Histórias em quadrinhos como material didático para a aproximação da História e Filosofia da Ciência ao ensino dos elementos químicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Mônica Regina Vieira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192138
Resumo: No Ensino de Química, a abordagem tradicional está presente no desenvolvimento de vários conteúdos, sendo um deles os elementos químicos da tabela periódica, que foram o foco desta pesquisa. Consideramos que uma abordagem histórico-filosófica acerca dos estudos sobre esse tema pode suscitar discussões e reflexões que possibilitam o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, além de aprimorar a compreensão dessa temática por parte deles, pois a História e Filosofia da Ciência (HFC) tem sido pensada como uma possibilidade de abordagem recorrente no Ensino de Ciências (EC). Entre os vários fatores que dificultam sua inserção no EC, pesquisas apontam a falta de material didático adequado como um dos principais. Dessa forma, optamos por desenvolver uma História em Quadrinhos (HQs), pois estas possuem uma linguagem diferenciada, que mescla o visual e o verbal e vem conquistando espaço nas pesquisas sobre o EC. A partir disso, o objetivo da pesquisa visa responder os seguintes questionamentos: 1) de que maneira o contato de alunos do Ensino Médio com uma HQ acerca da história das pesquisas sobre o elemento químico Lítio, elaborada a partir de reflexões sobre a HFC, pode propiciar o aperfeiçoamento de noções referentes ao processo científico e dos aspectos que envolvem a ideia de elemento químico?; 2) Quais as dificuldades encontradas ao longo desse processo, e como tais informações podem auxiliar no aprimoramento do material didático e do roteiro de trabalho propostos?. Para isso, desenvolvemos um Estudo de Caso, cujos participantes foram alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. O estudo se dividiu em dois momentos: o primeiro foi a observação participante, onde foi realizada uma Roda de Conversa sobre o processo científico referente à tabela periódica e seus elementos; e o segundo momento foi a atividade de leitura da HQ elaborada pela pesquisadora com base nas noções acerca da HFC e nos estudos sobre o elemento químico Lítio, juntamente com a aplicação de dois questionários, antes e após a leitura da HQ, sendo um deles de levantamento de concepções alternativas. Os dados obtidos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. As análises indicaram contribuições do material para aspectos como trabalhar as dimensões representacionais da Química, a fonte de origem dos elementos, os fatores que influenciam o processo científico, o trabalho coletivo na Ciência, entre outros. Além disso, apontaram que as HQs facilitam a abordagem da HFC no que diz respeito à localização do espaço-tempo do leitor na história por meio de suas características visuais. Consideramos, assim, que a HQ elaborada colaborou com o EC ao propor uma possibilidade de inserir a HFC de maneira a aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos da Química como os elementos químicos, e também apresenta sugestões de melhorias, tanto em relação à elaboração quanto à aplicação do material didático desenvolvido. A HQ confeccionada estará disponibilizada para que outros professores e pesquisadores possam dela fazer uso.
id UNSP_74573c91fcd12355579dfdc7da058218
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192138
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Histórias em quadrinhos como material didático para a aproximação da História e Filosofia da Ciência ao ensino dos elementos químicosComics as didactic material to approach History and Philosophy of Science to the teaching of chemical elementsEnsino de QuímicaHistória e Filosofia da CiênciaHistórias em quadrinhosElementos químicosChemistry teachingHistory and Philosophy of ScienceComicsChemical elementsNo Ensino de Química, a abordagem tradicional está presente no desenvolvimento de vários conteúdos, sendo um deles os elementos químicos da tabela periódica, que foram o foco desta pesquisa. Consideramos que uma abordagem histórico-filosófica acerca dos estudos sobre esse tema pode suscitar discussões e reflexões que possibilitam o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, além de aprimorar a compreensão dessa temática por parte deles, pois a História e Filosofia da Ciência (HFC) tem sido pensada como uma possibilidade de abordagem recorrente no Ensino de Ciências (EC). Entre os vários fatores que dificultam sua inserção no EC, pesquisas apontam a falta de material didático adequado como um dos principais. Dessa forma, optamos por desenvolver uma História em Quadrinhos (HQs), pois estas possuem uma linguagem diferenciada, que mescla o visual e o verbal e vem conquistando espaço nas pesquisas sobre o EC. A partir disso, o objetivo da pesquisa visa responder os seguintes questionamentos: 1) de que maneira o contato de alunos do Ensino Médio com uma HQ acerca da história das pesquisas sobre o elemento químico Lítio, elaborada a partir de reflexões sobre a HFC, pode propiciar o aperfeiçoamento de noções referentes ao processo científico e dos aspectos que envolvem a ideia de elemento químico?; 2) Quais as dificuldades encontradas ao longo desse processo, e como tais informações podem auxiliar no