Fome, reforma agrária, soberania e segurança alimentar e agroecologia nos livros didáticos de sociologia - PNLD 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lavratti, Iara Milreu
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/213791
Resumo: Esta dissertação analisa quantitativa e qualitativamente o desenvolvimento dos conceitos de Fome, Reforma Agrária, Soberania Alimentar, Segu rança Alimentar e Nutricional, e Agroecologia nos livros didáticos de Sociologia, aprovados na última edição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) realizada em 2018, direcionados às escolas públicas brasileiras. Nos aportamos nos referenciais teóri cos de Josué de Castro (1965; 1980), Herbert de Souza (1993), Ziegler (2013), João Pedro Stédile (2020), FAO (1996), Ana Maria Primavesi (1983), Florestan Fernandes (1989) além de documentos oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais (OCNs), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Lei Diretrizes e Bases (LDB) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 1998 , para refletirmos sobre como os conceitos podem contribuir com o ensino de Sociologia e para o exercício da desnaturalização e do estranhamento das relações sociais destrutivas que o Sistema Capitalista Neoliberal atualmente impõe sobre os seres humanos e o Meio Ambiente. Esta dissertação está dividida em três capítulos. No primeiro, há um resgate histórico sobre o Ensino de Socio logia no Brasil e também apresenta se o PNLD e os livros didáticos de Sociologia. No segundo, foi feita uma pesquisa quantitativa e qualitativa sobre a Questão Alimentar e os conceitos de Fome, Segurança Alimentar e Soberania Alimentar em cinco materiais d idáticos, além da análise crítica e da sugestão de possíveis autores e documentos que podem contribuir para a fundamentação teórica no desenvolvimento desta Questão em sala de aula. O terceiro discorre sobre a pesquisa quantitativa e qualitativa acerca da Questão Agrária, com os conceitos de Reforma Agrária e Agroecologia, seguindo os caminhos do capítulo anterior. Conclui se que a presença de temas relacionados às Questões Alimentar e Agrária é bastante diversa nos livros didáticos, ampliando ou reduzindo se os materiais de apoio, os enfoques e as perspectivas. Também nota se que há numerosas referências à Fome, sendo trabalhada inclusive como conteúdo curricular em um material, mas identifica se poucas menções à Reforma Agrária, especialmente à Soberania e Segurança Alimentar e à Agroecologia.
id UNSP_73245f70f55edb1d4e2bd17c5e4ffac5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/213791
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Fome, reforma agrária, soberania e segurança alimentar e agroecologia nos livros didáticos de sociologia - PNLD 2018Hunger, agrarian reform, food sovereignty and security and agroecology in sociology’s book of PNLD 2018FomeReforma agráriaSoberania e segurança alimentarAgroecologiaEnsino de sociologiaHungerFood sovereigntyAgroecologySociology teachingEsta dissertação analisa quantitativa e qualitativamente o desenvolvimento dos conceitos de Fome, Reforma Agrária, Soberania Alimentar, Segu rança Alimentar e Nutricional, e Agroecologia nos livros didáticos de Sociologia, aprovados na última edição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) realizada em 2018, direcionados às escolas públicas brasileiras. Nos aportamos nos referenciais teóri cos de Josué de Castro (1965; 1980), Herbert de Souza (1993), Ziegler (2013), João Pedro Stédile (2020), FAO (1996), Ana Maria Primavesi (1983), Florestan Fernandes (1989) além de documentos oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais (OCNs), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Lei Diretrizes e Bases (LDB) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 1998 , para refletirmos sobre como os conceitos podem contribuir com o ensino de Sociologia e para o exercício da desnaturalização e do estranhamento das relações sociais destrutivas que o Sistema Capitalista Neoliberal atualmente impõe sobre os seres humanos e o Meio Ambiente. Esta dissertação está dividida em três capítulos. No primeiro, há um resgate histórico sobre o Ensino de Socio logia no Brasil e também apresenta se o PNLD e os livros didáticos de Sociologia. No segundo, foi feita uma pesquisa quantitativa e qualitativa sobre a Questão Alimentar e os conceitos de Fome, Segurança Alimentar e Soberania Alimentar em cinco materiais d idáticos, além da análise crítica e da sugestão de possíveis autores e documentos que podem contribuir para a fundamentação teórica no desenvolvimento desta Questão em sala de aula. O terceiro discorre sobre a pesquisa quantitativa e qualitativa acerca da Questão Agrária, com os conceitos de Reforma Agrária e Agroecologia, seguindo os caminhos do capítulo anterior. Conclui se que a presença de temas relacionados às Questões Alimentar e Agrária é bastante diversa nos livros didáticos, ampliando ou reduzindo se os materiais de apoio, os enfoques e as perspectivas. Também nota se que há numerosas referências à Fome, sendo trabalhada inclusive como conteúdo curricular em um material, mas identifica se poucas menções à Reforma Agrária, especialmente à Soberania e Segurança Alimentar e à Agroecologia.This dissertation analyzes quantitatively and qualitatively the development of the concepts of Hunger, Agrarian Reform, Food Sovereignty, Food and Nutritional Security, and Agroecology in sociology textbooks, approved in the latest edition of the National Textbook Program (PNLD) held in 2018, targeted to Brazilian public schools. We draw on the theoretical references of Josué de Castro (1965; 1980), Herbert de Souza (), Ziegler (2013), João Pedro Stédile (2020) 2020), FAO (1996), Ana Maria Primavesi (), Florestan Fernandes (1989) in addition to official documents, such as the National Curriculum Guidelines (NCOs), the National Curriculum Parameters (PCNs), the Law Guidelines and Bases (LDB) and the National Curriculum Guidelines (DCN) of 1998, to reflect on how concepts can contribute to teaching of Sociology and for the exercise of denaturalization and the estrangement