As Alices alternativas de Christina Rossetti, Jean Ingelow e Juliana Horatia Ewing
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/148768 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar uma possibilidade de leitura das obras Mopsa the Fairy (1869), “Amelia and the Dwarfs” (1870) e Speaking Likenesses (1874), escritas, respectivamente, por Jean Ingelow (1820-1897), Juliana Horatia Ewing (1841-1885) e Christina Rossetti (1830-1894). Essa leitura é feita a partir de um cotejo entre esses textos e seu hipotexto em comum: Alice’s Adventures in Wonderland (1865), de Lewis Carroll (1832-1898). O enfoque metodológico para tal fundamenta-se na abordagem narratológica, e busca refletir acerca das revisões feitas por essas autoras em relação ao clássico em questão. Para melhor entendimento do contexto sociocultural em que os livros de Alice e seus hipertextos aparecem, o vitorianismo, discutimos inicialmente a “Era de Ouro da Literatura Infantil”, período que vai de 1864 até a Primeira Grande Guerra. Ao longo do desenvolvimento da pesquisa, percebemos a necessidade da construção de uma biobibliografia das escritoras supracitadas, uma vez que não há qualquer material em língua portuguesa sobre Ingelow e Ewing. Para a consecução de nosso objetivo, tendo em vista a importância da redescoberta de vozes não-canônicas na expansão do conceito de cânone literário, fundamentamos essa seção de nosso trabalho a partir da teoria ginocrítica de Elaine Showalter. Essa mesma abordagem é utilizada no caso de Rossetti, embora haja mais material sobre ela em nosso país. Dessa forma, podemos afirmar que esse trabalho considera os seguintes tópicos para estudo: 1. o contexto de produção dos textos de Lewis Carroll e sua confecção; 2. a investigação acerca da vida e da obra das escritoras que compõem o corpus; 3. a discussão dos volumes literários selecionados tendo em vista seu hipotexto em comum. |
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As Alices alternativas de Christina Rossetti, Jean Ingelow e Juliana Horatia EwingThe alternative Alices of Christina Rossetti, Jean Ingelow, and Juliana Horatia EwingEwing, Juliana Horatia, 1841-1885Ingelow, Jean, 1820-1897Literatura de autoria femininaLiteratura infantilLiteratura inglesaRossetti, Christina, 1830-1894Children‘s literatureEnglish literatureVictorian women writersEste trabalho tem por objetivo apresentar uma possibilidade de leitura das obras Mopsa the Fairy (1869), “Amelia and the Dwarfs” (1870) e Speaking Likenesses (1874), escritas, respectivamente, por Jean Ingelow (1820-1897), Juliana Horatia Ewing (1841-1885) e Christina Rossetti (1830-1894). Essa leitura é feita a partir de um cotejo entre esses textos e seu hipotexto em comum: Alice’s Adventures in Wonderland (1865), de Lewis Carroll (1832-1898). O enfoque metodológico para tal fundamenta-se na abordagem narratológica, e busca refletir acerca das revisões feitas por essas autoras em relação ao clássico em questão. Para melhor entendimento do contexto sociocultural em que os livros de Alice e seus hipertextos aparecem, o vitorianismo, discutimos inicialmente a “Era de Ouro da Literatura Infantil”, período que vai de 1864 até a Primeira Grande Guerra. Ao longo do desenvolvimento da pesquisa, percebemos a necessidade da construção de uma biobibliografia das escritoras supracitadas, uma vez que não há qualquer material em língua portuguesa sobre Ingelow e Ewing. Para a consecução de nosso objetivo, tendo em vista a importância da redescoberta de vozes não-canônicas na expansão do conceito de cânone literário, fundamentamos essa seção de nosso trabalho a partir da teoria ginocrítica de Elaine Showalter. Essa mesma abordagem é utilizada no caso de Rossetti, embora haja mais material sobre ela em nosso país. Dessa forma, podemos afirmar que esse trabalho considera os seguintes tópicos para estudo: 1. o contexto de produção dos textos de Lewis Carroll e sua confecção; 2. a investigação acerca da vida e da obra das escritoras que compõem o corpus; 3. a discussão dos volumes literários selecionados tendo em vista seu hipotexto em comum.This thesis was carried out to suggest one possibility of