Ilha rá-tim-bum: abordagem semiótica por uma tv educativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/89430 |
Resumo: | Neste trabalho dimensiona-se a relevância social da televisão, no cenário da comunicação midiática brasileira para a formação responsável de crianças e jovens. Apontam-se os entraves ao uso educativo dessa mídia. Um estudo sobre o seriado televisivo infanto-juvenil Ilha Rá-tim-bum, exibido pela Tv Cultura, oferece reflexões acerca da manipulação dos diversos saberes necessários para a transmissão de conceitos didáticos. A análise do percurso gerativo do sentido contido no enunciado, realizada com a aplicação do ferramental científico disponibilizado pela teoria semiótica greimasiana, pontua acertos e deslizes, na veiculação dos conceitos educativos. Entrevistas com elementos da equipe de produção revelam o saber fazer edificado por intermédio da experiência da emissora com a produção de textos televisivos para esse público e permitem reconhecer a origem dos problemas delineados pela abordagem semiótica. Avalia-se, por meio de sondagem conduzida, como os pais acompanham o conteúdo ao qual seus filhos se submetem ao assistirem televisão e a percepção que as crianças têm do Ilha. Apresentam-se ainda sugestões de caráter político e social para melhoria do contexto midiático delimitado e identificam-se algumas opções de disciplinas, para formação de profissionais habilitados a atuarem nesse segmento. |
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Ilha rá-tim-bum: abordagem semiótica por uma tv educativaCriançasSemioticaTelevisãoEducomunicaçãoProgramas infantísChildSemioticsEducationCommunicationTV programsNeste trabalho dimensiona-se a relevância social da televisão, no cenário da comunicação midiática brasileira para a formação responsável de crianças e jovens. Apontam-se os entraves ao uso educativo dessa mídia. Um estudo sobre o seriado televisivo infanto-juvenil Ilha Rá-tim-bum, exibido pela Tv Cultura, oferece reflexões acerca da manipulação dos diversos saberes necessários para a transmissão de conceitos didáticos. A análise do percurso gerativo do sentido contido no enunciado, realizada com a aplicação do ferramental científico disponibilizado pela teoria semiótica greimasiana, pontua acertos e deslizes, na veiculação dos conceitos educativos. Entrevistas com elementos da equipe de produção revelam o saber fazer edificado por intermédio da experiência da emissora com a produção de textos televisivos para esse público e permitem reconhecer a origem dos problemas delineados pela abordagem semiótica. Avalia-se, por meio de sondagem conduzida, como os pais acompanham o conteúdo ao qual seus filhos se submetem ao assistirem televisão e a percepção que as crianças têm do Ilha. Apresentam-se ainda sugestões de caráter político e social para melhoria do contexto midiático delimitado e identificam-se algumas opções de disciplinas, para formação de profissionais habilitados a atuarem nesse segmento.The social relevance of television in Brazilian society is presented in this dissertation that deals with how this mass medium should be used responsibly to develop a knowledge base and a practical moral compass in our children and youth. In addition, the impediments encountered in the educational use of television programming are highlighted. In particular, a study of Ilha Rá-tim-bum, a TV series for children, broadcasted by TV Cultura, provides a model to appraise how different sources of knowledge can be combined to communicate didactic concepts. On the other hand, a semiotic approach reveals the program's failures and highlights procedures that should be avoided in future productions. Interviews with members of the production team show how they handled this production process. Feedback from parents and children are used to investigate whether parents supervise what their children watch on TV and to understand what perceptions the children themselves have of the Ilha. A collection of suggestions for political and social actions encourages society to demand that the government and the station's owners improve and guarantee future quality programming for children on Brazilian TV. Lastly, some references for graduate courses to enhance the professional abilities of practitioners in this field are offered.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)D'Ávila, Nícia Ribas [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de [UNESP]2014-06-11T19:24:03Z2014-06-11T19:24:03Z2005-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis216 p. : il. + 1 CD-ROMapplication/pdfALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de. Ilha rá-tim-bum: abordagem semiótica por uma tv educativa. 2005. 216 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2005.http://hdl.handle.net/11449/89430000321614almeida_lbc_me_bauru.pdf33004056081P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:27:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89430Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:49:19.332048Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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