Estudo da evasão escolar no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Letícia Campos de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12777
Resumo: O presente trabalho baseia-se no problema da evasão escolar do aluno do Curso Técnico em Agrimensura do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - CTUR/UFRRJ, na modalidade pós-médio. Este estudo justificou-se por sua relevância temática que muito preocupa os profissionais da área da educação devido à demanda por uma redução desse fenômeno nas escolas de todo território nacional. Sob a ótica de sua processualidade, o objetivo desta pesquisa concentrou-se em investigar as causas da evasão escolar na formação técnica e profissionalizante, identificando os fatores inerentes à decisão de desistência por parte dos alunos na tentativa de se propor estratégias preventivas que contribuam para o sucesso da aprendizagem e, consequentemente, amenizem ou impeçam as evasões. Por esse motivo, houve a necessidade de se pautar na pesquisa bibliográfica de estudos recentes acerca desta temática, verificando-se na análise documental e em questionários respondidos por esses alunos evadidos as informações que corroboram para a confecção do corpus desta pesquisa. A partir da conjugação de perspectivas teóricas que evidenciam os dados da evasão escolar no Brasil, este trabalho contribui para o entendimento das causas desse problema, demandando reflexão, discussão e diálogo com as diversas esferas do processos de ensino e aprendizagem e da expectativa de ingresso ao mercado de trabalho na corrente área do conhecimento e da formação técnica. Sobretudo, os resultados alcançados com este estudo reforçaram a necessidade de ampliação e aprofundamento da discussão sobre esse tema com vistas a nortear ações a serem implementadas na realidade escolar a partir de um olhar mais sensível para esses alunos que necessitam experimentar possibilidades de ação, mudança, resistência e invenção através do compartilhamento de ideias pertinentes à formação profissional.
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Este estudo justificou-se por sua relevância temática que muito preocupa os profissionais da área da educação devido à demanda por uma redução desse fenômeno nas escolas de todo território nacional. Sob a ótica de sua processualidade, o objetivo desta pesquisa concentrou-se em investigar as causas da evasão escolar na formação técnica e profissionalizante, identificando os fatores inerentes à decisão de desistência por parte dos alunos na tentativa de se propor estratégias preventivas que contribuam para o sucesso da aprendizagem e, consequentemente, amenizem ou impeçam as evasões. Por esse motivo, houve a necessidade de se pautar na pesquisa bibliográfica de estudos recentes acerca desta temática, verificando-se na análise documental e em questionários respondidos por esses alunos evadidos as informações que corroboram para a confecção do corpus desta pesquisa. A partir da conjugação de perspectivas teóricas que evidenciam os dados da evasão escolar no Brasil, este trabalho contribui para o entendimento das causas desse problema, demandando reflexão, discussão e diálogo com as diversas esferas do processos de ensino e aprendizagem e da expectativa de ingresso ao mercado de trabalho na corrente área do conhecimento e da formação técnica. Sobretudo, os resultados alcançados com este estudo reforçaram a necessidade de ampliação e aprofundamento da discussão sobre esse tema com vistas a nortear ações a serem implementadas na realidade escolar a partir de um olhar mais sensível para esses alunos que necessitam experimentar possibilidades de ação, mudança, resistência e invenção através do compartilhamento de ideias pertinentes à formação profissional.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe current work is based on the problem of school evasion of the student of the Technical Course in Surveying of the Technical College of the Federal Rural University of Rio de Janeiro - CTUR/UFRRJ, in the post-medium modality. This study was justified by its thematic relevance, which is of great concern to education professionals due to the demand for a reduction of this phenomenon in schools throughout the country. From the standpoint of its process, the objective of this research was to investigate the causes of school dropout in technical and vocational training, identifying the factors inherent to the students' decision to drop out in an attempt to propose preventive strategies that contribute to the success of learning and, consequently, mitigate or prevent the dropouts. For this reason, there was a need to be based on the bibliographic research of recent studies on this subject, verifying in the documental analysis and in questionnaires answered by those students who had escaped the information that corroborates the preparation of the corpus of this research. From the conjugation of theoretical perspectives that evidence the data of school evasion in Brazil, this work contributes to the understanding of the causes of this problem, demanding reflection, discussion and dialogue with the various spheres of the teaching-learning process and the expectation of entering the labor market in the current area of knowledge and technical training. Above all, the results achieved with this study have reinforced the need to broaden and deepen the discussion on this theme in order to guide actions to be implemented in the school reality from a more sensitive viewpoint for those students who need to experience possibilities of action, change, resistance and invention through the sharing of ideas pertinent to professional training.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEnsino TécnicoEvasão Escolar;Técnico em AgrimensuraTechnical TeachingSchool EvasionTechnician in SurveyingEducaçãoEstudo da evasão escolar no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroSchool evasion study at the Technical School of the Federal Rural University of Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia. Ensino médio: múltiplas vozes. Brasília: UNESCO/MEC, 2003. 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Thomé, Roberto Carlos Antunes
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Technical Teaching
School Evasion
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Educação
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description O presente trabalho baseia-se no problema da evasão escolar do aluno do Curso Técnico em Agrimensura do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - CTUR/UFRRJ, na modalidade pós-médio. Este estudo justificou-se por sua relevância temática que muito preocupa os profissionais da área da educação devido à demanda por uma redução desse fenômeno nas escolas de todo território nacional. Sob a ótica de sua processualidade, o objetivo desta pesquisa concentrou-se em investigar as causas da evasão escolar na formação técnica e profissionalizante, identificando os fatores inerentes à decisão de desistência por parte dos alunos na tentativa de se propor estratégias preventivas que contribuam para o sucesso da aprendizagem e, consequentemente, amenizem ou impeçam as evasões. Por esse motivo, houve a necessidade de se pautar na pesquisa bibliográfica de estudos recentes acerca desta temática, verificando-se na análise documental e em questionários respondidos por esses alunos evadidos as informações que corroboram para a confecção do corpus desta pesquisa. A partir da conjugação de perspectivas teóricas que evidenciam os dados da evasão escolar no Brasil, este trabalho contribui para o entendimento das causas desse problema, demandando reflexão, discussão e diálogo com as diversas esferas do processos de ensino e aprendizagem e da expectativa de ingresso ao mercado de trabalho na corrente área do conhecimento e da formação técnica. Sobretudo, os resultados alcançados com este estudo reforçaram a necessidade de ampliação e aprofundamento da discussão sobre esse tema com vistas a nortear ações a serem implementadas na realidade escolar a partir de um olhar mais sensível para esses alunos que necessitam experimentar possibilidades de ação, mudança, resistência e invenção através do compartilhamento de ideias pertinentes à formação profissional.
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