O fazer teatral e suas possíveis contribuições para o desenvolvimento da produção textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas, Ana Paula Jardim [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90250
Resumo: Avaliações nacionais (Prova Brasil, SARESP) continuam apontando dificuldades na produção textual dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. É preciso buscar alternativas metodológicas mais prazerosas e eficazes que motivem esses alunos para a escrita. Este trabalho pretende apresentar alguns dos mais relevantes resultados de nossa dissertação de mestrado voltada para a investigação da possibilidade de incorporar atividades de fazer teatral à prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando à melhoria da produção textual dos alunos. Trata-se de pesquisa qualitativa descritiva, realizada com um grupo de alunos do 4º e 5º anos de uma escola particular de Matão-SP, conveniada com o Sistema Positivo e que funciona como cooperativa. Nas atividades de intervenção, conduzidas por esta pesquisadora, foram realizadas sessões semanais de 1h30m com os alunos durante dois semestres, compreendendo atividades globais de expressão como: relacionamento, espontaneidade, imaginação, observação, percepção e práticas de jogos e laboratórios teatrais. Também colaboraram na pesquisa a direção da escola, o professor das classes envolvidas no projeto, os demais professores bem como os pais, participando de entrevistas ou dando depoimentos sobre a participação dos escolares nas atividades de fazer teatral. Os resultados obtidos ultrapassaram a proposta inicial, pois, além de avanços na produção textual, podemos creditar a essa participação a melhora dos alunos no desempenho oral, mostrando desinibição na interação entre eles bem como na apresentação de trabalhos escolares. A inserção de atividades do fazer teatral propiciou também a aquisição de outros comportamentos fundamentais para a vida em sociedade, como a cooperação, o respeito ao outro, a disciplina, além de auxiliarem na promoção de um...
id UNSP_72dafe394f0f958028546c7f1cea403e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90250
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O fazer teatral e suas possíveis contribuições para o desenvolvimento da produção textualEducaçãoEnsino fundamentalTeatro na educaçãoPrática pedagógicaTheater activitiesGames and theater laboratoriesPedagogical practiceText productionAvaliações nacionais (Prova Brasil, SARESP) continuam apontando dificuldades na produção textual dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. É preciso buscar alternativas metodológicas mais prazerosas e eficazes que motivem esses alunos para a escrita. Este trabalho pretende apresentar alguns dos mais relevantes resultados de nossa dissertação de mestrado voltada para a investigação da possibilidade de incorporar atividades de fazer teatral à prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando à melhoria da produção textual dos alunos. Trata-se de pesquisa qualitativa descritiva, realizada com um grupo de alunos do 4º e 5º anos de uma escola particular de Matão-SP, conveniada com o Sistema Positivo e que funciona como cooperativa. Nas atividades de intervenção, conduzidas por esta pesquisadora, foram realizadas sessões semanais de 1h30m com os alunos durante dois semestres, compreendendo atividades globais de expressão como: relacionamento, espontaneidade, imaginação, observação, percepção e práticas de jogos e laboratórios teatrais. Também colaboraram na pesquisa a direção da escola, o professor das classes envolvidas no projeto, os demais professores bem como os pais, participando de entrevistas ou dando depoimentos sobre a participação dos escolares nas atividades de fazer teatral. Os resultados obtidos ultrapassaram a proposta inicial, pois, além de avanços na produção textual, podemos creditar a essa participação a melhora dos alunos no desempenho oral, mostrando desinibição na interação entre eles bem como na apresentação de trabalhos escolares. A inserção de atividades do fazer teatral propiciou também a aquisição de outros comportamentos fundamentais para a vida em sociedade, como a cooperação, o respeito ao outro, a disciplina, além de auxiliarem na promoção de um...National evaluations (Prova Brasil, SARESP) are still pointing difficulties in text production of elementary level students. It is necessary to search for more pleasant and methodological alternatives to motivate these students to write. This work intends to present some of the most relevant results from our master dissertation which aimed at the investigation of the possibility of inserting some theater activities in the pedagogical practice in the first years of elementary school to improve the students’ text production. It can be considered a descriptiveevaluative research of qualitative nature, carried out with a group of 4th and 5th grade elementary students, of a private school in Matão, SP, Brazil, which has a partnership with the Sistema Positivo and functions as a cooperative. The intervention activities, led by this researcher, took place weekly, in sessions of 1 hour and 30 minutes, to develop global expression activities such as: relationship, spontaneity, imagination, observation, perception and some game practice and theater laboratories. The school principal, the teacher of the students’ involved in the project, the other school teachers, as well as the students’ parents have also collaborated with the research, mainly participating in interviews, or making observations about the students’ participation in the theater activities. The obtained results have surpassed the initial aim, for, besides an improvement in the students’ text production, we can attribute to this participation a better oral performance, showing no inhibition not only with their colleagues, but also in the presentation of school papers. The insertion of theater activities has also provided the acquisition of some behaviors which are considered fundamental for life in society such as cooperation, respect for the other, discipline, besides helping in the... