Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300005 http://hdl.handle.net/11449/28847 |
Resumo: | O artigo aborda as relações entre a Psicologia e a Educação, tomando especialmente a perspectiva psicogenética, cujas teorias enriquecem tanto a Psicologia quanto a Educação. Apresenta, inicialmente, breve histórico dos estudos psicológicos do desenvolvimento humano, salientando as várias fases pelas quais se constituiu a Psicologia do Desenvolvimento. Trata, em seguida, das idéias centrais da teoria psicogenética piagetiana e de suas vertentes funcionalista e sócio-interacionista e comenta, por fim, a tendência das pesquisas sobre os conhecimentos sociais e conteúdos escolares, levantando suas contribuições para a educação escolar. |
id |
UNSP_76a4fd960eb5cc0bd1a9f58154ed5221 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/28847 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolarContributions from the psychogenetic research for the school educationrelações Psicologia-Educaçãoperspectiva psicogenéticapesquisa psicogenéticaeducação escolarPsychology-Education relationshipspsychogenetic perspectivepsychogenetic researchschool educationO artigo aborda as relações entre a Psicologia e a Educação, tomando especialmente a perspectiva psicogenética, cujas teorias enriquecem tanto a Psicologia quanto a Educação. Apresenta, inicialmente, breve histórico dos estudos psicológicos do desenvolvimento humano, salientando as várias fases pelas quais se constituiu a Psicologia do Desenvolvimento. Trata, em seguida, das idéias centrais da teoria psicogenética piagetiana e de suas vertentes funcionalista e sócio-interacionista e comenta, por fim, a tendência das pesquisas sobre os conhecimentos sociais e conteúdos escolares, levantando suas contribuições para a educação escolar.The paper approaches the relationships between Psychology and Education, especially taking the psychogenetic perspective s theories, which enriched the Psychology as much as the Education field. After brief record of the psychological studies of the human development and pointing out the several phases which constituted the Psychology of the Development, the paper deals with the central ideas of Piaget s psychogenetic theory and its functionalist and social-interactionist views. Finally, it comments the tendency of the researches on the social knowledge and school contents, pointing out their contributions for the school education.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade de Brasília (UnB), Instituto de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite [UNESP]2014-05-20T15:13:36Z2014-05-20T15:13:36Z2005-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article289-296application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300005Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 21, n. 3, p. 289-296, 2005.0102-3772http://hdl.handle.net/11449/2884710.1590/S0102-37722005000300005S0102-37722005000300005S0102-37722005000300005.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Teoria e Pesquisa0,128info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28847Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:42:53.851931Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolar Contributions from the psychogenetic research for the school education |
title |
Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolar |
spellingShingle |
Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolar Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite [UNESP] relações Psicologia-Educação perspectiva psicogenética pesquisa psicogenética educação escolar Psychology-Education relationships psychogenetic perspective psychogenetic research school education |
title_short |
Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolar |
title_full |
Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolar |
title_fullStr |
Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolar |
title_full_unstemmed |
Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolar |
title_sort |
Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolar |
author |
Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite [UNESP] |
author_facet |
Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
relações Psicologia-Educação perspectiva psicogenética pesquisa psicogenética educação escolar Psychology-Education relationships psychogenetic perspective psychogenetic research school education |
topic |
relações Psicologia-Educação perspectiva psicogenética pesquisa psicogenética educação escolar Psychology-Education relationships psychogenetic perspective psychogenetic research school education |
description |
O artigo aborda as relações entre a Psicologia e a Educação, tomando especialmente a perspectiva psicogenética, cujas teorias enriquecem tanto a Psicologia quanto a Educação. Apresenta, inicialmente, breve histórico dos estudos psicológicos do desenvolvimento humano, salientando as várias fases pelas quais se constituiu a Psicologia do Desenvolvimento. Trata, em seguida, das idéias centrais da teoria psicogenética piagetiana e de suas vertentes funcionalista e sócio-interacionista e comenta, por fim, a tendência das pesquisas sobre os conhecimentos sociais e conteúdos escolares, levantando suas contribuições para a educação escolar. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 2014-05-20T15:13:36Z 2014-05-20T15:13:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300005 Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 21, n. 3, p. 289-296, 2005. 0102-3772 http://hdl.handle.net/11449/28847 10.1590/S0102-37722005000300005 S0102-37722005000300005 S0102-37722005000300005.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300005 http://hdl.handle.net/11449/28847 |
identifier_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 21, n. 3, p. 289-296, 2005. 0102-3772 10.1590/S0102-37722005000300005 S0102-37722005000300005 S0102-37722005000300005.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa 0,128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
289-296 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128690866880512 |