reading Mopsa the Fairy (1869), "Amelia and the Dwarfs" (1870), and Speaking Likenesses (1874), respectively written by Jean Ingelow (1820-1897), Juliana Horatia Ewing (1841-1885), and Christina Rossetti (1830-1894). We suggest a comparison between these texts and their common hypotext, Alice's Adventures in Wonderland (1865), by Lewis Carroll (1832-1898). The methodological approach we propose is based on narratology, and is intended to reflect on the revisions of this classic made by these authors. For a better understanding of the sociocultural context in which the Alice books and their hypertexts appear, the "Golden Age of Children's Literature" - a period that runs from 1864 to the First World War - will first be considered. Also, throughout the development of this research, we‘ve realized the need to construct a biobibliography of the aforementioned women writers, as there is a lack of written sources and bibliographical and biographical information about Ewing and Ingelow in Brazilian Portuguese. In order to achieve our goals, considering the importance of the rediscovery of non-canonical voices in the expansion of the concept of literary canon, the section devoted to the authors posits Elaine Showalter‘s theory of gynocriticism as the basics for our discussion. This same approach is also used in Rossetti's case, even though there is a minimal literature about her in our country. Thus, this study is organized according to the following topics: 1. the context of production of Lewis Carroll‘s texts, and its writing process; 2. the investigation about the life and works of Jean Ingelow, Christina Rossetti, and Juliana Horatia Ewing; 3. the discussion of the selected texts and their common hypotext.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2014/21627-4Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rapucci, Cleide Antonia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Guilherme Magri da [UNESP]2017-02-13T19:51:57Z2017-02-13T19:51:57Z2017-01-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14876800088008133004048019P157212220814990420000-0002-1388-8470porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T12:59:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148768Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:53:31.465299Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Este trabalho tem por objetivo apresentar uma possibilidade de leitura das obras Mopsa the Fairy (1869), “Amelia and the Dwarfs” (1870) e Speaking Likenesses (1874), escritas, respectivamente, por Jean Ingelow (1820-1897), Juliana Horatia Ewing (1841-1885) e Christina Rossetti (1830-1894). Essa leitura é feita a partir de um cotejo entre esses textos e seu hipotexto em comum: Alice’s Adventures in Wonderland (1865), de Lewis Carroll (1832-1898). O enfoque metodológico para tal fundamenta-se na abordagem narratológica, e busca refletir acerca das revisões feitas por essas autoras em relação ao clássico em questão. Para melhor entendimento do contexto sociocultural em que os livros de Alice e seus hipertextos aparecem, o vitorianismo, discutimos inicialmente a “Era de Ouro da Literatura Infantil”, período que vai de 1864 até a Primeira Grande Guerra. Ao longo do desenvolvimento da pesquisa, percebemos a necessidade da construção de uma biobibliografia das escritoras supracitadas, uma vez que não há qualquer material em língua portuguesa sobre Ingelow e Ewing. Para a consecução de nosso objetivo, tendo em vista a importância da redescoberta de vozes não-canônicas na expansão do conceito de cânone literário, fundamentamos essa seção de nosso trabalho a partir da teoria ginocrítica de Elaine Showalter. Essa mesma abordagem é utilizada no caso de Rossetti, embora haja mais material sobre ela em nosso país. Dessa forma, podemos afirmar que esse trabalho considera os seguintes tópicos para estudo: 1. o contexto de produção dos textos de Lewis Carroll e sua confecção; 2. a investigação acerca da vida e da obra das escritoras que compõem o corpus; 3. a discussão dos volumes literários selecionados tendo em vista seu hipotexto em comum. |
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