A terminologia do direito do consumidor em foco: uma proposta terminográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Amanda Henrique [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237360
Resumo: A Terminologia tem como objetivo investigar a língua em uso em contextos especializados (CABRÉ, 1999). O Direito do Consumidor, por sua vez, visa criar e operar mecanismos que protejam os consumidores e regulem as relações de consumo. Como área multidisciplinar, o Direito do Consumidor abriga termos de diversos âmbitos jurídicos, o que pode ser complexo, especialmente, aos iniciantes nessa terminologia. Assim, esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar um conjunto de termos relacionados ao Direito do Consumidor. As análises são basilares para a elaboração de um protótipo de dicionário que propomos destinado ao público leigo, ao cidadão não especializado. Dessa forma, baseamo-nos nos pressupostos da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT), (CABRÉ, 1999). A nosso ver, essa teoria é adequada à análise das características da nossa área-objeto, o Direito do Consumidor, e as necessidades de nossa pesquisa. Com relação aos aspectos metodológicos de nossa investigação, orientamo-nos em pressupostos de Gelpí Arroyo (2000), especialmente, no tocante à estrutura dos dicionários e como são desenvolvidas. Como parte dos resultados obtidos, as análises demonstraram usos específicos no DC e sinalizaram a plausibilidade de um protótipo de dicionário onomasiológico e analógico, ou seja, organizado por temas, dessa área do conhecimento. Tendo em vista a necessidade de (in)formação de todos os cidadãos consumidores sobre seus direitos, visamos auxiliar também qualquer profissional que tenha que lidar com essa terminologia em seu cotidiano e que não seja operador de Direito, tais como, jornalistas, tradutores etc.
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