Um dos caminhos da educação na Penitenciária de Marília / SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Luiz Antonio [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91258
Resumo: A formação social é produto de interferências política, econômica, cultural, religiosa, familiar, educacional, medicinal, sendo portanto, diversas variações de conhecimentos. A Educação como um todo, trata-se da transferência do conhecimento científico acumulado na história humana e transmitido pela prática da Educação. Assim, é onde e quando o indivíduo dispõe do acesso ao conhecimento convencional embasado no aprendizado da leitura, da escrita, do cálculo. Dependendo de métodos educacionais utilizados, a Educação não transmite ao aluno questionamentos a respeito de obrigações e deveres obtidos na sociedade em que vive, assim, transmite apenas o conhecimento sistematizado. A Instituição Prisional, partindo de uma visão social como um todo ou simplesmente de fora para dentro, é resultado do atual acúmulo de necessidades sociais. Os Governos Federais e Estaduais, a Justiça Penal, o Sistema Penitenciário, com auxílio da imprensa, transmitem informações sobre a população carcerária, prática criminal evidente, modelos dos regimes corretivos, custo financeiro para manutenção dos prisioneiros, rebeliões. Nesta dissertação, além da visão de fora para dentro, é priorizada uma outra visão, a dos próprios detentos, buscando compreender o entendimento da prática educativa na prisão exigida pela Lei de Execução Penal e raramente divulgada. Para se aproximar da compreensão são buscadas as opiniões dos alunos presidiários a respeito da Educação que lhes é oferecida na Prisão, ou seja, trata-se da tentativa de encontrar uma visão de dentro para fora da Educação na Prisão. Motodologicamente, tais opiniões são conquistadas e analisadas a partir de depoimentos, entrevistas semi-estruturadas, questionários respondidos formalmente e observação sistemática amparada segundo os parâmetros pedagógicos.
id UNSP_76a1f1821ac2feba09b2a8c23c0d33b0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91258
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um dos caminhos da educação na Penitenciária de Marília / SPPrisioneiros - Educação - Marília (SP)Education - PrisonResocializationReeducationEducation - opinion inmate of a penitentiaryA formação social é produto de interferências política, econômica, cultural, religiosa, familiar, educacional, medicinal, sendo portanto, diversas variações de conhecimentos. A Educação como um todo, trata-se da transferência do conhecimento científico acumulado na história humana e transmitido pela prática da Educação. Assim, é onde e quando o indivíduo dispõe do acesso ao conhecimento convencional embasado no aprendizado da leitura, da escrita, do cálculo. Dependendo de métodos educacionais utilizados, a Educação não transmite ao aluno questionamentos a respeito de obrigações e deveres obtidos na sociedade em que vive, assim, transmite apenas o conhecimento sistematizado. A Instituição Prisional, partindo de uma visão social como um todo ou simplesmente de fora para dentro, é resultado do atual acúmulo de necessidades sociais. Os Governos Federais e Estaduais, a Justiça Penal, o Sistema Penitenciário, com auxílio da imprensa, transmitem informações sobre a população carcerária, prática criminal evidente, modelos dos regimes corretivos, custo financeiro para manutenção dos prisioneiros, rebeliões. Nesta dissertação, além da visão de fora para dentro, é priorizada uma outra visão, a dos próprios detentos, buscando compreender o entendimento da prática educativa na prisão exigida pela Lei de Execução Penal e raramente divulgada. Para se aproximar da compreensão são buscadas as opiniões dos alunos presidiários a respeito da Educação que lhes é oferecida na Prisão, ou seja, trata-se da tentativa de encontrar uma visão de dentro para fora da Educação na Prisão. Motodologicamente, tais opiniões são conquistadas e analisadas a partir de depoimentos, entrevistas semi-estruturadas, questionários respondidos formalmente e observação sistemática amparada segundo os parâmetros pedagógicos.The social formation is the product of political, economic, cultural, religious, familiar, educational and medicinal interferences, which becomes different means of knowledge. The Education as a whole, is based on the scientific knowledge accumulated in the human history and transmitted by the educational practice. So, it is where and when the individual disposes of a conventional knowledge access based on the learning of reading, writing and calculating. Depending on the educational methods used, the Education doesn't transmit to the student, questionings about obligations and duties obtained in the society he lives, it just transmits the systematized knowledge. The Penitentiary Institution, based on the social right as a whole or just from the outside in is the result of the actual accumulation of social needs. The Federal and State Governments, the Penal Justice, the Penitentiary System, with the help of the press, transmit informations about the imprisoned population, evident criminal practice, standard of the corrective rules, financial cost to maintain the prisoners and rebellions. In this study, besides the outside in vision, it is important another vision, the prisoners vision, trying to understand the educational practice on the prison, imposed by the penal execution law and seldom published. To get an approach of the comprehension, the opinions are taken from the imprisoned students, about the Education that is offered in Prison, or so, it is about an attempt to find a vision from the inside out of the Education in Prison. Methodologically, this opinions are conquered and analyzed from declarations, interviews, semi-structured, questionnaires answered formally and systematic observation according to pedagogic parameter.