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro, Dirce Charara [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Seixas, Ana Paula Jardim [UNESP]2014-06-11T19:24:22Z2014-06-11T19:24:22Z2010-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis154 f. : il. (algumas color.), gráfs.application/pdfSEIXAS, Ana Paula Jardim. O fazer teatral e suas possíveis contribuições para o desenvolvimento da produção textual. 2010. 154 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.http://hdl.handle.net/11449/90250000625165seixas_apj_me_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:53:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90250Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:15:20.211584Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O fazer teatral e suas possíveis contribuições para o desenvolvimento da produção textual
title O fazer teatral e suas possíveis contribuições para o desenvolvimento da produção textual
spellingShingle O fazer teatral e suas possíveis contribuições para o desenvolvimento da produção textual
Seixas, Ana Paula Jardim [UNESP]
Educação
Ensino fundamental
Teatro na educação
Prática pedagógica
Theater activities
Games and theater laboratories
Pedagogical practice
Text production
title_short O fazer teatral e suas possíveis contribuições para o desenvolvimento da produção textual
title_full O fazer teatral e suas possíveis contribuições para o desenvolvimento da produção textual
title_fullStr O fazer teatral e suas possíveis contribuições para o desenvolvimento da produção textual
title_full_unstemmed O fazer teatral e suas possíveis contribuições para o desenvolvimento da produção textual
title_sort O fazer teatral e suas possíveis contribuições para o desenvolvimento da produção textual
author Seixas, Ana Paula Jardim [UNESP]
author_facet Seixas, Ana Paula Jardim [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Dirce Charara [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Seixas, Ana Paula Jardim [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino fundamental
Teatro na educação
Prática pedagógica
Theater activities
Games and theater laboratories
Pedagogical practice
Text production
topic Educação
Ensino fundamental
Teatro na educação
Prática pedagógica
Theater activities
Games and theater laboratories
Pedagogical practice
Text production
description Avaliações nacionais (Prova Brasil, SARESP) continuam apontando dificuldades na produção textual dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. É preciso buscar alternativas metodológicas mais prazerosas e eficazes que motivem esses alunos para a escrita. Este trabalho pretende apresentar alguns dos mais relevantes resultados de nossa dissertação de mestrado voltada para a investigação da possibilidade de incorporar atividades de fazer teatral à prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando à melhoria da produção textual dos alunos. Trata-se de pesquisa qualitativa descritiva, realizada com um grupo de alunos do 4º e 5º anos de uma escola particular de Matão-SP, conveniada com o Sistema Positivo e que funciona como cooperativa. Nas atividades de intervenção, conduzidas por esta pesquisadora, foram realizadas sessões semanais de 1h30m com os alunos durante dois semestres, compreendendo atividades globais de expressão como: relacionamento, espontaneidade, imaginação, observação, percepção e práticas de jogos e laboratórios teatrais. Também colaboraram na pesquisa a direção da escola, o professor das classes envolvidas no projeto, os demais professores bem como os pais, participando de entrevistas ou dando depoimentos sobre a participação dos escolares nas atividades de fazer teatral. Os resultados obtidos ultrapassaram a proposta inicial, pois, além de avanços na produção textual, podemos creditar a essa participação a melhora dos alunos no desempenho oral, mostrando desinibição na interação entre eles bem como na apresentação de trabalhos escolares. A inserção de atividades do fazer teatral propiciou também a aquisição de outros comportamentos fundamentais para a vida em sociedade, como a cooperação, o respeito ao outro, a disciplina, além de auxiliarem na promoção de um...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-13
2014-06-11T19:24:22Z
2014-06-11T19:24:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SEIXAS, Ana Paula Jardim. O fazer teatral e suas possíveis contribuições para o desenvolvimento da produção textual. 2010. 154 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/90250
000625165
seixas_apj_me_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv SEIXAS, Ana Paula Jardim. O fazer teatral e suas possíveis contribuições para o desenvolvimento da produção textual. 2010. 154 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
000625165
seixas_apj_me_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/90250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 154 f. : il. (algumas color.), gráfs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128488586084352