As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Alessandro [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/132509
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/16-12-2015/000849321.pdf
Resumo: Here we present results of a study conducted with larger project entitled Dialogues on Natural Science Education, a collaborative nature between university and elementary school. The aim was to generate input to discussions about the relationship between facts and models in a teacher training project of Natural Sciences area, whose main focus was the use of practical activities as a formative strategy. The research used a qualitative approach; Data were collected through field notes, with further development of observation reports. The data generated over the years of 2011 and 2012 show that (a) teachers had certain gaps in their epistemological notions; (B) teachers could expand their disciplinary, curricular and experiential knowledge as they tried to implement class proposals incorporating animations videos and work with models; (C) the dialogue with teachers provided critical input for the external collaborators think subsequent actions of the project. We also consider that the various stragegies used combined with the use of practical activities helped to mobilize many teaching knowledge
id UNSP_73c64b2675f47ab39fc36a1e247d2aab
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/132509
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciênciasThe practical activities as discussion deflagrate on facts and models in the continuing education of science teachersProfessores - FormaçãoEnsinoDidáticaTeachers, Training ofHere we present results of a study conducted with larger project entitled Dialogues on Natural Science Education, a collaborative nature between university and elementary school. The aim was to generate input to discussions about the relationship between facts and models in a teacher training project of Natural Sciences area, whose main focus was the use of practical activities as a formative strategy. The research used a qualitative approach; Data were collected through field notes, with further development of observation reports. The data generated over the years of 2011 and 2012 show that (a) teachers had certain gaps in their epistemological notions; (B) teachers could expand their disciplinary, curricular and experiential knowledge as they tried to implement class proposals incorporating animations videos and work with models; (C) the dialogue with teachers provided critical input for the external collaborators think subsequent actions of the project. We also consider that the various stragegies used combined with the use of practical activities helped to mobilize many teaching knowledgeApresentados aqui resultados de uma investigação realizada junto a um projeto maior, intitulado Diálogos sobre o Ensino de Ciências Naturais, de caráter colaborativo entre universidades e escola básica. O objetivo da pesquisa foi gerar subsídios para discussões acerca da relação entre fatos e modelos em um projeto de formação de professores da área de Ciências da Natureza, cujo enfoque principal foi o uso das atividades práticas como estratégia formativa. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa; os dados foram coletados por meio de notas de campo, com posterior elaboração de relatórios de observação. Os dados gerados ao longo dos anos de 2011 e 2012 demonstram que (a) os professores possuíam determinadas lacunas em suas noções epistemológicas; (b) os professores puderam ampliar seus saberes disciplinares, curriculares e experiências à medida que tentaram implementar propostas de aula incorporando animações em vídeos e trabalho com modelos; (c) os diálogos com os professores forneceram subsídios importantes para que so colaboradores externos pensassem ações subsequentes do projeto. Consideramos, também, que as diversas estratégias utilizadas aliadas ao uso das atividades práticas contribuíram para a mobilização de diversos saberes docentesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bastos, Fernando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pedro, Alessandro [UNESP]2016-01-13T13:26:55Z2016-01-13T13:26:55Z2015-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis198 f.application/pdfPEDRO, Alessandro. As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências. 2015. 198 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2015.http://hdl.handle.net/11449/132509000849321http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/16-12-2015/000849321.pdf33004056079P095814680589219520000-0003-1626-7298Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-18T06:29:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/132509Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:22:04.433154Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências
The practical activities as discussion deflagrate on facts and models in the continuing education of science teachers
title As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências
spellingShingle As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências
Pedro, Alessandro [UNESP]
Professores - Formação
Ensino
Didática
Teachers, Training of
title_short As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências
title_full As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências
title_fullStr As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências
title_full_unstemmed As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências
title_sort As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências
author Pedro, Alessandro [UNESP]
author_facet Pedro, Alessandro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Fernando [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro, Alessandro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Ensino
Didática
Teachers, Training of
topic Professores - Formação
Ensino
Didática
Teachers, Training of
description Here we present results of a study conducted with larger project entitled Dialogues on Natural Science Education, a collaborative nature between university and elementary school. The aim was to generate input to discussions about the relationship between facts and models in a teacher training project of Natural Sciences area, whose main focus was the use of practical activities as a formative strategy. The research used a qualitative approach; Data were collected through field notes, with further development of observation reports. The data generated over the years of 2011 and 2012 show that (a) teachers had certain gaps in their epistemological notions; (B) teachers could expand their disciplinary, curricular and experiential knowledge as they tried to implement class proposals incorporating animations videos and work with models; (C) the dialogue with teachers provided critical input for the external collaborators think subsequent actions of the project. We also consider that the various stragegies used combined with the use of practical activities helped to mobilize many teaching knowledge
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-25
2016-01-13T13:26:55Z
2016-01-13T13:26:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEDRO, Alessandro. As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências. 2015. 198 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/132509
000849321
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/16-12-2015/000849321.pdf
33004056079P0
9581468058921952
0000-0003-1626-7298
identifier_str_mv PEDRO, Alessandro. As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências. 2015. 198 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2015.
000849321
33004056079P0
9581468058921952
0000-0003-1626-7298
url http://hdl.handle.net/11449/132509
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/16-12-2015/000849321.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 198 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129511588364288