Concepções de candidatos à pós-graduação em Química sobre a estabilidade de ligações iônicas e suas relações com a bibliografia do programa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hernandez, Gabriella Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214029
Resumo: Trabalhos da literatura apontam que vestibulandos e candidatos a pós-graduação em Química ou áreas afins não apresentam concepções cientificamente adequadas sobre a estabilidade da ligação iônica. Dentre os principais problemas encontrados pode-se citar a relação entre a estabilidade de um composto iônico com a regra do octeto e a dificuldade de se entender a importância da energia de rede para a formação de uma ligação iônica. Fundamentado nessa temática e partindo do pressuposto de que uma das fontes geradoras de concepções alternativas são os livros didáticos, este trabalho objetivou verificar se há alguma correlação entre as justificativas apresentadas pelos candidatos à pós-graduação e a bibliografia base sugerida no edital de seleção do programa. Para cumprir esse objetivo foi desenvolvida uma pesquisa quali-quantitativa documental, sendo os dados tratados por meio das premissas da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que os livros não apresentam uma concepção completamente adequada sobre a estabilidade da ligação iônica e que as respostas dos candidatos a pós-graduandos apresentam relação com os livros referência, apesar da categoria com maior ocorrência, a regra do octeto como fator de estabilidade para a ligação iônica, não aparecer em um dos livros. Além disso, pode-se perceber semelhanças entre as justificativas nos dois livros referência, sendo a única diferença entre eles a categoria que atrela a estabilidade da ligação iônica à regra do octeto.
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