Experiência em Diderot: poesia, natureza e experimentação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255788 |
Resumo: | Jacques le fataliste et son maître e Promenades de Cléobule são escritos diderotianos nos quais o filósofo-escritor expressa questões morais, estéticas e metafísicas em debate no mundo do século XVIII. Seja para representar as ideias de Cleóbule ou para narrar as aventuras de Jacques e seu mestre, Diderot, ao mesmo tempo em que reflete sobre a organização da forma do texto, empenha-se em descobrir técnicas que possibilitam a transmissão de uma experiência ao seu leitor. No ensaio, o enciclopedista adota o modelo de imitação da natureza, alinhado ao seu ideal de retorno do filósofo e do poeta à observação dos fenômenos materiais e dos objetos que circundam o homem. O romance, por sua vez, é formado talento do gênio criador, que rompe as regras do gosto por meio do trabalho de experimentação. Esse último gênero narrativo é construído por meio de invenções e de técnicas adequadas que visam a projeção do processo reflexivo no espírito do leitor. Em síntese, nesta dissertação, propomos identificar os caminhos trilhados por Diderot para representar suas ideias nas narrativas. Para seguir esse percurso, fundamentaremos nossa análise nos trabalhos dos estudiosos do século XVIII, na crítica diderotiana, nas obras filosóficas e romanescas de Diderot, bem como na teoria narrativa. |
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Experiência em Diderot: poesia, natureza e experimentaçãoExperience in Diderot: poetry, nature, and experimentationExperiênciaNaturezaPoesiaDiderotExperimentaçãoGênioRomanceEnsaioImaginaçãoExpérienceNaturePoésieExpérimentationGénieRomanEssaiImaginationJacques le fataliste et son maître e Promenades de Cléobule são escritos diderotianos nos quais o filósofo-escritor expressa questões morais, estéticas e metafísicas em debate no mundo do século XVIII. Seja para representar as ideias de Cleóbule ou para narrar as aventuras de Jacques e seu mestre, Diderot, ao mesmo tempo em que reflete sobre a organização da forma do texto, empenha-se em descobrir técnicas que possibilitam a transmissão de uma experiência ao seu leitor. No ensaio, o enciclopedista adota o modelo de imitação da natureza, alinhado ao seu ideal de retorno do filósofo e do poeta à observação dos fenômenos materiais e dos objetos que circundam o homem. O romance, por sua vez, é formado talento do gênio criador, que rompe as regras do gosto por meio do trabalho de experimentação. Esse último gênero narrativo é construído por meio de invenções e de técnicas adequadas que visam a projeção do processo reflexivo no espírito do leitor. Em síntese, nesta dissertação, propomos identificar os caminhos trilhados por Diderot para representar suas ideias nas narrativas. Para seguir esse percurso, fundamentaremos nossa análise nos trabalhos dos estudiosos do século XVIII, na crítica diderotiana, nas obras filosóficas e romanescas de Diderot, bem como na teoria narrativa.Jacques le fataliste et son maître et Promenades de Cléobule sont des écrits diderotiens dans lesquels le philosophe-écrivant exprime les questions morales, esthétiques et métaphysiques en débat dans le monde du XVIIIe siècle. Soit pour représenter les débats de Cleóbule, soit pour raconter les aventures de Jacques et de son maître, Diderot, tout en réfléchissant à l’organisation de la forme du texte, s’applique à découvrir des techniques, pour pouvoir transmettre une expérience à son lecteur. Dans l’essai, l’encyclopédiste adopte le modèle de l’imitation de la nature, aligné sur son idéal du retour du philosophe et du poète à l’observation des phénomènes matériels et des objets qui contournent le sujet. Le roman, quant à lui, est forgé à partir du talent du génie créateur, qui transgresse les règles du goût à travers un travail expérimental. Ce dernier genre narratif est construit au moyen d'inventions et de techniques appropriées visant à projeter le processus réflexif dans l'esprit du lecteur. En synthèse, nous proposons dans cette dissertation d’identifier les chemins empruntés par Diderot pour représenter ses idées dans les récits. Pour suivre cette voie, nous nous fonderons sur les travaux des dix-huitièmistes, sur la critique diderotienne, sur les œuvres philosophiques et romanesques de Diderot et sur la théorie du récitCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 88887.817834/2023-00CAPES: 88887.680365/2022-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Falleiros, Flávia Nascimento [UNESP]Almeida, Luca Barreiro Lopes de2024-05-28T19:55:55Z2024-05-28T19:55:55Z2024-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Luca Barreiro Lopes de. Experiência em Diderot: poesia, natureza e experimentação. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2024.https://hdl.handle.net/11449/2557882526373630172537porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-29T06:12:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255788Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-29T06:12:19Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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