Evasão escolar no ensino técnico: um estudo de caso numa escola técnica do Centro Paula Souza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Danielle Zanon Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181424
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é identificar os motivos que levam o jovem a interromper seus estudos nos cursos técnicos. Indiscutivelmente a evasão é uma dificuldade enfrentada na educação, que pode ser desencadeada por várias causas, relativas a diversos contextos, e as consequências são inúmeras. No entanto, a conjuntura em que elas estão inseridas é uma só, um futuro prejudicado e sem desenvolvimento pleno, uma vez que o abandono dos estudos é a renúncia ao direito à educação. Essa investigação de caráter qualitativo utilizou a pesquisa bibliográfica realizada em livros, artigos científicos, dissertação e teses, e por uma pesquisa de campo utilizando entrevistas semiestruturadas; a análise dos dados teve por base a desenvolvida por Bardin. A partir do estudo do material colhido foi possível identificar os motivos da evasão nos cursos técnicos, que constituída por fatores externos como trabalho; distância da escola; problemas familiares; a conclusão da educação básica em outras instituições; e, por fatores internos apontados pelos alunos como disciplinas difíceis; curso cansativo; lentidão no processo de ensinar e falta de conhecimento especifico do conteúdo ministrado por alguns professores. Também foi possível perceber que faltam políticas públicas direcionadas ao incentivo e permanência do aluno no Ensino Técnico.
id UNSP_753725542c15db6ef54ebe7ce86efb53
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181424
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Evasão escolar no ensino técnico: um estudo de caso numa escola técnica do Centro Paula SouzaSchool evasion in technical education: a case study in a technical school of the Paula Souza CenterEducaçãoEvasão EscolarEnsino TécnicoJuventudeEducationSchool evasionTechnical schoolYouthO principal objetivo deste trabalho é identificar os motivos que levam o jovem a interromper seus estudos nos cursos técnicos. Indiscutivelmente a evasão é uma dificuldade enfrentada na educação, que pode ser desencadeada por várias causas, relativas a diversos contextos, e as consequências são inúmeras. No entanto, a conjuntura em que elas estão inseridas é uma só, um futuro prejudicado e sem desenvolvimento pleno, uma vez que o abandono dos estudos é a renúncia ao direito à educação. Essa investigação de caráter qualitativo utilizou a pesquisa bibliográfica realizada em livros, artigos científicos, dissertação e teses, e por uma pesquisa de campo utilizando entrevistas semiestruturadas; a análise dos dados teve por base a desenvolvida por Bardin. A partir do estudo do material colhido foi possível identificar os motivos da evasão nos cursos técnicos, que constituída por fatores externos como trabalho; distância da escola; problemas familiares; a conclusão da educação básica em outras instituições; e, por fatores internos apontados pelos alunos como disciplinas difíceis; curso cansativo; lentidão no processo de ensinar e falta de conhecimento especifico do conteúdo ministrado por alguns professores. Também foi possível perceber que faltam políticas públicas direcionadas ao incentivo e permanência do aluno no Ensino Técnico.The main goal of this project is to identify the specific reasons that lead young people to drop out of technical school. Undoubtedly, evasion is a difficulty faced in education which may be caused by many factors, and its consequences abound. However, the future they foresee can be only one: damaged and without full development, as abandoning studies equals giving up education. This qualitative study used books, scientific papers, dissertations and theses as bibliography, as well as semi-structured interviews. Data analysis was based on content analysis developed by Bardin. Using the collected material, it was possible to identify the reason for the evasion from technical schools, which are caused by external factors such as work, distance, family problems, or finishing basic education in other institutions; and internal factors such as hard subjects, exhausting courses, and lack of expertise by teachers. It was also possible to detect the lack of public policies aimed at motivating the students.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gracioli, Maria Madalena [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Arruda, Danielle Zanon Marques2019-04-08T16:20:15Z2019-04-08T16:20:15Z2019-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18142400091477533004072069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:06:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181424Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:10:48.220770Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Evasão escolar no ensino técnico: um estudo de caso numa escola técnica do Centro Paula Souza
School evasion in technical education: a case study in a technical school of the Paula Souza Center
title Evasão escolar no ensino técnico: um estudo de caso numa escola técnica do Centro Paula Souza
spellingShingle Evasão escolar no ensino técnico: um estudo de caso numa escola técnica do Centro Paula Souza
Arruda, Danielle Zanon Marques
Educação
Evasão Escolar
Ensino Técnico
Juventude
Education
School evasion
Technical school
Youth
title_short Evasão escolar no ensino técnico: um estudo de caso numa escola técnica do Centro Paula Souza
title_full Evasão escolar no ensino técnico: um estudo de caso numa escola técnica do Centro Paula Souza
title_fullStr Evasão escolar no ensino técnico: um estudo de caso numa escola técnica do Centro Paula Souza
title_full_unstemmed Evasão escolar no ensino técnico: um estudo de caso numa escola técnica do Centro Paula Souza
title_sort Evasão escolar no ensino técnico: um estudo de caso numa escola técnica do Centro Paula Souza
author Arruda, Danielle Zanon Marques
author_facet Arruda, Danielle Zanon Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gracioli, Maria Madalena [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Danielle Zanon Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Evasão Escolar
Ensino Técnico
Juventude
Education
School evasion
Technical school
Youth
topic Educação
Evasão Escolar
Ensino Técnico
Juventude
Education
School evasion
Technical school
Youth
description O principal objetivo deste trabalho é identificar os motivos que levam o jovem a interromper seus estudos nos cursos técnicos. Indiscutivelmente a evasão é uma dificuldade enfrentada na educação, que pode ser desencadeada por várias causas, relativas a diversos contextos, e as consequências são inúmeras. No entanto, a conjuntura em que elas estão inseridas é uma só, um futuro prejudicado e sem desenvolvimento pleno, uma vez que o abandono dos estudos é a renúncia ao direito à educação. Essa investigação de caráter qualitativo utilizou a pesquisa bibliográfica realizada em livros, artigos científicos, dissertação e teses, e por uma pesquisa de campo utilizando entrevistas semiestruturadas; a análise dos dados teve por base a desenvolvida por Bardin. A partir do estudo do material colhido foi possível identificar os motivos da evasão nos cursos técnicos, que constituída por fatores externos como trabalho; distância da escola; problemas familiares; a conclusão da educação básica em outras instituições; e, por fatores internos apontados pelos alunos como disciplinas difíceis; curso cansativo; lentidão no processo de ensinar e falta de conhecimento especifico do conteúdo ministrado por alguns professores. Também foi possível perceber que faltam políticas públicas direcionadas ao incentivo e permanência do aluno no Ensino Técnico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-08T16:20:15Z
2019-04-08T16:20:15Z
2019-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181424
000914775
33004072069P5
url http://hdl.handle.net/11449/181424
identifier_str_mv 000914775
33004072069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129294727118848