Formação continuada de professores de ciências : formação para o uso de situações-problema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goi, Mara Elisângela Jappe
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Flávia Maria Teixeira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194536
Resumo: Este artigo apresenta o resultado de uma ação universitária que acompanhou a trajetória de professores de Ciências da Natureza da Educação Básica, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo da proposta foi fornecer ao professor da Educação Básica subsídios para o trabalho com a metodologia de Resolução de Problemas, discutindo os aspectos epistemológicos, pedagógicos e psicológicos da Resolução de Problemas. Apresentamos os problemas produzidos pelos professores em curso de formação, discutimos as suas fragilidades, como também as situações consideradas adequadas para serem utilizados na Educação Básica, pelos professores formadores. A investigação confirma a importância e relevância do professor ser autor de seu próprio material didático.
id UFRGS-2_9fe8eed776832a4697119f94414441cc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194536
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Goi, Mara Elisângela JappeSantos, Flávia Maria Teixeira dos2019-05-24T02:36:19Z20171982-2413http://hdl.handle.net/10183/194536001088089Este artigo apresenta o resultado de uma ação universitária que acompanhou a trajetória de professores de Ciências da Natureza da Educação Básica, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo da proposta foi fornecer ao professor da Educação Básica subsídios para o trabalho com a metodologia de Resolução de Problemas, discutindo os aspectos epistemológicos, pedagógicos e psicológicos da Resolução de Problemas. Apresentamos os problemas produzidos pelos professores em curso de formação, discutimos as suas fragilidades, como também as situações consideradas adequadas para serem utilizados na Educação Básica, pelos professores formadores. A investigação confirma a importância e relevância do professor ser autor de seu próprio material didático.This article presents the results of a university action that followed the path of Natural Sciences teachers of Basic Education, at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The proposal was to provide teachers of the Basic Education with grands of Problem Solving Methodology, discussing the epistemological, pedagogical and psychological aspects of Problem Solving. We present the problems produced by teachers in the in-service training, we discuss about their weaknesses, as well as situations considered suitable for essays in Basic Education, by the teacher trainers. The investigation confirms the importance and relevance of the teacher being the author of his own didactic material.application/pdfporExperiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 12, n. 8 (dez. 2017), p. 290-309Formação de professoresEducação continuadaIn-Service training teachersProblem solving methodologyScience educationFormação continuada de professores de ciências : formação para o uso de situações-problemaThe continuing education of science teachers : in-service training in the use of problem-situationsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088089.pdf.txt001088089.pdf.txtExtracted Texttext/plain80304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194536/2/001088089.pdf.txt1898f0235a2286cdb2015873e71a9015MD52ORIGINAL001088089.pdfTexto completoapplication/pdf740950http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194536/1/001088089.pdf46a301027525a33679d5128c7ce20f50MD5110183/1945362020-02-12 05:15:42.354394oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194536Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-12T07:15:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada de professores de ciências : formação para o uso de situações-problema
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The continuing education of science teachers : in-service training in the use of problem-situations
title Formação continuada de professores de ciências : formação para o uso de situações-problema
spellingShingle Formação continuada de professores de ciências : formação para o uso de situações-problema
Goi, Mara Elisângela Jappe
Formação de professores
Educação continuada
In-Service training teachers
Problem solving methodology
Science education
title_short Formação continuada de professores de ciências : formação para o uso de situações-problema
title_full Formação continuada de professores de ciências : formação para o uso de situações-problema
title_fullStr Formação continuada de professores de ciências : formação para o uso de situações-problema
title_full_unstemmed Formação continuada de professores de ciências : formação para o uso de situações-problema
title_sort Formação continuada de professores de ciências : formação para o uso de situações-problema
author Goi, Mara Elisângela Jappe
author_facet Goi, Mara Elisângela Jappe
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
author_role author
author2 Santos, Flávia Maria Teixeira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goi, Mara Elisângela Jappe
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação continuada
topic Formação de professores
Educação continuada
In-Service training teachers
Problem solving methodology
Science education
dc.subject.eng.fl_str_mv In-Service training teachers
Problem solving methodology
Science education
description Este artigo apresenta o resultado de uma ação universitária que acompanhou a trajetória de professores de Ciências da Natureza da Educação Básica, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo da proposta foi fornecer ao professor da Educação Básica subsídios para o trabalho com a metodologia de Resolução de Problemas, discutindo os aspectos epistemológicos, pedagógicos e psicológicos da Resolução de Problemas. Apresentamos os problemas produzidos pelos professores em curso de formação, discutimos as suas fragilidades, como também as situações consideradas adequadas para serem utilizados na Educação Básica, pelos professores formadores. A investigação confirma a importância e relevância do professor ser autor de seu próprio material didático.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-24T02:36:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194536
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-2413
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001088089
identifier_str_mv 1982-2413
001088089
url http://hdl.handle.net/10183/194536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 12, n. 8 (dez. 2017), p. 290-309
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194536/2/001088089.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194536/1/001088089.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1898f0235a2286cdb2015873e71a9015
46a301027525a33679d5128c7ce20f50
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447685900009472