of destructive social relations that the Neoliberal Capitalist System currently imposes on human bei ngs and the Environment. This dissertation is divided into three chapters. In the first, there is a historical review of the Teaching of Sociology in Brazil, and the PNLD and the Sociology textbooks are presented. In the second, there is quantitative and q ualitative research on the Food Question and the concepts of Hunger, Food Security and Food Sovereignty, in addition to the critical analysis of the five textbooks and the suggestion of possible authors and documents that can contribute to the theoretical foundation in the development of the Food Question. The third is about quantitative and qualitative research on the Agrarian Question, with the concepts of Agrarian Reform and Agroecology, following the paths of the previous chapter. It is concluded that t he presence of themes related to the Food and Agrarian Question is quite diverse in textbooks, expanding or reducing support materials, approaches and perspectives. It is also noted that there are numerous references to Hunger, being worked even as curricu lar content in a material, but few mentions of Agrarian Reform, especially Food Sovereignty and Security and Agroecology.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Novaes, Henrique Tahan [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lavratti, Iara Milreu2021-08-02T14:17:42Z2021-08-02T14:17:42Z2021-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21379125016016039P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T19:46:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213791Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T19:46:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fome, reforma agrária, soberania e segurança alimentar e agroecologia nos livros didáticos de sociologia - PNLD 2018
Hunger, agrarian reform, food sovereignty and security and agroecology in sociology’s book of PNLD 2018
title Fome, reforma agrária, soberania e segurança alimentar e agroecologia nos livros didáticos de sociologia - PNLD 2018
spellingShingle Fome, reforma agrária, soberania e segurança alimentar e agroecologia nos livros didáticos de sociologia - PNLD 2018
Lavratti, Iara Milreu
Fome
Reforma agrária
Soberania e segurança alimentar
Agroecologia
Ensino de sociologia
Hunger
Food sovereignty
Agroecology
Sociology teaching
title_short Fome, reforma agrária, soberania e segurança alimentar e agroecologia nos livros didáticos de sociologia - PNLD 2018
title_full Fome, reforma agrária, soberania e segurança alimentar e agroecologia nos livros didáticos de sociologia - PNLD 2018
title_fullStr Fome, reforma agrária, soberania e segurança alimentar e agroecologia nos livros didáticos de sociologia - PNLD 2018
title_full_unstemmed Fome, reforma agrária, soberania e segurança alimentar e agroecologia nos livros didáticos de sociologia - PNLD 2018
title_sort Fome, reforma agrária, soberania e segurança alimentar e agroecologia nos livros didáticos de sociologia - PNLD 2018
author Lavratti, Iara Milreu
author_facet Lavratti, Iara Milreu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Novaes, Henrique Tahan [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lavratti, Iara Milreu
dc.subject.por.fl_str_mv Fome
Reforma agrária
Soberania e segurança alimentar
Agroecologia
Ensino de sociologia
Hunger
Food sovereignty
Agroecology
Sociology teaching
topic Fome
Reforma agrária
Soberania e segurança alimentar
Agroecologia
Ensino de sociologia
Hunger
Food sovereignty
Agroecology
Sociology teaching
description Esta dissertação analisa quantitativa e qualitativamente o desenvolvimento dos conceitos de Fome, Reforma Agrária, Soberania Alimentar, Segu rança Alimentar e Nutricional, e Agroecologia nos livros didáticos de Sociologia, aprovados na última edição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) realizada em 2018, direcionados às escolas públicas brasileiras. Nos aportamos nos referenciais teóri cos de Josué de Castro (1965; 1980), Herbert de Souza (1993), Ziegler (2013), João Pedro Stédile (2020), FAO (1996), Ana Maria Primavesi (1983), Florestan Fernandes (1989) além de documentos oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais (OCNs), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Lei Diretrizes e Bases (LDB) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 1998 , para refletirmos sobre como os conceitos podem contribuir com o ensino de Sociologia e para o exercício da desnaturalização e do estranhamento das relações sociais destrutivas que o Sistema Capitalista Neoliberal atualmente impõe sobre os seres humanos e o Meio Ambiente. Esta dissertação está dividida em três capítulos. No primeiro, há um resgate histórico sobre o Ensino de Socio logia no Brasil e também apresenta se o PNLD e os livros didáticos de Sociologia. No segundo, foi feita uma pesquisa quantitativa e qualitativa sobre a Questão Alimentar e os conceitos de Fome, Segurança Alimentar e Soberania Alimentar em cinco materiais d idáticos, além da análise crítica e da sugestão de possíveis autores e documentos que podem contribuir para a fundamentação teórica no desenvolvimento desta Questão em sala de aula. O terceiro discorre sobre a pesquisa quantitativa e qualitativa acerca da Questão Agrária, com os conceitos de Reforma Agrária e Agroecologia, seguindo os caminhos do capítulo anterior. Conclui se que a presença de temas relacionados às Questões Alimentar e Agrária é bastante diversa nos livros didáticos, ampliando ou reduzindo se os materiais de apoio, os enfoques e as perspectivas. Também nota se que há numerosas referências à Fome, sendo trabalhada inclusive como conteúdo curricular em um material, mas identifica se poucas menções à Reforma Agrária, especialmente à Soberania e Segurança Alimentar e à Agroecologia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-02T14:17:42Z
2021-08-02T14:17:42Z
2021-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/213791
25016016039P8
url http://hdl.handle.net/11449/213791
identifier_str_mv 25016016039P8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128122380353536