As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/132509 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/16-12-2015/000849321.pdf |
Resumo: | Here we present results of a study conducted with larger project entitled Dialogues on Natural Science Education, a collaborative nature between university and elementary school. The aim was to generate input to discussions about the relationship between facts and models in a teacher training project of Natural Sciences area, whose main focus was the use of practical activities as a formative strategy. The research used a qualitative approach; Data were collected through field notes, with further development of observation reports. The data generated over the years of 2011 and 2012 show that (a) teachers had certain gaps in their epistemological notions; (B) teachers could expand their disciplinary, curricular and experiential knowledge as they tried to implement class proposals incorporating animations videos and work with models; (C) the dialogue with teachers provided critical input for the external collaborators think subsequent actions of the project. We also consider that the various stragegies used combined with the use of practical activities helped to mobilize many teaching knowledge |
id |
UNSP_73c64b2675f47ab39fc36a1e247d2aab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/132509 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciênciasThe practical activities as discussion deflagrate on facts and models in the continuing education of science teachersProfessores - FormaçãoEnsinoDidáticaTeachers, Training ofHere we present results of a study conducted with larger project entitled Dialogues on Natural Science Education, a collaborative nature between university and elementary school. The aim was to generate input to discussions about the relationship between facts and models in a teacher training project of Natural Sciences area, whose main focus was the use of practical activities as a formative strategy. The research used a qualitative approach; Data were collected through field notes, with further development of observation reports. The data generated over the years of 2011 and 2012 show that (a) teachers had certain gaps in their epistemological notions; (B) teachers could expand their disciplinary, curricular and experiential knowledge as they tried to implement class proposals incorporating animations videos and work with models; (C) the dialogue with teachers provided critical input for the external collaborators think subsequent actions of the project. We also consider that the various stragegies used combined with the use of practical activities helped to mobilize many teaching knowledgeApresentados aqui resultados de uma investigação realizada junto a um projeto maior, intitulado Diálogos sobre o Ensino de Ciências Naturais, de caráter colaborativo entre universidades e escola básica. O objetivo da pesquisa foi gerar subsídios para discussões acerca da relação entre fatos e modelos em um projeto de formação de professores da área de Ciências da Natureza, cujo enfoque principal foi o uso das atividades práticas como estratégia formativa. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa; os dados foram coletados por meio de notas de campo, com posterior elaboração de relatórios de observação. Os dados gerados ao longo dos anos de 2011 e 2012 demonstram que (a) os professores possuíam determinadas lacunas em suas noções epistemológicas; (b) os professores puderam ampliar seus saberes disciplinares, curriculares e experiências à medida que tentaram implementar propostas de aula incorporando animações em vídeos e trabalho com modelos; (c) os diálogos com os professores forneceram subsídios importantes para que so colaboradores externos pensassem ações subsequentes do projeto. Consideramos, também, que as diversas estratégias utilizadas aliadas ao uso das atividades práticas contribuíram para a mobilização de diversos saberes docentesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bastos, Fernando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pedro, Alessandro [UNESP]2016-01-13T13:26:55Z2016-01-13T13:26:55Z2015-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis198 f.application/pdfPEDRO, Alessandro. As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências. 2015. 198 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2015.http://hdl.handle.net/11449/132509000849321http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/16-12-2015/000849321.pdf33004056079P095814680589219520000-0003-1626-7298Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-18T06:29:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/132509Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:22:04.433154Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências The practical activities as discussion deflagrate on facts and models in the continuing education of science teachers |
title |
As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências |
spellingShingle |
As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências Pedro, Alessandro [UNESP] Professores - Formação Ensino Didática Teachers, Training of |
title_short |
As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências |
title_full |
As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências |
title_fullStr |
As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências |
title_full_unstemmed |
As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências |
title_sort |
As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências |
author |
Pedro, Alessandro [UNESP] |
author_facet |
Pedro, Alessandro [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bastos, Fernando [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedro, Alessandro [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Ensino Didática Teachers, Training of |
topic |
Professores - Formação Ensino Didática Teachers, Training of |
description |
Here we present results of a study conducted with larger project entitled Dialogues on Natural Science Education, a collaborative nature between university and elementary school. The aim was to generate input to discussions about the relationship between facts and models in a teacher training project of Natural Sciences area, whose main focus was the use of practical activities as a formative strategy. The research used a qualitative approach; Data were collected through field notes, with further development of observation reports. The data generated over the years of 2011 and 2012 show that (a) teachers had certain gaps in their epistemological notions; (B) teachers could expand their disciplinary, curricular and experiential knowledge as they tried to implement class proposals incorporating animations videos and work with models; (C) the dialogue with teachers provided critical input for the external collaborators think subsequent actions of the project. We also consider that the various stragegies used combined with the use of practical activities helped to mobilize many teaching knowledge |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-25 2016-01-13T13:26:55Z 2016-01-13T13:26:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEDRO, Alessandro. As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências. 2015. 198 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2015. http://hdl.handle.net/11449/132509 000849321 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/16-12-2015/000849321.pdf 33004056079P0 9581468058921952 0000-0003-1626-7298 |
identifier_str_mv |
PEDRO, Alessandro. As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências. 2015. 198 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2015. 000849321 33004056079P0 9581468058921952 0000-0003-1626-7298 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/132509 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/16-12-2015/000849321.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
198 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129511588364288 |