aprimoramento do material didático e do roteiro de trabalho propostos?. Para isso, desenvolvemos um Estudo de Caso, cujos participantes foram alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. O estudo se dividiu em dois momentos: o primeiro foi a observação participante, onde foi realizada uma Roda de Conversa sobre o processo científico referente à tabela periódica e seus elementos; e o segundo momento foi a atividade de leitura da HQ elaborada pela pesquisadora com base nas noções acerca da HFC e nos estudos sobre o elemento químico Lítio, juntamente com a aplicação de dois questionários, antes e após a leitura da HQ, sendo um deles de levantamento de concepções alternativas. Os dados obtidos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. As análises indicaram contribuições do material para aspectos como trabalhar as dimensões representacionais da Química, a fonte de origem dos elementos, os fatores que influenciam o processo científico, o trabalho coletivo na Ciência, entre outros. Além disso, apontaram que as HQs facilitam a abordagem da HFC no que diz respeito à localização do espaço-tempo do leitor na história por meio de suas características visuais. Consideramos, assim, que a HQ elaborada colaborou com o EC ao propor uma possibilidade de inserir a HFC de maneira a aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos da Química como os elementos químicos, e também apresenta sugestões de melhorias, tanto em relação à elaboração quanto à aplicação do material didático desenvolvido. A HQ confeccionada estará disponibilizada para que outros professores e pesquisadores possam dela fazer uso.In Chemistry Teaching, the traditional approach is present in the development of various contents, one of which is the chemical elements of the periodic table, which were the focus of this research. We believe that a historical-philosophical approach to studies on this topic can incite discussions and reflections that can enable students to develop critical thinking, in addition to improving their understanding of this theme, as the History and Philosophy of Science (HPS) has been recurrently thought of as a possible approach to Science Teaching (ST). Among the several factors that hinder its insertion in ST, researches point out the lack of adequate didactic material as one of the main reasons. Thus, we chose to develop a comic story, as they have a different language, which mixes visual and verbal languages and has been gaining space in ST researches. Based on this, the objective of the research aims to answer the following questions: 1) How the contact of high school students with a comic story about the research history on the chemical element Lithium, based on reflections from HPS, can promote the improvement of notions related to the scientific process and to the aspects that involve the idea of chemical element?; 2) What are the difficulties encountered during this process, and how can this information help improve the didactic material and the proposed work flow?. For this, we developed a Case Study, whose participants were high school freshmen at a public school. The study was divided into two moments: the first was a participant observation, in which a Conversation Circle on the scientific process regarding the periodic table and its elements was held; and the second moment was the reading of the comic story developed by the researcher based on the notions about HPS and studies on the chemical element Lithium, alongside with the application of two questionnaires, before and after reading the comic story, one of which was to survey alternative conceptions. The data obtained were analyzed using Bardin's Content Analysis. The analysis indicated contributions of the material to aspects such as working with the representational dimensions of Chemistry, the source and origin of the elements, the factors that influence the scientific process, the collective work in Science, among others. In addition, they pointed out that comics facilitate the approach of HPS regarding the reader’s ability to locate themselves in the space-time of the story through its visual characteristics. Therefore, we consider that the elaborated comic collaborated with ST by proposing a possibility of inserting the HPS in order to improve the teaching and learning processes of Chemistry contents as the chemical elements, and also presents suggestions for improvements, both regarding the elaboration and the application of the didactic material developed. The developed comic story will be available for other teachers and researchers to use.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 88882.432776/2019-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]Cortela, Beatriz Salemme Corrêa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Mônica Regina Vieira2020-04-13T14:24:16Z2020-04-13T14:24:16Z2020-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19213800092998833004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-12T06:04:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192138Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:40:57.587203Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias em quadrinhos como material didático para a aproximação da História e Filosofia da Ciência ao ensino dos elementos químicos
