Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300005
http://hdl.handle.net/11449/28847
Resumo: O artigo aborda as relações entre a Psicologia e a Educação, tomando especialmente a perspectiva psicogenética, cujas teorias enriquecem tanto a Psicologia quanto a Educação. Apresenta, inicialmente, breve histórico dos estudos psicológicos do desenvolvimento humano, salientando as várias fases pelas quais se constituiu a Psicologia do Desenvolvimento. Trata, em seguida, das idéias centrais da teoria psicogenética piagetiana e de suas vertentes funcionalista e sócio-interacionista e comenta, por fim, a tendência das pesquisas sobre os conhecimentos sociais e conteúdos escolares, levantando suas contribuições para a educação escolar.
id UNSP_76a4fd960eb5cc0bd1a9f58154ed5221
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/28847
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolarContributions from the psychogenetic research for the school educationrelações Psicologia-Educaçãoperspectiva psicogenéticapesquisa psicogenéticaeducação escolarPsychology-Education relationshipspsychogenetic perspectivepsychogenetic researchschool educationO artigo aborda as relações entre a Psicologia e a Educação, tomando especialmente a perspectiva psicogenética, cujas teorias enriquecem tanto a Psicologia quanto a Educação. Apresenta, inicialmente, breve histórico dos estudos psicológicos do desenvolvimento humano, salientando as várias fases pelas quais se constituiu a Psicologia do Desenvolvimento. Trata, em seguida, das idéias centrais da teoria psicogenética piagetiana e de suas vertentes funcionalista e sócio-interacionista e comenta, por fim, a tendência das pesquisas sobre os conhecimentos sociais e conteúdos escolares, levantando suas contribuições para a educação escolar.The paper approaches the relationships between Psychology and Education, especially taking the psychogenetic perspective s theories, which enriched the Psychology as much as the Education field. After brief record of the psychological studies of the human development and pointing out the several phases which constituted the Psychology of the Development, the paper deals with the central ideas of Piaget s psychogenetic theory and its functionalist and social-interactionist views. Finally, it comments the tendency of the researches on the social knowledge and school contents, pointing out their contributions for the school education.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade de Brasília (UnB), Instituto de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite [UNESP]2014-05-20T15:13:36Z2014-05-20T15:13:36Z2005-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article289-296application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300005Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 21, n. 3, p. 289-296, 2005.0102-3772http://hdl.handle.net/11449/2884710.1590/S0102-37722005000300005S0102-37722005000300005S0102-37722005000300005.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Teoria e Pesquisa0,128info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28847Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:42:53.851931Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolar
Contributions from the psychogenetic research for the school education
title Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolar
spellingShingle Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolar
Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite [UNESP]
relações Psicologia-Educação
perspectiva psicogenética
pesquisa psicogenética
educação escolar
Psychology-Education relationships
psychogenetic perspective
psychogenetic research
school education
title_short Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolar
title_full Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolar
title_fullStr Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolar
title_full_unstemmed Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolar
title_sort Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolar
author Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite [UNESP]
author_facet Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv relações Psicologia-Educação
perspectiva psicogenética
pesquisa psicogenética
educação escolar
Psychology-Education relationships
psychogenetic perspective
psychogenetic research
school education
topic relações Psicologia-Educação
perspectiva psicogenética
pesquisa psicogenética
educação escolar
Psychology-Education relationships
psychogenetic perspective
psychogenetic research
school education
description O artigo aborda as relações entre a Psicologia e a Educação, tomando especialmente a perspectiva psicogenética, cujas teorias enriquecem tanto a Psicologia quanto a Educação. Apresenta, inicialmente, breve histórico dos estudos psicológicos do desenvolvimento humano, salientando as várias fases pelas quais se constituiu a Psicologia do Desenvolvimento. Trata, em seguida, das idéias centrais da teoria psicogenética piagetiana e de suas vertentes funcionalista e sócio-interacionista e comenta, por fim, a tendência das pesquisas sobre os conhecimentos sociais e conteúdos escolares, levantando suas contribuições para a educação escolar.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
2014-05-20T15:13:36Z
2014-05-20T15:13:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300005
Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 21, n. 3, p. 289-296, 2005.
0102-3772
http://hdl.handle.net/11449/28847
10.1590/S0102-37722005000300005
S0102-37722005000300005
S0102-37722005000300005.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300005
http://hdl.handle.net/11449/28847
identifier_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 21, n. 3, p. 289-296, 2005.
0102-3772
10.1590/S0102-37722005000300005
S0102-37722005000300005
S0102-37722005000300005.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa
0,128
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 289-296
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128690866880512