Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências *
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100103 http://hdl.handle.net/11449/212120 |
Resumo: | This paper aimed at discussing connection between pedagogical practice and the knowledge constructed on in-service formation. For this, we was carried, since 2004 until 2006, a research with a group of sciences and biological sciences teachers. Data was obtained from questionnaires, interviews and observation. The results revealed that this formative process had great impact on these teachers. We noticed that the group presented advances, returns and contradictions and that after course, the teachers didn't see themselves like knowledge producing |
id |
UNSP_7274571c9f13c74da072209bfef940b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/212120 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências *Education in service: advances, resistance and contradictions of a group of teachers of sciencein-service educationteacher educationreflective practitioner.formação docenteformação em serviçoprofessor reflexivo.This paper aimed at discussing connection between pedagogical practice and the knowledge constructed on in-service formation. For this, we was carried, since 2004 until 2006, a research with a group of sciences and biological sciences teachers. Data was obtained from questionnaires, interviews and observation. The results revealed that this formative process had great impact on these teachers. We noticed that the group presented advances, returns and contradictions and that after course, the teachers didn't see themselves like knowledge producingCom o propósito de colaborar no entendimento das relações estabelecidas entre a prática docente e os conhecimentos constituídos em processo de formação acadêmica em serviço, foi realizada, entre 2004 e 2006, uma pesquisa com um grupo de docentes participante de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os dados foram obtidos por meio de questionários, entrevistas e observações. Os resultados revelaram que o processo formativo teve grande impacto sobre seus freqüentadores. Tomando-se como referência os fundamentos teórico-metodológicos presentes no projeto do curso, notou-se que o grupo apresentou avanços, resistências e contradições e que a pretensão de formar professores reflexivos não foi plenamente alcançada visto que, em muitos aspectos, os docentes continuaram dependentes de uma fonte externa capaz de lhes oferecer conhecimentos prontos.UESB, Departamento de Ciências BiológicasUNESP, programa de pós-graduaçãoUNESP, programa de pós-graduaçãoFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas GeraisUESBUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Chapani, Daisi Teresinha [UNESP]2021-07-14T10:34:50Z2021-07-14T10:34:50Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article27-43application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100103Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 01, p. 27-43, 2008.1983-2117http://hdl.handle.net/11449/21212010.1590/1983-21172008100103S1983-21172008000100027S1983-21172008000100027.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-04T06:07:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212120Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:52:00.088495Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências * Education in service: advances, resistance and contradictions of a group of teachers of science |
title |
Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências * |
spellingShingle |
Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências * Chapani, Daisi Teresinha [UNESP] in-service education teacher education reflective practitioner. formação docente formação em serviço professor reflexivo. |
title_short |
Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências * |
title_full |
Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências * |
title_fullStr |
Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências * |
title_full_unstemmed |
Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências * |
title_sort |
Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências * |
author |
Chapani, Daisi Teresinha [UNESP] |
author_facet |
Chapani, Daisi Teresinha [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UESB Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chapani, Daisi Teresinha [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
in-service education teacher education reflective practitioner. formação docente formação em serviço professor reflexivo. |
topic |
in-service education teacher education reflective practitioner. formação docente formação em serviço professor reflexivo. |
description |
This paper aimed at discussing connection between pedagogical practice and the knowledge constructed on in-service formation. For this, we was carried, since 2004 until 2006, a research with a group of sciences and biological sciences teachers. Data was obtained from questionnaires, interviews and observation. The results revealed that this formative process had great impact on these teachers. We noticed that the group presented advances, returns and contradictions and that after course, the teachers didn't see themselves like knowledge producing |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2021-07-14T10:34:50Z 2021-07-14T10:34:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100103 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 01, p. 27-43, 2008. 1983-2117 http://hdl.handle.net/11449/212120 10.1590/1983-21172008100103 S1983-21172008000100027 S1983-21172008000100027.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100103 http://hdl.handle.net/11449/212120 |
identifier_str_mv |
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 01, p. 27-43, 2008. 1983-2117 10.1590/1983-21172008100103 S1983-21172008000100027 S1983-21172008000100027.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
27-43 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128713342058496 |