Comics as didactic material to approach History and Philosophy of Science to the teaching of chemical elements
title Histórias em quadrinhos como material didático para a aproximação da História e Filosofia da Ciência ao ensino dos elementos químicos
spellingShingle Histórias em quadrinhos como material didático para a aproximação da História e Filosofia da Ciência ao ensino dos elementos químicos
Leite, Mônica Regina Vieira
Ensino de Química
História e Filosofia da Ciência
Histórias em quadrinhos
Elementos químicos
Chemistry teaching
History and Philosophy of Science
Comics
Chemical elements
title_short Histórias em quadrinhos como material didático para a aproximação da História e Filosofia da Ciência ao ensino dos elementos químicos
title_full Histórias em quadrinhos como material didático para a aproximação da História e Filosofia da Ciência ao ensino dos elementos químicos
title_fullStr Histórias em quadrinhos como material didático para a aproximação da História e Filosofia da Ciência ao ensino dos elementos químicos
title_full_unstemmed Histórias em quadrinhos como material didático para a aproximação da História e Filosofia da Ciência ao ensino dos elementos químicos
title_sort Histórias em quadrinhos como material didático para a aproximação da História e Filosofia da Ciência ao ensino dos elementos químicos
author Leite, Mônica Regina Vieira
author_facet Leite, Mônica Regina Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]
Cortela, Beatriz Salemme Corrêa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Mônica Regina Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
História e Filosofia da Ciência
Histórias em quadrinhos
Elementos químicos
Chemistry teaching
History and Philosophy of Science
Comics
Chemical elements
topic Ensino de Química
História e Filosofia da Ciência
Histórias em quadrinhos
Elementos químicos
Chemistry teaching
History and Philosophy of Science
Comics
Chemical elements
description No Ensino de Química, a abordagem tradicional está presente no desenvolvimento de vários conteúdos, sendo um deles os elementos químicos da tabela periódica, que foram o foco desta pesquisa. Consideramos que uma abordagem histórico-filosófica acerca dos estudos sobre esse tema pode suscitar discussões e reflexões que possibilitam o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, além de aprimorar a compreensão dessa temática por parte deles, pois a História e Filosofia da Ciência (HFC) tem sido pensada como uma possibilidade de abordagem recorrente no Ensino de Ciências (EC). Entre os vários fatores que dificultam sua inserção no EC, pesquisas apontam a falta de material didático adequado como um dos principais. Dessa forma, optamos por desenvolver uma História em Quadrinhos (HQs), pois estas possuem uma linguagem diferenciada, que mescla o visual e o verbal e vem conquistando espaço nas pesquisas sobre o EC. A partir disso, o objetivo da pesquisa visa responder os seguintes questionamentos: 1) de que maneira o contato de alunos do Ensino Médio com uma HQ acerca da história das pesquisas sobre o elemento químico Lítio, elaborada a partir de reflexões sobre a HFC, pode propiciar o aperfeiçoamento de noções referentes ao processo científico e dos aspectos que envolvem a ideia de elemento químico?; 2) Quais as dificuldades encontradas ao longo desse processo, e como tais informações podem auxiliar no aprimoramento do material didático e do roteiro de trabalho propostos?. Para isso, desenvolvemos um Estudo de Caso, cujos participantes foram alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. O estudo se dividiu em dois momentos: o primeiro foi a observação participante, onde foi realizada uma Roda de Conversa sobre o processo científico referente à tabela periódica e seus elementos; e o segundo momento foi a atividade de leitura da HQ elaborada pela pesquisadora com base nas noções acerca da HFC e nos estudos sobre o elemento químico Lítio, juntamente com a aplicação de dois questionários, antes e após a leitura da HQ, sendo um deles de levantamento de concepções alternativas. Os dados obtidos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. As análises indicaram contribuições do material para aspectos como trabalhar as dimensões representacionais da Química, a fonte de origem dos elementos, os fatores que influenciam o processo científico, o trabalho coletivo na Ciência, entre outros. Além disso, apontaram que as HQs facilitam a abordagem da HFC no que diz respeito à localização do espaço-tempo do leitor na história por meio de suas características visuais. Consideramos, assim, que a HQ elaborada colaborou com o EC ao propor uma possibilidade de inserir a HFC de maneira a aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos da Química como os elementos químicos, e também apresenta sugestões de melhorias, tanto em relação à elaboração quanto à aplicação do material didático desenvolvido. A HQ confeccionada estará disponibilizada para que outros professores e pesquisadores possam dela fazer uso.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-13T14:24:16Z
2020-04-13T14:24:16Z
2020-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192138
000929988
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/192138
identifier_str_mv 000929988
33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128399687811072