A avaliação de sistema educacional (em larga escala) do Brasil e do Uruguai: relações com accountability e com o direito à educação de qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Liliane Ribeiro de [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194422
Resumo: A avaliação de sistema educacional em larga escala consiste em um dos instrumentos para avaliar a educação. Nas últimas décadas, elas têm ganhado destaque no cenário internacional com formulações variadas em muitos países, principalmente, com uso de testes padronizados de desempenho dos estudantes. A ênfase neste tipo de avaliação repercute de diferentes formas nas redes de ensino. Entende-se que elas são apontadas como parte da accountability em educação, por vezes, de forma a influenciar as análises da complexidade do processo educativo com parâmetros economicistas e com propósitos formativos para uma determinada organização social. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo principal analisar as políticas nacionais de avaliação de sistema educacional em larga escala do Brasil e do Uruguai buscando entender as suas características a partir das implicações contextuais e da relação com a construção do direito à educação de qualidade. O olhar para as avaliações do Brasil e do Uruguai se destacaram devido a alguns aspectos que apontavam para rumos diferentes nas políticas educacionais desses países. A pesquisa foi realizada a partir da abordagem qualitativa, com base no estudo dos dois casos, o Brasil e o Uruguai. Realizou-se um levantamento de documentos oficiais das administrações públicas nacionais, legislações e referenciais teóricos pertinentes à temática. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com atores sociais, tais como: representantes dos órgãos responsáveis pela administração e avaliação de sistemas nacionais, bem como com estudiosos e representantes de associações acadêmicas e civis e da categoria docente, para complementar as informações sobre as avaliações nacionais e as relações com as políticas educativas. Utilizando a análise do conteúdo para tratar os dados, buscou-se elucidar as questões que estão subjacentes às políticas avaliativas adotadas nacionalmente em cada um dos países. Com o intuito de por em questão a restrição da avaliação da qualidade somente aferindo os resultados de desempenho dos alunos em testes cognitivos e demais resultados quantificáveis, com ênfase nos processos de responsabilização, incita-se o envolvimento de diversificadas dimensões da formação e a participação da comunidade escolar nos processos avaliativos, por entender que são essenciais para a qualidade social da educação. Considerou-se, ainda, que as demandas estruturais, necessárias para efetivar tal qualidade, devam ser assumidas como responsabilidade do Estado. A pesquisa parte, portanto, da defesa da educação como direito social; aponta como estão configuradas as normativas educacionais e as estruturas dos sistemas públicos de ensino obrigatório brasileiro e uruguaio; caracteriza as avaliações nacionais do Brasil e do Uruguai, apresentando seus percursos históricos e instrumentos; referencia a compreensão do termo accountability e suas implicações no contexto das reformas educacionais a partir dos anos 1990, envolvendo a avaliação estandardizada com viés economicista e também sinaliza para propostas que apontam para processos de contrarregulação; apresenta o papel das avaliações em larga escala nacionais nos países estudados para verificar seus delineamentos com as perspectivas de accountability educativo e suas relações com a concepção e garantia da qualidade educacional nos países estudados; apresenta um ensaio sobre os programas e ações políticas desenvolvidas nas últimas gestões públicas para evidenciar suas relações com o planejamento educacional. Por fim, são ressaltadas algumas reflexões que a pesquisa tem suscitado e a defesa da educação de qualidade socialmente referenciada como um direito de todos, questionando a necessidade de modelos censitários de avaliação e com forte responsabilização pelos resultados.