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chammé, Sebastião Jorge [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Amorim, Luiz Antonio [UNESP]2014-06-11T19:24:57Z2014-06-11T19:24:57Z2001-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis100 f. : il.application/pdfAMORIM, Luiz Antonio. Um dos caminhos da educação na Penitenciária de Marília / SP. 2001. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2001.http://hdl.handle.net/11449/91258000149431amorim_la_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-09T06:16:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91258Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-09T06:16:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um dos caminhos da educação na Penitenciária de Marília / SP
title Um dos caminhos da educação na Penitenciária de Marília / SP
spellingShingle Um dos caminhos da educação na Penitenciária de Marília / SP
Amorim, Luiz Antonio [UNESP]
Prisioneiros - Educação - Marília (SP)
Education - Prison
Resocialization
Reeducation
Education - opinion inmate of a penitentiary
title_short Um dos caminhos da educação na Penitenciária de Marília / SP
title_full Um dos caminhos da educação na Penitenciária de Marília / SP
title_fullStr Um dos caminhos da educação na Penitenciária de Marília / SP
title_full_unstemmed Um dos caminhos da educação na Penitenciária de Marília / SP
title_sort Um dos caminhos da educação na Penitenciária de Marília / SP
author Amorim, Luiz Antonio [UNESP]
author_facet Amorim, Luiz Antonio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chammé, Sebastião Jorge [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Luiz Antonio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Prisioneiros - Educação - Marília (SP)
Education - Prison
Resocialization
Reeducation
Education - opinion inmate of a penitentiary
topic Prisioneiros - Educação - Marília (SP)
Education - Prison
Resocialization
Reeducation
Education - opinion inmate of a penitentiary
description A formação social é produto de interferências política, econômica, cultural, religiosa, familiar, educacional, medicinal, sendo portanto, diversas variações de conhecimentos. A Educação como um todo, trata-se da transferência do conhecimento científico acumulado na história humana e transmitido pela prática da Educação. Assim, é onde e quando o indivíduo dispõe do acesso ao conhecimento convencional embasado no aprendizado da leitura, da escrita, do cálculo. Dependendo de métodos educacionais utilizados, a Educação não transmite ao aluno questionamentos a respeito de obrigações e deveres obtidos na sociedade em que vive, assim, transmite apenas o conhecimento sistematizado. A Instituição Prisional, partindo de uma visão social como um todo ou simplesmente de fora para dentro, é resultado do atual acúmulo de necessidades sociais. Os Governos Federais e Estaduais, a Justiça Penal, o Sistema Penitenciário, com auxílio da imprensa, transmitem informações sobre a população carcerária, prática criminal evidente, modelos dos regimes corretivos, custo financeiro para manutenção dos prisioneiros, rebeliões. Nesta dissertação, além da visão de fora para dentro, é priorizada uma outra visão, a dos próprios detentos, buscando compreender o entendimento da prática educativa na prisão exigida pela Lei de Execução Penal e raramente divulgada. Para se aproximar da compreensão são buscadas as opiniões dos alunos presidiários a respeito da Educação que lhes é oferecida na Prisão, ou seja, trata-se da tentativa de encontrar uma visão de dentro para fora da Educação na Prisão. Motodologicamente, tais opiniões são conquistadas e analisadas a partir de depoimentos, entrevistas semi-estruturadas, questionários respondidos formalmente e observação sistemática amparada segundo os parâmetros pedagógicos.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-09-25
2014-06-11T19:24:57Z
2014-06-11T19:24:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMORIM, Luiz Antonio. Um dos caminhos da educação na Penitenciária de Marília / SP. 2001. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2001.
http://hdl.handle.net/11449/91258
000149431
amorim_la_me_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv AMORIM, Luiz Antonio. Um dos caminhos da educação na Penitenciária de Marília / SP. 2001. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2001.
000149431
amorim_la_me_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/91258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 100 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649934204862464