O conhecimento musical na perspectiva da complexidade: possibilidades para a educação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Renato de Carvalho [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192862
Resumo: Esta tese versa sobre três problemas filosóficos em torno do conceito de conhecimento musical. O primeiro problema trata dos tipos de conhecimento musical, buscando estabelecer quais parâmetros específicos informam a prática musical. O segundo problema trata das formas de conhecimento, traçando uma trajetória pela relação da música com outras formas de conhecimento, tais como ciência e filosofia, dentre outras. O terceiro problema se refere aos limites da racionalidade no conhecimento musical, buscando por uma razão aberta que contemple a condição humana. Este trabalho se situa no campo da filosofia da educação musical e analisa os problemas filosóficos enunciados à luz dos trabalhos de Bennet Reimer, A Philosophy of Music Education (1970), Keith Swanwick, Musical Knowledge (1994) e David Elliott e Marissa Silverman, Music Matters 2nd Edition (2015). O problema de pesquisa surge da revisão bibliográfica destes trabalhos, a qual aponta que as tipologias do conhecimento musical apresentadas pelos autores são centralizadoras e hierárquicas. Além disso, os autores revisados não estabelecem como o conhecimento musical se articula e se organiza em relação a outras formas de conhecimento, revelando um posicionamento estritamente disciplinar. Logo, a questão da pesquisa se coloca da seguinte forma: Como conceituar o conhecimento musical, evitando o reducionismo, a disjunção e a centralização? O referencial teórico deste trabalho é o pensamento complexo de Edgar Morin, especialmente em sua obra O Método, vols. 3, 4 e 5 (2012a, 2011, 2012b). Esse referencial contribuiu tanto em termos da lógica da complexidade, como também de forma conceitual, auxiliando a construção dos argumentos apresentados. Além de organizar a tese em três problemas filosóficos, recorri aos procedimentos metodológicos de sinopse, análise e comparação. O resultado da tese se constitui do conjunto de modelos conceituais gerados por cada problema filosófico investigado. Para os tipos de conhecimento musical, propus um modelo em quatro tipos, proposicional, procedimental, intuitivo e tácito. Para as formas de conhecimento, conceituei a filosofia, a ciência, a música (artes), o cotidiano, a religião e o mito. Para o problema da racionalidade, propus uma organização de certos conceitos de Edgar Morin em torno da razão aberta, em seus elementos racional, irracional, arracional e sobrerracional; homo sapiens-demens; universo lúdico-estético-poético; e realidade interpretada. Considero que os modelos desenvolvidos apontam para a busca pelo amplo 7 exercício da nossa capacidade de conhecer e pelo desvendar da condição humana na educação musical.
id UNSP_761961a8818eebb1e52dab7545d6f288
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192862
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O conhecimento musical na perspectiva da complexidade: possibilidades para a educação musicalMusical knowledge through a complexity perspective: possibilities for music educationConhecimento musicalFilosofia da educação musicalComplexidadeMusical knowledgePhilosophy of music educationComplexityConocimiento musicalFilosofia de la educación musicalComplejidadEsta tese versa sobre três problemas filosóficos em torno do conceito de conhecimento musical. O primeiro problema trata dos tipos de conhecimento musical, buscando estabelecer quais parâmetros específicos informam a prática musical. O segundo problema trata das formas de conhecimento, traçando uma trajetória pela relação da música com outras formas de conhecimento, tais como ciência e filosofia, dentre outras. O terceiro problema se refere aos limites da racionalidade no conhecimento musical, buscando por uma razão aberta que contemple a condição humana. Este trabalho se situa no campo da filosofia da educação musical e analisa os problemas filosóficos enunciados à luz dos trabalhos de Bennet Reimer, A Philosophy of Music Education (1970), Keith Swanwick, Musical Knowledge (1994) e David Elliott e Marissa Silverman, Music Matters 2nd Edition (2015). O problema de pesquisa surge da revisão bibliográfica destes trabalhos, a qual aponta que as tipologias do conhecimento musical apresentadas pelos autores são centralizadoras e hierárquicas. Além disso, os autores revisados não estabelecem como o conhecimento musical se articula e se organiza em relação a outras formas de conhecimento, revelando um posicionamento estritamente disciplinar. Logo, a questão da pesquisa se coloca da seguinte forma: Como conceituar o conhecimento musical, evitando o reducionismo, a disjunção e a centralização? O referencial teórico deste trabalho é o pensamento complexo de Edgar Morin, especialmente em sua obra O Método, vols. 3, 4 e 5 (2012a, 2011, 2012b). Esse referencial contribuiu tanto em termos da lógica da complexidade, como também de forma conceitual, auxiliando a construção dos argumentos apresentados. Além de organizar a tese em três problemas filosóficos, recorri aos procedimentos metodológicos de sinopse, análise e comparação. O resultado da tese se constitui do conjunto de modelos conceituais gerados por cada problema filosófico investigado. Para os tipos de conhecimento musical, propus um modelo em quatro tipos, proposicional, procedimental, intuitivo e tácito. Para as formas de conhecimento, conceituei a filosofia, a ciência, a música (artes), o cotidiano, a