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spelling A avaliação de sistema educacional (em larga escala) do Brasil e do Uruguai: relações com accountability e com o direito à educação de qualidadeLa evaluación de sistema educativo (a gran escala) del Brasil y del Uruguay: relaciones con accountability y con el derecho a la educación de calidadThe assessment of the educational system (large-scale) of Brazil and Uruguay relations with accountability and the right to quality educationAvaliação educacionalEducação básicaEducação e EstadoResponsabilidade educacionalAvaliação em larga escalaPolítica educacionalDireito à educaçãoQualidade social da educaçãoAccountabilityLarge-scale assessmentEducational policyRight to educationEducation social qualityEvaluación educativaEducación básicaEducación y EstadoRendición de cuentasResponsabilidadEvaluación a gran escalaPolítica educativaDerecho a la educaciónCalidad social de la educaciónA avaliação de sistema educacional em larga escala consiste em um dos instrumentos para avaliar a educação. Nas últimas décadas, elas têm ganhado destaque no cenário internacional com formulações variadas em muitos países, principalmente, com uso de testes padronizados de desempenho dos estudantes. A ênfase neste tipo de avaliação repercute de diferentes formas nas redes de ensino. Entende-se que elas são apontadas como parte da accountability em educação, por vezes, de forma a influenciar as análises da complexidade do processo educativo com parâmetros economicistas e com propósitos formativos para uma determinada organização social. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo principal analisar as políticas nacionais de avaliação de sistema educacional em larga escala do Brasil e do Uruguai buscando entender as suas características a partir das implicações contextuais e da relação com a construção do direito à educação de qualidade. O olhar para as avaliações do Brasil e do Uruguai se destacaram devido a alguns aspectos que apontavam para rumos diferentes nas políticas educacionais desses países. A pesquisa foi realizada a partir da abordagem qualitativa, com base no estudo dos dois casos, o Brasil e o Uruguai. Realizou-se um levantamento de documentos oficiais das administrações públicas nacionais, legislações e referenciais teóricos pertinentes à temática. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com atores sociais, tais como: representantes dos órgãos responsáveis pela administração e avaliação de sistemas nacionais, bem como com estudiosos e representantes de associações acadêmicas e civis e da categoria docente, para complementar as informações sobre as avaliações nacionais e as relações com as políticas educativas. Utilizando a análise do conteúdo para tratar os dados, buscou-se elucidar as questões que estão subjacentes às políticas avaliativas adotadas nacionalmente em cada um dos países. Com o intuito de por em questão a restrição da avaliação da qualidade somente aferindo os resultados de desempenho dos alunos em testes cognitivos e demais resultados quantificáveis, com ênfase nos processos de responsabilização, incita-se o envolvimento de diversificadas dimensões da formação e a participação da comunidade escolar nos processos avaliativos, por entender que são essenciais para a qualidade social da educação. Considerou-se, ainda, que as demandas estruturais, necessárias para efetivar tal qualidade, devam ser assumidas como responsabilidade do Estado. A pesquisa parte, portanto, da defesa da educação como direito social; aponta como estão configuradas as normativas educacionais e as estruturas dos sistemas públicos de ensino obrigatório brasileiro e uruguaio; caracteriza as avaliações nacionais do Brasil e do Uruguai, apresentando seus percursos históricos e instrumentos; referencia a compreensão do termo accountability e suas implicações no contexto das reformas educacionais a partir dos anos 1990, envolvendo a avaliação estandardizada com viés economicista e também sinaliza para propostas que apontam para processos de contrarregulação; apresenta o papel das avaliações em larga escala nacionais nos países estudados para verificar seus delineamentos com as perspectivas de accountability educativo e suas relações com a concepção e garantia da qualidade educacional nos países estudados; apresenta um ensaio sobre os programas e ações políticas desenvolvidas nas últimas gestões públicas para evidenciar suas relações com o planejamento educacional. Por fim, são ressaltadas algumas reflexões que a pesquisa tem suscitado e a defesa da educação de qualidade socialmente referenciada como um direito de todos, questionando a necessidade de modelos censitários de avaliação e com forte responsabilização pelos resultados.Educational large-scale assessment consists in one of the instruments for educational assessment. In the last few decades they have been in notoriety upon the international scenario, with different approaches within several countries, mostly using standardized student performance tests. The emphasis in this sort of assessment has contrasting repercussions on educational networks. It is implied that they are addressed out as part of accountability in education, sometimes aiming to drive the complex analysis of the educational process under economic parameters and towards formative purposes for a given social organization. Therefore, this research aims to analyze Brazil and Uruguay national public policies for large-scale assessment of educational systems, seeking to understand its characteristics based on contextualized implications and its relations with the structuring of rights for quality education. The glimpse at Brazil and Uruguay assessments stood out due to some aspects that seemed to point to different directions in the educational policies of these countries. This research was conducted under a qualitative approach, based on the study of the two cases, Brazil and Uruguay. A research on official documents of national governments, laws and theoretical references related to the matter was carried out. Semi-structured interviews with social actors such as: officials of organizations accountable for management and assessment of national systems, educational professionals and teaching category personnel was conducted in order to complement the information about national assessments and relations with educational policies. Using content analysis to handle