |
Féres, Nara [UNESP] |
author_facet |
Féres, Nara [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Flávio Soares [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Féres, Nara [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Infância Somestesia Ritmo |
topic |
Dança Infância Somestesia Ritmo |
description |
No contexto do desenvolvimento e da aprendizagem na infância, a dança é considerada por muitos pesquisadores como uma prática de extrema importância, pois proporciona o aprimoramento de inúmeros aspectos que, em última análise, potencializam a psicomotricidade da criança. A partir desta ideia, o objetivo desta pesquisa foi compreender como as práticas de iniciação à dança na infância potencializam o aprimoramento psicomotor, para tanto, interessou-nos dar especial atenção aos aspectos relativos ao despertar do ritmo e da consciência corporal. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico que buscou referências sobre ritmo, consciência corporal, psicomotricidade e dança na infância para compor discussões acerca das dimensões educacionais das práticas de iniciação em dança na infância. Partimos do pressuposto que o despertar desses aspectos (intensamente trabalhados nas práticas de iniciação à dança) reverberam para além da dança, afetando positivamente as aprendizagens na infância. Neste sentido, as vivências com ritmo e consciência corporal ajudam a reforçar as bases, por sobre as quais, se edifica a iniciação e o aprimoramento artístico e desportivo, o que justifica a importância desta prática como conteúdo fundamental nas aulas de Educação Física na infância |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-08-30T18:22:36Z 2018-08-30T18:22:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FÉRES, Nara. O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança. 2016. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016. http://hdl.handle.net/11449/155654 000887323 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-10/000887323.pdf |
identifier_str_mv |
FÉRES, Nara. O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança. 2016. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016. 000887323 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/155654 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-10/000887323.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
31 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129444019175424 |