religião e o mito. Para o problema da racionalidade, propus uma organização de certos conceitos de Edgar Morin em torno da razão aberta, em seus elementos racional, irracional, arracional e sobrerracional; homo sapiens-demens; universo lúdico-estético-poético; e realidade interpretada. Considero que os modelos desenvolvidos apontam para a busca pelo amplo 7 exercício da nossa capacidade de conhecer e pelo desvendar da condição humana na educação musical.This thesis approaches three philosophical problems encompassing the concept of musical knowledge. The first problem addresses the types of musical knowledge, seeking to establish which specific parameters inform the musical practice. The second problem deals with forms of knowledge, tracing a trajectory through the relationship of music with other forms of knowledge, such as science and philosophy, among others. The third problem refers to the limits of rationality in musical knowledge, looking for an open reason that contemplates the human condition. This work is situated in the academic field of philosophy of music education and analyzes the philosophical problems formulated in light of the works of Bennet Reimer, A Philosophy of Music Education (1970), Keith Swanwick, Musical Knowledge (1994) and David Elliott & Marissa Silverman, Music Matters 2nd Edition (2015). The research problem emerges from the bibliographic review of these works, which points out that the typologies of musical knowledge presented by the authors are centralized and hierarchical. In addition, the reviewed authors do not establish how musical knowledge is articulated and organized in relation to other forms of knowledge, revealing a strictly disciplinary position. Therefore, the research query arises as follows: How to define musical knowledge, avoiding reductionism, disjunction and centralization? The theoretical framework of this thesis is the complex thought by Edgar Morin's, especially in his work The Method, vols. 3, 4 and 5 (2012a, 2011, 2012b). This framework contributed not only in terms of the logic of complexity, but also in a conceptual way, assisting in the construction of the presented arguments. In addition to organizing the thesis into three philosophical problems, I resorted to the methodological procedures of synopsis, analysis and comparison. The result of the thesis is the set of conceptual models generated by each philosophical problem investigated. For the types of musical knowledge, I proposed a model in four types, propositional, procedural, intuitive and tacit. For the forms of knowledge, I conceptualized philosophy, science, music (arts), everyday life, religion and myth. For the problem of rationality, I proposed an organization of specific concepts by Edgar Morin concerning the open reason, in its rational, irrational, arrational and super-rational elements; homo sapiens-demens; the ludic-aesthetic-poetic universe; and the interpreted reality. I regard that the developed models point to the search for the vast exercise of our capacity to knowing and to the unveiling of the human condition in music education.Esta tesis trata tres problemas filosóficos en torno al concepto de conocimiento musical. El primer problema trata con los tipos de conocimiento musical, buscando establecer qué parámetros específicos informan la práctica musical. El segundo problema trata sobre las formas de conocimiento, trazando una trayectoria a través de la relación de la música con otras formas de conocimiento, como la ciencia y la filosofía, entre otras. El tercer problema se refiere a los límites de la racionalidad en el conocimiento musical, buscando una razón abierta que contemple la condición humana. Este trabajo se ubica en el campo de la filosofía de la educación musical y analiza los problemas filosóficos expuestos a la luz de los trabajos de Bennet Reimer, A Philosophy of Music Education (1970), Keith Swanwick, Musical Knowledge (1994) y David Elliott y Marissa Silverman, Music Matters 2ª Edición (2015). El problema de investigación surge de la revisión bibliográfica de estos trabajos, que señala que las tipologías de conocimiento musical presentadas por los autores son centralizadas y jerárquicas. Además, los autores revisados no establecen cómo se articula y organiza el conocimiento musical en relación con otras formas de conocimiento, revelando una posición estrictamente disciplinaria. Por lo tanto, la pregunta de investigación surge de la siguiente manera: ¿Cómo definir el conocimiento musical, evitando el reduccionismo, la disyunción y la centralización? El marco teórico del trabajo es el pensamiento complejo de Edgar Morin, especialmente en su trabajo O Método, vols. 3, 4 y 5 (2012a, 2011, 2012b). Este marco contribuyó no solo en términos de la lógica de la complejidad, sino también de manera conceptual, ayudando a construir los argumentos presentados. Además de organizar la tesis en tres problemas filosóficos, utilicé los procedimientos metodológicos de sinopsis, análisis y comparación. El resultado de la tesis es el conjunto de modelos conceptuales generados por cada problema filosófico investigado. Para los tipos de conocimiento musical, propuse un modelo en cuatro tipos, proposicional, procesal, intuitivo y tácito. Para las formas de conocimiento, conceptualicé filosofía, ciencia, música (artes), vida cotidiana, religión y mito. Para el problema de la racionalidad, propuse una organización de ciertos conceptos por Edgar Morin en torno a la razón abierta, en sus elementos racionales, irracionales, arracionales y superracionales; homo sapiens-demens; universo lúdico-estético-poético; y la realidade interpretada. Creo que los modelos desarrollados apuntan a la búsqueda del ejercicio amplio de nuestra capacidad para conocer y revelar la condición humana en la educación musical.