Projetos de vida de jovens encarcerados e a sua percepção sobre o papel da educação no desenvolvimento de seus projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Paula Toledo Lara dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/218989
Resumo: Projetos de vida podem ser definidos como formas de expressão da humanidade que envolve possibilidades, escolhas e atribuição de sentido à existência individual. Neste sentido, podem ser compreendidos como um direito humano na medida em que se relacionam com o desenvolvimento pleno do ser humano e o direito de planejar sua vida. Neste estudo, os projetos de vida são definidos a partir do trabalho de Damon (2006); Klein e Arantes (2016); Velho (1981) e Machado (2000). O universo de investigação desta pesquisa são as pessoas encarceradas, sujeitos de direitos que, no entanto, são submetidos a condições que revelam graves violações de direitos humanos, dentre elas o acesso à educação e à atividade laboral, que poderiam favorecer a ressocialização no período pós-cárcere. A educação é um processo relevante para a identificação e consecução de projetos de vida, uma vez que amplia o universo de possibilidades das pessoas trazendo novos conhecimentos e experiências. A relevância dos projetos de vida em sua dimensão educativa vem ganhando reconhecimento no Brasil – um exemplo é a adoção destes projetos como eixo central do Ensino Médio. Esta pesquisa problematiza os projetos de vida de jovens encarcerados, entendendo que nesta etapa da vida tais projetos adquirem especial relevância, uma vez que possibilitam a projeção do futuro por meio da identificação de metas com significado para a existência de cada um. O objetivo do presente trabalho consiste em investigar qual a percepção que jovens encarcerados têm sobre o papel da educação na identificação de seus projetos de vida. Para isto, foi desenvolvida uma pesquisa de campo na Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC). A abordagem do problema é qualitativa, privilegiando a relação entre o mundo objetivo e a percepção subjetiva dos participantes. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 11 jovens com idade entre 18 e 29 anos. Os dados são tratados por meio da análise de conteúdo, utilizando-se a modalidade frequencial e a categorização das respostas. Os resultados apontam que a maioria dos jovens entrevistados não terminou a escola quando estavam em liberdade e frequentam ou frequentaram a escola da APAC. Quando questionado se consideram possuir projetos de vida e metas que o norteiam, a maioria dos jovens respondeu positivamente. Os dados mostram que a maioria dos jovens encarcerados têm como projeto de vida alcançar a liberdade, ter uma casa, um emprego e uma relação familiar estável. O estudo é visto como um meio para alcançar este fim. A conclusão é de que esta população sofre uma violação de direitos no que se refere tanto ao acesso à educação quanto à possibilidade de desenvolvimento de um projeto de vida.
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O universo de investigação desta pesquisa são as pessoas encarceradas, sujeitos de direitos que, no entanto, são submetidos a condições que revelam graves violações de direitos humanos, dentre elas o acesso à educação e à atividade laboral, que poderiam favorecer a ressocialização no período pós-cárcere. A educação é um processo relevante para a identificação e consecução de projetos de vida, uma vez que amplia o universo de possibilidades das pessoas trazendo novos conhecimentos e experiências. A relevância dos projetos de vida em sua dimensão educativa vem ganhando reconhecimento no Brasil – um exemplo é a adoção destes projetos como eixo central do Ensino Médio. Esta pesquisa problematiza os projetos de vida de jovens encarcerados, entendendo que nesta etapa da vida tais projetos adquirem especial relevância, uma vez que possibilitam a projeção do futuro por meio da identificação de metas com significado para a existência de cada um. O objetivo do presente trabalho consiste em investigar qual a percepção que jovens encarcerados têm sobre o papel da educação na identificação de seus projetos de vida. Para isto, foi desenvolvida uma pesquisa de campo na Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC). A abordagem do problema é qualitativa, privilegiando a relação entre o mundo objetivo e a percepção subjetiva dos participantes. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 11 jovens com idade entre 18 e 29 anos. Os dados são tratados por meio da análise de conteúdo, utilizando-se a modalidade frequencial e a categorização das respostas. Os resultados apontam que a maioria dos jovens entrevistados não terminou a escola quando estavam em liberdade e frequentam ou frequentaram a escola da APAC. Quando questionado se consideram possuir projetos de vida e metas que o norteiam, a maioria dos jovens respondeu positivamente. Os dados mostram que a maioria dos jovens encarcerados têm como projeto de vida alcançar a liberdade, ter uma casa, um emprego e uma relação familiar estável. O estudo é visto como um meio para alcançar este fim. A conclusão é de que esta população sofre uma violação de direitos no que se refere tanto ao acesso à educação quanto à possibilidade de desenvolvimento de um projeto de vida.Purpose aims to guide the young person's choice of future, in a stable and continuous manner, as well as being a form of expression of humanity that goes beyond the individual. Young people incarcerated are subject to several human rights violations, including access to education and labor activity that ensure resocialization in the post-prison period and, consequently, the development of a purpose that guides their lives after returning to society. The rate of incarcerated youth exceeds half of the incarcerated population demonstrating the matter of this subject. The aim of this work is to investigate the perception that incarcerated young people have about the role of education in identifying their purposes. For this, a case study will be conducted at the Associação de Proteção aos Condenados (APAC). This was chosen because of its receptivity and acceptance in carrying out the research, and because it uses a method based on access to education, as the location gives incarcerated youth access to a school, which is located within the prison, a college center on distance learning and several professional courses. The methodology used will be applied research, which aims to generate knowledge about the young and incarcerated population, enabling reflection and discussion of education aimed at this segment. The approach to the problem will be qualitative, privileging the relationship between the objective world and the proportion of participants. From the point of view of its objectives, it is an exploratory research, which aims to provide familiarity with the problem in order to clarify it. A survey will be carried out at APAC to determine the existence of a purpose among the inmates and to relate the perception they have between school and the purpose through a semi-structured interview aim ed at incarcerated youth aged between 18 and 29 years. The collected data are treated through content analysis using a frequency modality and the categorization of responses. The problematization of this research resides in investigating the life projects of a population that has been little or not studied in this perspective and that can contribute to educational and social policies aimed at the social reintegration of incarcerated youth. The research result shows that there is a systematic violation of the rights of this population. Most respondents did not finish school when they weren’t in prison and attended APAC school at some point. Most also claim to have a purpose and goals that guide them and see education as a way to conquer it.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Klein, Ana Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Paula Toledo Lara dos Santos2022-04-28T18:44:51Z2022-04-28T18:44:51Z2022-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21898933004153078P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-07T06:04:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/218989Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-07T06:04:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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