data, we sought to elucidate the issues underlying the policies adopted nationally in each country. In order to bring into question the limits of quality assessment only by measuring the students performance results in cognitive tests and other quantifiable results with emphasis on liability processes, urges the involvement of different dimensions of training and the participation of the school community in the assessment processes, understanding that they are essential for the social quality of education. It was also considered that the structural demands to carry out such quality improvement should be assumed as a state responsibility. This research therefore stands for the education as a social right; it highlights how the educational norms and structures of public educational systems of Brazil and Uruguay are configured; it characterizes Brazil and Uruguay national assessments presenting their instruments and historical pathways; it outlines the understanding of the term accountability and its implications within the context of educational reforms from the 1990s onwards, comprehending standardized assessments with econometric biases which also denotes to propositions leading to anti-regulatory actions; it presents the role of national large-scale assessments in the considered countries in order to verify their framework under the perspectives of educational accountability and its relations with their approach for quality educational assurance; it presents an essay about the programs and policy actions matured in the last public administrations to highlighting its relationship with educational planning. Finally, some reflections standing for the quality education, socially assigned, as a right for all are brought up in this research, questioning the need for census-based and liability-process models of assessment.La evaluación del sistema educativo a gran escala es uno de los instrumentos para evaluar la educación. En las últimas décadas, ellas han ganado prominencia en el escenario internacional con formulaciones variadas en muchos países, principalmente con el uso de testes estandardizados de desempeño de los estudiantes. Los énfasis en este tipo de evaluación tienen diferentes formas en las redes de enseñanza. Se entiende que son apuntadas como parte de accountability educativo que, por veces, influencia los análisis de la complejidad del proceso educativo con parámetros economicistas y con propósitos formativos para una determinada organización social. Así, esa investigación tuvo como objetivo principal analizar las políticas nacionales de evaluación del sistema educativo a gran escala de Brasil y de Uruguay intentando entender suyas caracteristicas a partir de las implicaciones contextuales y de la relación con la construcción del derecho a la educación de calidad. La mirada para las evaluaciones de Brasil y Uruguay se han destacado debido a algunos de los aspectos que apuntaban para trayectorias distintas en las políticas educativas de eses países. La investigación fue realizada con un abordaje cualitativo, con estudio de dos casos, Brasil y Uruguay. Ha sido realizado un levantamiento de los documentos oficiales de las administraciones públicas nacionales, legislación y revisión de referenciales teóricos pertinentes al tema. También se consideró la importancia de realizar entrevistas semiestructuradas con los actores sociales, tales como: representantes de los órganos responsables por la administración y evaluación del sistema educativo, académicos y representantes de los docentes, de asociaciones académicas y de asociaciones civiles, para complementar las informaciones sobre las evaluaciones nacionales y las relaciones con las políticas educativas. Usando el análisis del contenido para manejar los datos, se buscó evidenciar las cuestiones que están involucradas a las políticas de evaluación adoptadas nacionalmente en cada uno de los países. Con el fin de poner en tela de juicio el límite de la evaluación de la calidad simplemente midiendo los resultados del desempeño de los estudiantes en pruebas y otros resultados cuantificables, con énfasis en procesos de rendición de cuentas, se fomenta la implicación de diversas dimensiones de la formación y la participación de la comunidad escolar en los procesos de evaluación, entendiendo que son fundamentales para la calidad social de la educación. También se consideró que las demandas estructurales, necesarias para efectuar dicha calidad, debían asumirse como responsabilidad del Estado. La investigación parte, por lo tanto, de la defensa de la educación como derecho social; apunta como están configuradas las normativas educacionales y las estructuras de los sistemas públicos de enseñanza brasileño y uruguayo; caracteriza las evaluaciones nacionales de Brasil y de Uruguay, presentando sus trayectorias históricas; informa sobre la comprensión del término accountability educativo y sus implicaciones en el contexto de las reformas educativas desde la década de 1990, que involucran una evaluación estandarizada con bies economicista y también señalan propuestas que apuntan a procesos de contrarregulación; presenta el papel de las evaluaciones a gran escala nacionales en los países del estudio para verificar sus lineamentos con perspectivas de accountability educativo y sus relaciones con la concepción y garantía de calidad educativa en esos países; presenta un ensayo sobre los programas y acciones políticas desarrolladas en las últimas gestiones públicas para evidenciar sus relaciones con el planeamiento educativo. Por fin, son resaltadas algunas reflexiones que la investigación ha planteado y la defensa de la educación pública de calidad socialmente refrendada como derecho de todos, cuestionando la necesidad de modelos de evaluación censal y fuerte responsabilidad por los resultados.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bertagna, Regiane Helena [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Liliane Ribeiro de [UNESP]2020-11-26T20:30:57Z2020-11-26T20:30:57Z2020-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19442233004137064P245380181500387180000-0003-4415-0978porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-17T06:08:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194422Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:53:25.009852Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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