Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências *

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chapani, Daisi Teresinha [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100103
http://hdl.handle.net/11449/212120
Resumo: This paper aimed at discussing connection between pedagogical practice and the knowledge constructed on in-service formation. For this, we was carried, since 2004 until 2006, a research with a group of sciences and biological sciences teachers. Data was obtained from questionnaires, interviews and observation. The results revealed that this formative process had great impact on these teachers. We noticed that the group presented advances, returns and contradictions and that after course, the teachers didn't see themselves like knowledge producing
id UNSP_7274571c9f13c74da072209bfef940b2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/212120
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências *Education in service: advances, resistance and contradictions of a group of teachers of sciencein-service educationteacher educationreflective practitioner.formação docenteformação em serviçoprofessor reflexivo.This paper aimed at discussing connection between pedagogical practice and the knowledge constructed on in-service formation. For this, we was carried, since 2004 until 2006, a research with a group of sciences and biological sciences teachers. Data was obtained from questionnaires, interviews and observation. The results revealed that this formative process had great impact on these teachers. We noticed that the group presented advances, returns and contradictions and that after course, the teachers didn't see themselves like knowledge producingCom o propósito de colaborar no entendimento das relações estabelecidas entre a prática docente e os conhecimentos constituídos em processo de formação acadêmica em serviço, foi realizada, entre 2004 e 2006, uma pesquisa com um grupo de docentes participante de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os dados foram obtidos por meio de questionários, entrevistas e observações. Os resultados revelaram que o processo formativo teve grande impacto sobre seus freqüentadores. Tomando-se como referência os fundamentos teórico-metodológicos presentes no projeto do curso, notou-se que o grupo apresentou avanços, resistências e contradições e que a pretensão de formar professores reflexivos não foi plenamente alcançada visto que, em muitos aspectos, os docentes continuaram dependentes de uma fonte externa capaz de lhes oferecer conhecimentos prontos.UESB, Departamento de Ciências BiológicasUNESP, programa de pós-graduaçãoUNESP, programa de pós-graduaçãoFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas GeraisUESBUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Chapani, Daisi Teresinha [UNESP]2021-07-14T10:34:50Z2021-07-14T10:34:50Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article27-43application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100103Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 01, p. 27-43, 2008.1983-2117http://hdl.handle.net/11449/21212010.1590/1983-21172008100103S1983-21172008000100027S1983-21172008000100027.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-04T06:07:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212120Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:52:00.088495Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências *
Education in service: advances, resistance and contradictions of a group of teachers of science
title Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências *
spellingShingle Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências *
Chapani, Daisi Teresinha [UNESP]
in-service education
teacher education
reflective practitioner.
formação docente
formação em serviço
professor reflexivo.
title_short Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências *
title_full Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências *
title_fullStr Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências *
title_full_unstemmed Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências *
title_sort Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências *
author Chapani, Daisi Teresinha [UNESP]
author_facet Chapani, Daisi Teresinha [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UESB
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Chapani, Daisi Teresinha [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv in-service education
teacher education
reflective practitioner.
formação docente
formação em serviço
professor reflexivo.
topic in-service education
teacher education
reflective practitioner.
formação docente
formação em serviço
professor reflexivo.
description This paper aimed at discussing connection between pedagogical practice and the knowledge constructed on in-service formation. For this, we was carried, since 2004 until 2006, a research with a group of sciences and biological sciences teachers. Data was obtained from questionnaires, interviews and observation. The results revealed that this formative process had great impact on these teachers. We noticed that the group presented advances, returns and contradictions and that after course, the teachers didn't see themselves like knowledge producing
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2021-07-14T10:34:50Z
2021-07-14T10:34:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100103
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 01, p. 27-43, 2008.
1983-2117
http://hdl.handle.net/11449/212120
10.1590/1983-21172008100103
S1983-21172008000100027
S1983-21172008000100027.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100103
http://hdl.handle.net/11449/212120
identifier_str_mv Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 01, p. 27-43, 2008.
1983-2117
10.1590/1983-21172008100103
S1983-21172008000100027
S1983-21172008000100027.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 27-43
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128713342058496