Especificidades da gestão das creches conveniadas no município de Bauru: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto, Elena Komono
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242391
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi a análise da percepção da gestora de uma creche conveniada, mediante as especificidades da gestão das creches conveniadas no município de Bauru, observando-se ainda a qualidade da educação ministrada para as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade, a partir da visão da gestora. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o histórico das políticas públicas para a área da educação infantil e como as mesmas contribuíram para o processo da formação de creches conveniadas, à luz da legislação, e os desdobramentos da legislação, discorrendo também sobre os desafios e necessidades envolvidos na formação continuada dos profissionais envolvidos na educação infantil das creches conveniadas. Destacou-se ainda a importância da gestão democrática de qualidade para o funcionamento de todos os processos envolvidos numa creche conveniada. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso com entrevista semiestruturada, com questionário e análise do conteúdo, junto à gestora de uma creche conveniada no município de Bauru. Como resultado da pesquisa destaca-se a concepção sobre o educar e o cuidar de todos os profissionais e também a sua formação continuada. Conclui-se que é muito importante que todos compreendam a importância do educar e cuidar, de forma indissociável, pois é o início da vida de cada criança que ali está e tudo o que acontecer com elas nessa primeira infância, levará consigo para sempre e que os profissionais envolvidos possuam formação continuada, buscando qualidade na prestação de serviços na área da educação infantil.
id UNSP_74933097d1e5b10a24716aacfbbf040b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/242391
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Especificidades da gestão das creches conveniadas no município de Bauru: um estudo de casoSpecificities of the management of associated day care children in the municipality of Bauru: a case studyCreche conveniadaEducação infantilGestão democráticaFormação continuadaDay Care CenterChild EducationDemocratic ManagementContinuing TrainingO objetivo do presente trabalho foi a análise da percepção da gestora de uma creche conveniada, mediante as especificidades da gestão das creches conveniadas no município de Bauru, observando-se ainda a qualidade da educação ministrada para as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade, a partir da visão da gestora. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o histórico das políticas públicas para a área da educação infantil e como as mesmas contribuíram para o processo da formação de creches conveniadas, à luz da legislação, e os desdobramentos da legislação, discorrendo também sobre os desafios e necessidades envolvidos na formação continuada dos profissionais envolvidos na educação infantil das creches conveniadas. Destacou-se ainda a importância da gestão democrática de qualidade para o funcionamento de todos os processos envolvidos numa creche conveniada. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso com entrevista semiestruturada, com questionário e análise do conteúdo, junto à gestora de uma creche conveniada no município de Bauru. Como resultado da pesquisa destaca-se a concepção sobre o educar e o cuidar de todos os profissionais e também a sua formação continuada. Conclui-se que é muito importante que todos compreendam a importância do educar e cuidar, de forma indissociável, pois é o início da vida de cada criança que ali está e tudo o que acontecer com elas nessa primeira infância, levará consigo para sempre e que os profissionais envolvidos possuam formação continuada, buscando qualidade na prestação de serviços na área da educação infantil.The objective of the present work was to analyze the perception of the manager of an affiliated day care center, through the specificities of the management of the associated day care centers in the municipality of Bauru, also observing the quality of the education given to children from 0 to 5 years and 11 months age, from the manager's point of view. To this end, a bibliographical review was carried out on the history of public policies for the area of early childhood education and how they contributed to the process of forming associated daycare centers, in the light of the legislation, and the developments of the legislation, also discussing the challenges and needs involved in the continuing education of professionals involved in early childhood education at partner day care centers. The importance of quality democratic management for the operation of all processes involved in a contracted nursery was also highlighted. As a methodology, bibliographical research and case study were used with semi-structured interview, with questionnaire and content analysis, together with the manager of an accredited day care center in the city of Bauru. As a result of the research, the concept of educating and caring for all professionals stands out, as well as their continuing education. It is concluded that it is very important that everyone understand the importance of educating and caring, in an inseparable way, because it is the beginning of the life of each child that is there and everything that happens to them in that early childhood, they will take with them forever and that the professionals involved have continuous training, seeking quality in the provision of services in the area of early childhood education.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Reis, Marcia Lopes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Augusto, Elena Komono2023-03-09T11:35:11Z2023-03-09T11:35:11Z2023-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/242391porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-27T06:22:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242391Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:27:37.586963Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Especificidades da gestão das creches conveniadas no município de Bauru: um estudo de caso
Specificities of the management of associated day care children in the municipality of Bauru: a case study
title Especificidades da gestão das creches conveniadas no município de Bauru: um estudo de caso
spellingShingle Especificidades da gestão das creches conveniadas no município de Bauru: um estudo de caso
Augusto, Elena Komono
Creche conveniada
Educação infantil
Gestão democrática
Formação continuada
Day Care Center
Child Education
Democratic Management
Continuing Training
title_short Especificidades da gestão das creches conveniadas no município de Bauru: um estudo de caso
title_full Especificidades da gestão das creches conveniadas no município de Bauru: um estudo de caso
title_fullStr Especificidades da gestão das creches conveniadas no município de Bauru: um estudo de caso
title_full_unstemmed Especificidades da gestão das creches conveniadas no município de Bauru: um estudo de caso
title_sort Especificidades da gestão das creches conveniadas no município de Bauru: um estudo de caso
author Augusto, Elena Komono
author_facet Augusto, Elena Komono
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Marcia Lopes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusto, Elena Komono
dc.subject.por.fl_str_mv Creche conveniada
Educação infantil
Gestão democrática
Formação continuada
Day Care Center
Child Education
Democratic Management
Continuing Training
topic Creche conveniada
Educação infantil
Gestão democrática
Formação continuada
Day Care Center
Child Education
Democratic Management
Continuing Training
description O objetivo do presente trabalho foi a análise da percepção da gestora de uma creche conveniada, mediante as especificidades da gestão das creches conveniadas no município de Bauru, observando-se ainda a qualidade da educação ministrada para as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade, a partir da visão da gestora. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o histórico das políticas públicas para a área da educação infantil e como as mesmas contribuíram para o processo da formação de creches conveniadas, à luz da legislação, e os desdobramentos da legislação, discorrendo também sobre os desafios e necessidades envolvidos na formação continuada dos profissionais envolvidos na educação infantil das creches conveniadas. Destacou-se ainda a importância da gestão democrática de qualidade para o funcionamento de todos os processos envolvidos numa creche conveniada. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso com entrevista semiestruturada, com questionário e análise do conteúdo, junto à gestora de uma creche conveniada no município de Bauru. Como resultado da pesquisa destaca-se a concepção sobre o educar e o cuidar de todos os profissionais e também a sua formação continuada. Conclui-se que é muito importante que todos compreendam a importância do educar e cuidar, de forma indissociável, pois é o início da vida de cada criança que ali está e tudo o que acontecer com elas nessa primeira infância, levará consigo para sempre e que os profissionais envolvidos possuam formação continuada, buscando qualidade na prestação de serviços na área da educação infantil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-09T11:35:11Z
2023-03-09T11:35:11Z
2023-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/242391
url http://hdl.handle.net/11449/242391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129322096001024