Formação continuada de professores de ciências : formação para o uso de situações-problema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194536 |
Resumo: | Este artigo apresenta o resultado de uma ação universitária que acompanhou a trajetória de professores de Ciências da Natureza da Educação Básica, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo da proposta foi fornecer ao professor da Educação Básica subsídios para o trabalho com a metodologia de Resolução de Problemas, discutindo os aspectos epistemológicos, pedagógicos e psicológicos da Resolução de Problemas. Apresentamos os problemas produzidos pelos professores em curso de formação, discutimos as suas fragilidades, como também as situações consideradas adequadas para serem utilizados na Educação Básica, pelos professores formadores. A investigação confirma a importância e relevância do professor ser autor de seu próprio material didático. |
id |
UFRGS-2_9fe8eed776832a4697119f94414441cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194536 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Goi, Mara Elisângela JappeSantos, Flávia Maria Teixeira dos2019-05-24T02:36:19Z20171982-2413http://hdl.handle.net/10183/194536001088089Este artigo apresenta o resultado de uma ação universitária que acompanhou a trajetória de professores de Ciências da Natureza da Educação Básica, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo da proposta foi fornecer ao professor da Educação Básica subsídios para o trabalho com a metodologia de Resolução de Problemas, discutindo os aspectos epistemológicos, pedagógicos e psicológicos da Resolução de Problemas. Apresentamos os problemas produzidos pelos professores em curso de formação, discutimos as suas fragilidades, como também as situações consideradas adequadas para serem utilizados na Educação Básica, pelos professores formadores. A investigação confirma a importância e relevância do professor ser autor de seu próprio material didático.This article presents the results of a university action that followed the path of Natural Sciences teachers of Basic Education, at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The proposal was to provide teachers of the Basic Education with grands of Problem Solving Methodology, discussing the epistemological, pedagogical and psychological aspects of Problem Solving. We present the problems produced by teachers in the in-service training, we discuss about their weaknesses, as well as situations considered suitable for essays in Basic Education, by the teacher trainers. The investigation confirms the importance and relevance of the teacher being the author of his own didactic material.application/pdfporExperiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 12, n. 8 (dez. 2017), p. 290-309Formação de professoresEducação continuadaIn-Service training teachersProblem solving methodologyScience educationFormação continuada de professores de ciências : formação para o uso de situações-problemaThe continuing education of science teachers : in-service training in the use of problem-situationsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088089.pdf.txt001088089.pdf.txtExtracted Texttext/plain80304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194536/2/001088089.pdf.txt1898f0235a2286cdb2015873e71a9015MD52ORIGINAL001088089.pdfTexto completoapplication/pdf740950http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194536/1/001088089.pdf46a301027525a33679d5128c7ce20f50MD5110183/1945362020-02-12 05:15:42.354394oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194536Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-12T07:15:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação continuada de professores de ciências : formação para o uso de situações-problema |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The continuing education of science teachers : in-service training in the use of problem-situations |
title |
Formação continuada de professores de ciências : formação para o uso de situações-problema |
spellingShingle |
Formação continuada de professores de ciências : formação para o uso de situações-problema Goi, Mara Elisângela Jappe Formação de professores Educação continuada In-Service training teachers Problem solving methodology Science education |
title_short |
Formação continuada de professores de ciências : formação para o uso de situações-problema |
title_full |
Formação continuada de professores de ciências : formação para o uso de situações-problema |
title_fullStr |
Formação continuada de professores de ciências : formação para o uso de situações-problema |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores de ciências : formação para o uso de situações-problema |
title_sort |
Formação continuada de professores de ciências : formação para o uso de situações-problema |
author |
Goi, Mara Elisângela Jappe |
author_facet |
Goi, Mara Elisângela Jappe Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goi, Mara Elisângela Jappe Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Educação continuada |
topic |
Formação de professores Educação continuada In-Service training teachers Problem solving methodology Science education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
In-Service training teachers Problem solving methodology Science education |
description |
Este artigo apresenta o resultado de uma ação universitária que acompanhou a trajetória de professores de Ciências da Natureza da Educação Básica, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo da proposta foi fornecer ao professor da Educação Básica subsídios para o trabalho com a metodologia de Resolução de Problemas, discutindo os aspectos epistemológicos, pedagógicos e psicológicos da Resolução de Problemas. Apresentamos os problemas produzidos pelos professores em curso de formação, discutimos as suas fragilidades, como também as situações consideradas adequadas para serem utilizados na Educação Básica, pelos professores formadores. A investigação confirma a importância e relevância do professor ser autor de seu próprio material didático. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-24T02:36:19Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/194536 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-2413 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001088089 |
identifier_str_mv |
1982-2413 001088089 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/194536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 12, n. 8 (dez. 2017), p. 290-309 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194536/2/001088089.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194536/1/001088089.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1898f0235a2286cdb2015873e71a9015 46a301027525a33679d5128c7ce20f50 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447685900009472 |