O uso de atividades experimentais de demonstração para a aprendizagem de eletromagnetismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Everaldo Rogério dos [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/120996
Resumo: This research aimed to verify if the use of experimental demonstration activities through an approach that employed discursive patterns that provided social interaction in the classroom, provided the students motivation to participate in activities and learn the worked contents. The students of this research were twenty four in a Guaratinguetá's school, aged between 19 and 24 years. The instruments of analysis were transcripts of conversations that occurred between student / teacher and student / student and also the studes s answers to a evaluative questionnaire. In order to support this analysis, we used the Vygotsky Social Historical theory . The results showed that the use of demonstration activities, following an approach that used discursive patterns that enabled the social interaction between teacher and students and among students, motivated students to learn the worked contents
id UNSP_76f1cd37cfab15e77312b584304f6070
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/120996
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso de atividades experimentais de demonstração para a aprendizagem de eletromagnetismoFísica - Estudo e ensinoEletromagnetismoMotivação na educaçãoPhysics Study and teachingThis research aimed to verify if the use of experimental demonstration activities through an approach that employed discursive patterns that provided social interaction in the classroom, provided the students motivation to participate in activities and learn the worked contents. The students of this research were twenty four in a Guaratinguetá's school, aged between 19 and 24 years. The instruments of analysis were transcripts of conversations that occurred between student / teacher and student / student and also the studes s answers to a evaluative questionnaire. In order to support this analysis, we used the Vygotsky Social Historical theory . The results showed that the use of demonstration activities, following an approach that used discursive patterns that enabled the social interaction between teacher and students and among students, motivated students to learn the worked contentsEsta pesquisa buscou verificar se a utilização de atividades experimentais de demonstração, mediante a uma abordagem que empregou padrões discursivos que propiciaram a interação social em sala de aula, propiciou motivação nos alunos em participarem das atividades desenvolvidas e aprenderem os conteúdos trabalhados. Os sujeitos da pesquisa foram vinte e quatro alunos de uma escola técnica de Guaratinguetá-SP, com idades entre 19 e 24 anos. Os instrumentos de análise foram as transcrições dos diálogos ocorridas entre aluno/professor e aluno/aluno, bem como as respostas dos alunos a um questionário avaliativo. Para fundamentar essa análise, foi utilizada a teoria sócio histórica de Vigotski. Os resultados mostraram que o uso de atividades experimentais de demonstração, mediante uma abordagem que utilizou padrões discursivos que viabilizou a interação social entre professor e alunos, bem como entre os alunos, gerou motivação nesses últimos em aprenderem os conteúdos trabalhadosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Assis, Alice [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Everaldo Rogério dos [UNESP]2015-03-23T15:28:20Z2015-03-23T15:28:20Z2013-05-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis48 f.application/pdfSANTOS, Everaldo Rogério dos. O uso de atividades experimentais de demonstração para a aprendizagem de eletromagnetismo. 2013. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2013.http://hdl.handle.net/11449/120996000735353000735353.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T17:50:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120996Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:12:12.281771Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de atividades experimentais de demonstração para a aprendizagem de eletromagnetismo
title O uso de atividades experimentais de demonstração para a aprendizagem de eletromagnetismo
spellingShingle O uso de atividades experimentais de demonstração para a aprendizagem de eletromagnetismo
Santos, Everaldo Rogério dos [UNESP]
Física - Estudo e ensino
Eletromagnetismo
Motivação na educação
Physics Study and teaching
title_short O uso de atividades experimentais de demonstração para a aprendizagem de eletromagnetismo
title_full O uso de atividades experimentais de demonstração para a aprendizagem de eletromagnetismo
title_fullStr O uso de atividades experimentais de demonstração para a aprendizagem de eletromagnetismo
title_full_unstemmed O uso de atividades experimentais de demonstração para a aprendizagem de eletromagnetismo
title_sort O uso de atividades experimentais de demonstração para a aprendizagem de eletromagnetismo
author Santos, Everaldo Rogério dos [UNESP]
author_facet Santos, Everaldo Rogério dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assis, Alice [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Everaldo Rogério dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Eletromagnetismo
Motivação na educação
Physics Study and teaching
topic Física - Estudo e ensino
Eletromagnetismo
Motivação na educação
Physics Study and teaching
description This research aimed to verify if the use of experimental demonstration activities through an approach that employed discursive patterns that provided social interaction in the classroom, provided the students motivation to participate in activities and learn the worked contents. The students of this research were twenty four in a Guaratinguetá's school, aged between 19 and 24 years. The instruments of analysis were transcripts of conversations that occurred between student / teacher and student / student and also the studes s answers to a evaluative questionnaire. In order to support this analysis, we used the Vygotsky Social Historical theory . The results showed that the use of demonstration activities, following an approach that used discursive patterns that enabled the social interaction between teacher and students and among students, motivated students to learn the worked contents
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-13
2015-03-23T15:28:20Z
2015-03-23T15:28:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Everaldo Rogério dos. O uso de atividades experimentais de demonstração para a aprendizagem de eletromagnetismo. 2013. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/120996
000735353
000735353.pdf
identifier_str_mv SANTOS, Everaldo Rogério dos. O uso de atividades experimentais de demonstração para a aprendizagem de eletromagnetismo. 2013. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2013.
000735353
000735353.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/120996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 48 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128479144706048