Concepção da sexualidade de estudantes surdos usuários de Libras em uma escola polo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Maria Fernanda de Arruda [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/134274
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar a construção da sexualidade de alunos surdos de uma escola estadual polo em uma cidade de médio porte, localizado no interior do Estado de São Paulo. A abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa foi qualitativa, por meio de observação e rodas de conversa. Todas as rodas de conversa foram gravadas e transcritas. Os temas a serem trabalhados foram propostos através dessas rodas de conversa, nas quais os estudantes traziam suas inquietações, dúvidas e necessidades. Os Surdos integram uma minoria linguística, portanto, é comum que eles não se sintam pertencentes ao grupo ouvinte dentro e fora da escola, uma vez que para o pertencimento ocorrer, a comunicação é um dos fatores essenciais. Neste aspecto, na escola, o Surdo, não recebe as informações necessárias para o seu pleno desenvolvimento, por usar a Libras e a maioria dos alunos não conhecerem tal língua, o que dificulta em muito, seu aprendizado. A carência do conhecimento de Libras pelas pessoas ouvintes que o cercam e a pouca difusão desta língua acaba acarretando uma visão destorcida de vários conhecimentos, inclusive os que tangem a construção da sexualidade. Assim, essa pesquisa acompanhou, investigou e fomentou as informações sobre Sexualidade trazidas pelas experiências dos surdos desta escola polo para identificar os maiores entraves e desafios da educação desses estudantes a fim de promover com eles, debates, construções e desconstruções de temas sobre Sexualidade.
id UNSP_760c87f406a887ae771ff76da884efc9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134274
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Concepção da sexualidade de estudantes surdos usuários de Libras em uma escola poloThe conception of sexuality of deaf students who use Libras in a "Pole School"LibrasSurdosDeafEducação em sexualidadeRodas de conversaRound-table discussionsEducation in sexualityA presente pesquisa tem por objetivo investigar a construção da sexualidade de alunos surdos de uma escola estadual polo em uma cidade de médio porte, localizado no interior do Estado de São Paulo. A abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa foi qualitativa, por meio de observação e rodas de conversa. Todas as rodas de conversa foram gravadas e transcritas. Os temas a serem trabalhados foram propostos através dessas rodas de conversa, nas quais os estudantes traziam suas inquietações, dúvidas e necessidades. Os Surdos integram uma minoria linguística, portanto, é comum que eles não se sintam pertencentes ao grupo ouvinte dentro e fora da escola, uma vez que para o pertencimento ocorrer, a comunicação é um dos fatores essenciais. Neste aspecto, na escola, o Surdo, não recebe as informações necessárias para o seu pleno desenvolvimento, por usar a Libras e a maioria dos alunos não conhecerem tal língua, o que dificulta em muito, seu aprendizado. A carência do conhecimento de Libras pelas pessoas ouvintes que o cercam e a pouca difusão desta língua acaba acarretando uma visão destorcida de vários conhecimentos, inclusive os que tangem a construção da sexualidade. Assim, essa pesquisa acompanhou, investigou e fomentou as informações sobre Sexualidade trazidas pelas experiências dos surdos desta escola polo para identificar os maiores entraves e desafios da educação desses estudantes a fim de promover com eles, debates, construções e desconstruções de temas sobre Sexualidade.The present research aims to investigate the construction of sexuality of deaf students in a State school for the deaf. It´s a "pole school" abstracting a medium-sized town, located in the interior of the State of São Paulo in Brazil. The methodological approach used in this research was qualitative, through observation, round-table discussions and semi structured interviews. The themes to be worked were proposed throught these round-table discussions at which the students brought their concerns, doubts and necessities. All round-table discussion were recorded and transcribed. Deaf people integrate a linguistic minority, therefore, it is common that they don't feel belonging to the listener group inside and outside the school, once for this belonging to occur, communication is one of the essential factors. In this aspect, in school, the Deaf, do not receive the necessary information for their full development, for using Libras and most of the students do not know such a language, which makes difficult their learning. The lack of knowledge of Libra among those listeners who surround the Deaf and the little dissemination of this language, ends up leading to a distorted vision of multiple connections, including those that encompass the construction of sexuality. Therefore, this research has followed, investigated and increased the information about sexuality, brought by the deaf students' experiences of this "pole school", to identify the obstacles and challenges these students go through so as to promote with them debates, constructions and deconstructions of themes about sexuality.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Célia Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Maria Fernanda de Arruda [UNESP]2016-02-17T13:36:43Z2016-02-17T13:36:43Z2015-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13427400086016633004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:54:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134274Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:16:59.685277Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção da sexualidade de estudantes surdos usuários de Libras em uma escola polo
The conception of sexuality of deaf students who use Libras in a "Pole School"
title Concepção da sexualidade de estudantes surdos usuários de Libras em uma escola polo
spellingShingle Concepção da sexualidade de estudantes surdos usuários de Libras em uma escola polo
Campos, Maria Fernanda de Arruda [UNESP]
Libras
Surdos
Deaf
Educação em sexualidade
Rodas de conversa
Round-table discussions
Education in sexuality
title_short Concepção da sexualidade de estudantes surdos usuários de Libras em uma escola polo
title_full Concepção da sexualidade de estudantes surdos usuários de Libras em uma escola polo
title_fullStr Concepção da sexualidade de estudantes surdos usuários de Libras em uma escola polo
title_full_unstemmed Concepção da sexualidade de estudantes surdos usuários de Libras em uma escola polo
title_sort Concepção da sexualidade de estudantes surdos usuários de Libras em uma escola polo
author Campos, Maria Fernanda de Arruda [UNESP]
author_facet Campos, Maria Fernanda de Arruda [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rossi, Célia Regina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Maria Fernanda de Arruda [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Libras
Surdos
Deaf
Educação em sexualidade
Rodas de conversa
Round-table discussions
Education in sexuality
topic Libras
Surdos
Deaf
Educação em sexualidade
Rodas de conversa
Round-table discussions
Education in sexuality
description A presente pesquisa tem por objetivo investigar a construção da sexualidade de alunos surdos de uma escola estadual polo em uma cidade de médio porte, localizado no interior do Estado de São Paulo. A abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa foi qualitativa, por meio de observação e rodas de conversa. Todas as rodas de conversa foram gravadas e transcritas. Os temas a serem trabalhados foram propostos através dessas rodas de conversa, nas quais os estudantes traziam suas inquietações, dúvidas e necessidades. Os Surdos integram uma minoria linguística, portanto, é comum que eles não se sintam pertencentes ao grupo ouvinte dentro e fora da escola, uma vez que para o pertencimento ocorrer, a comunicação é um dos fatores essenciais. Neste aspecto, na escola, o Surdo, não recebe as informações necessárias para o seu pleno desenvolvimento, por usar a Libras e a maioria dos alunos não conhecerem tal língua, o que dificulta em muito, seu aprendizado. A carência do conhecimento de Libras pelas pessoas ouvintes que o cercam e a pouca difusão desta língua acaba acarretando uma visão destorcida de vários conhecimentos, inclusive os que tangem a construção da sexualidade. Assim, essa pesquisa acompanhou, investigou e fomentou as informações sobre Sexualidade trazidas pelas experiências dos surdos desta escola polo para identificar os maiores entraves e desafios da educação desses estudantes a fim de promover com eles, debates, construções e desconstruções de temas sobre Sexualidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14
2016-02-17T13:36:43Z
2016-02-17T13:36:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/134274
000860166
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/134274
identifier_str_mv 000860166
33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129413114494976