Racismo e preconceito no âmbito escolar: uma análise de documentários brasileiros sobre o tema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Julia Eliseu de [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/156344
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-03-20/000897048.pdf
Resumo: O racismo é um fenômeno ideológico que estabelece distinções entre grupos sociais sejam de natureza étnica, classista, territorial ou religiosa. No Brasil, são os negros as maiores vítimas dessa opressão. Para uma maior compreensão desse fenômeno, foi feito um apanhado histórico contextualizando a escrivão no Brasil, formação da identidade negra e aspectos da violência escolar no país. Atitudes discriminatórias são reproduzidas a todo momento e se estabelecem em todas instâncias sociais, como política, religião, folclore, culinária, educação, entre outras. Já em meados do século XIX o discurso civilizador da elite branca fortaleceu preconceitos étnicos e raciais que foram reproduzidos nas escolas indicando uma longevidade histórica das manifestações discriminatórias e por isso uma maior dificuldade de desconstruir determinados estereótipos. Assim, esse estudo teve como objetivo analisar e discutir sobre o racismo presente no âmbito escolar a partir de uma revisão literária e a metodologia de análise de filmes de Manuela Penafria. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com a utilização de dois documentários brasileiros: Vista a Minha Pele (2003), de Joel Zito Araújo e Alguém Falou de Racismo? (2002), dirigido por Claudius Ceccon e Daniel Caetano
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