O uso de grupos focais na avaliação de um serviço de saúde mental na atenção primária de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Andressa Laís [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144434
Resumo: O grupo focal é um método de pesquisa qualitativa que reúne sujeitos que possuam alguma relação ou característica comum, utilizado a fim de apreender conteúdos a partir da discussão de um tema específico. Embora amplamente utilizado com adultos, tal técnica é pouco explorada em pesquisas com crianças, sendo restritas as referências literárias que abordem o assunto. As construções do trabalho teórico, do caminho metodológico da pesquisa empírica e das análises realizadas nessa dissertação, tiveram como base a perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica, sobretudo na concepção do desenvolvimento psíquico infantil. A presente dissertação tem como objeto de estudo a fundamentação e o desenvolvimento da utilização da técnica de grupo focal com crianças, enquanto meio de inclusão desses sujeitos como participantes ativos em investigações qualitativas, valorizando os conteúdos produzidos por seus discursos, sobretudo na avaliação de um serviço público de saúde mental infantojuvenil, inserido na atenção primária de saúde. Foi realizado o levantamento de informações institucionais para identificação de crianças entre oito e dez anos de idade que, segundo os critérios de inclusão na pesquisa, constituiriam dois grupos focais distintos, um com crianças que já haviam se desvinculado do serviço de saúde mental infantojuvenil e outro formado por crianças que permaneciam em processos psicoterápicos no serviço. O primeiro, Grupo A, contou com a participação de três crianças no primeiro encontro e duas no segundo e, no Grupo B, participaram sete crianças reunidas em um único encontro. A análise dos conteúdos produzidos em ambos os grupos foi realizada a partir de três temáticas: (A) Condições de desenvolvimento psíquico e necessidades de cuidado em saúde mental; (B) A técnica qualitativa de grupo focal infantil e; (C) Avaliação do serviço de saúde mental infantojuvenil. Com base nos resultados foi constatado que o comportamento das crianças e os diálogos por elas produzidos refletem o momento em seu desenvolvimento psíquico, suas experiências de vida e o cuidado que estes sujeitos demandam em saúde mental. Verificou-se que a técnica de grupo focal se configura um meio de captar o discurso da criança, reconhecendo o direito à participação ativa desses sujeitos em pesquisas qualitativas ao valorizar suas concepções. Também foi identificado que as características referentes à técnica foram condizentes com aqueles apontados nas publicações literárias existentes a respeito do tema, as atividades lúdicas e a moderação dos grupos influenciam significativamente na produção de conteúdos em pesquisas com crianças. Em relação à avaliação qualitativa do serviço, o discurso das crianças se manteve direcionado à descrição de aspectos concretos relacionados ao espaço físico e à dinâmica dos atendimentos psicoterápicos por elas vivenciados, sem o aprofundamento do processo mais complexo que o envolve.
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A presente dissertação tem como objeto de estudo a fundamentação e o desenvolvimento da utilização da técnica de grupo focal com crianças, enquanto meio de inclusão desses sujeitos como participantes ativos em investigações qualitativas, valorizando os conteúdos produzidos por seus discursos, sobretudo na avaliação de um serviço público de saúde mental infantojuvenil, inserido na atenção primária de saúde. Foi realizado o levantamento de informações institucionais para identificação de crianças entre oito e dez anos de idade que, segundo os critérios de inclusão na pesquisa, constituiriam dois grupos focais distintos, um com crianças que já haviam se desvinculado do serviço de saúde mental infantojuvenil e outro formado por crianças que permaneciam em processos psicoterápicos no serviço. O primeiro, Grupo A, contou com a participação de três crianças no primeiro encontro e duas no segundo e, no Grupo B, participaram sete crianças reunidas em um único encontro. A análise dos conteúdos produzidos em ambos os grupos foi realizada a partir de três temáticas: (A) Condições de desenvolvimento psíquico e necessidades de cuidado em saúde mental; (B) A técnica qualitativa de grupo focal infantil e; (C) Avaliação do serviço de saúde mental infantojuvenil. Com base nos resultados foi constatado que o comportamento das crianças e os diálogos por elas produzidos refletem o momento em seu desenvolvimento psíquico, suas experiências de vida e o cuidado que estes sujeitos demandam em saúde mental. Verificou-se que a técnica de grupo focal se configura um meio de captar o discurso da criança, reconhecendo o direito à participação ativa desses sujeitos em pesquisas qualitativas ao valorizar suas concepções. Também foi identificado que as características referentes à técnica foram condizentes com aqueles apontados nas publicações literárias existentes a respeito do tema, as atividades lúdicas e a moderação dos grupos influenciam significativamente na produção de conteúdos em pesquisas com crianças. Em relação à avaliação qualitativa do serviço, o discurso das crianças se manteve direcionado à descrição de aspectos concretos relacionados ao espaço físico e à dinâmica dos atendimentos psicoterápicos por elas vivenciados, sem o aprofundamento do processo mais complexo que o envolve.The focus group is a method of qualitative research that brings together individuals who have some relation or common trait used to grasp content from the discussion of a particular topic. Although widely used with adults, this technique is little explored in research with children, being restricted literary references that address the issue. The buildings of the theoretical work of a methodology of empirical research and analyzes in this dissertation were based on the perspective of the Socio-Historical Psychology, especially in the design of children's mental development. This work has as object of study the reasons and the development of the use of focus group technique with children, as a means of including such subjects as active participants in qualitative research, valuing the content produced by his speeches, especially in the evaluation of a service public infant juvenile mental health, inserted into the primary health care. We conducted a survey of institutional information to identify children between eight and ten years of age, according to the criteria for inclusion in the research, constitute two separate focus groups with children who had already disconnected the infant juvenile mental health service and other formed by children who remained in psychotherapeutic processes in service. The first Group A, with the participation of three children in the first meeting and two in the second and in Group B, participated seven children gathered in one meeting. The analysis of the content produced in both groups was carried out from three themes: (A) Conditions of psychic development and care needs in mental health; (B) The qualitative technique of child and focus group; (C) Evaluation of infantojuvenil mental health service. Based on the results it was found that the behavior of children and the dialogues they produce reflect the time in their psychological development, life experiences and the care that these subjects require mental health. It was found that the focus group technique configures a means to capture the speech of the child, recognizing the right to active participation of these individuals in qualitative research to value their ideas. It was also identified that related to technical characteristics were consistent with those indicated in the existing literary publications on the subject, the play activities and moderation of groups significantly influence the production of content in research with children. Regarding the qualitative evaluation of the service, the speech of children remained directed to the description of specific aspects related to the physical space and the dynamics of psychotherapeutic care for them experienced without the deepening of the most complex process that involves.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martin, Sueli Terezinha Ferrero [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Andressa Laís [UNESP]2016-10-25T17:53:40Z2016-10-25T17:53:40Z2016-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14443400087472333004064078P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-04T13:10:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144434Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-04T13:10:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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