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Arroyo, Margarete [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cardoso, Renato de Carvalho [UNESP]2020-06-29T15:45:31Z2020-06-29T15:45:31Z2020-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19286200093181733004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-08T06:22:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192862Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-08T06:22:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento musical na perspectiva da complexidade: possibilidades para a educação musical
Musical knowledge through a complexity perspective: possibilities for music education
title O conhecimento musical na perspectiva da complexidade: possibilidades para a educação musical
spellingShingle O conhecimento musical na perspectiva da complexidade: possibilidades para a educação musical
Cardoso, Renato de Carvalho [UNESP]
Conhecimento musical
Filosofia da educação musical
Complexidade
Musical knowledge
Philosophy of music education
Complexity
Conocimiento musical
Filosofia de la educación musical
Complejidad
title_short O conhecimento musical na perspectiva da complexidade: possibilidades para a educação musical
title_full O conhecimento musical na perspectiva da complexidade: possibilidades para a educação musical
title_fullStr O conhecimento musical na perspectiva da complexidade: possibilidades para a educação musical
title_full_unstemmed O conhecimento musical na perspectiva da complexidade: possibilidades para a educação musical
title_sort O conhecimento musical na perspectiva da complexidade: possibilidades para a educação musical
author Cardoso, Renato de Carvalho [UNESP]
author_facet Cardoso, Renato de Carvalho [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arroyo, Margarete [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Renato de Carvalho [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento musical
Filosofia da educação musical
Complexidade
Musical knowledge
Philosophy of music education
Complexity
Conocimiento musical
Filosofia de la educación musical
Complejidad
topic Conhecimento musical
Filosofia da educação musical
Complexidade
Musical knowledge
Philosophy of music education
Complexity
Conocimiento musical
Filosofia de la educación musical
Complejidad
description Esta tese versa sobre três problemas filosóficos em torno do conceito de conhecimento musical. O primeiro problema trata dos tipos de conhecimento musical, buscando estabelecer quais parâmetros específicos informam a prática musical. O segundo problema trata das formas de conhecimento, traçando uma trajetória pela relação da música com outras formas de conhecimento, tais como ciência e filosofia, dentre outras. O terceiro problema se refere aos limites da racionalidade no conhecimento musical, buscando por uma razão aberta que contemple a condição humana. Este trabalho se situa no campo da filosofia da educação musical e analisa os problemas filosóficos enunciados à luz dos trabalhos de Bennet Reimer, A Philosophy of Music Education (1970), Keith Swanwick, Musical Knowledge (1994) e David Elliott e Marissa Silverman, Music Matters 2nd Edition (2015). O problema de pesquisa surge da revisão bibliográfica destes trabalhos, a qual aponta que as tipologias do conhecimento musical apresentadas pelos autores são centralizadoras e hierárquicas. Além disso, os autores revisados não estabelecem como o conhecimento musical se articula e se organiza em relação a outras formas de conhecimento, revelando um posicionamento estritamente disciplinar. Logo, a questão da pesquisa se coloca da seguinte forma: Como conceituar o conhecimento musical, evitando o reducionismo, a disjunção e a centralização? O referencial teórico deste trabalho é o pensamento complexo de Edgar Morin, especialmente em sua obra O Método, vols. 3, 4 e 5 (2012a, 2011, 2012b). Esse referencial contribuiu tanto em termos da lógica da complexidade, como também de forma conceitual, auxiliando a construção dos argumentos apresentados. Além de organizar a tese em três problemas filosóficos, recorri aos procedimentos metodológicos de sinopse, análise e comparação. O resultado da tese se constitui do conjunto de modelos conceituais gerados por cada problema filosófico investigado. Para os tipos de conhecimento musical, propus um modelo em quatro tipos, proposicional, procedimental, intuitivo e tácito. Para as formas de conhecimento, conceituei a filosofia, a ciência, a música (artes), o cotidiano, a religião e o mito. Para o problema da racionalidade, propus uma organização de certos conceitos de Edgar Morin em torno da razão aberta, em seus elementos racional, irracional, arracional e sobrerracional; homo sapiens-demens; universo lúdico-estético-poético; e realidade interpretada. Considero que os modelos desenvolvidos apontam para a busca pelo amplo 7 exercício da nossa capacidade de conhecer e pelo desvendar da condição humana na educação musical.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29T15:45:31Z
2020-06-29T15:45:31Z
2020-03-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192862
000931817
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/192862
identifier_str_mv 000931817
33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046854146916352