Ilha rá-tim-bum: abordagem semiótica por uma tv educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/89430
Resumo: Neste trabalho dimensiona-se a relevância social da televisão, no cenário da comunicação midiática brasileira para a formação responsável de crianças e jovens. Apontam-se os entraves ao uso educativo dessa mídia. Um estudo sobre o seriado televisivo infanto-juvenil Ilha Rá-tim-bum, exibido pela Tv Cultura, oferece reflexões acerca da manipulação dos diversos saberes necessários para a transmissão de conceitos didáticos. A análise do percurso gerativo do sentido contido no enunciado, realizada com a aplicação do ferramental científico disponibilizado pela teoria semiótica greimasiana, pontua acertos e deslizes, na veiculação dos conceitos educativos. Entrevistas com elementos da equipe de produção revelam o saber fazer edificado por intermédio da experiência da emissora com a produção de textos televisivos para esse público e permitem reconhecer a origem dos problemas delineados pela abordagem semiótica. Avalia-se, por meio de sondagem conduzida, como os pais acompanham o conteúdo ao qual seus filhos se submetem ao assistirem televisão e a percepção que as crianças têm do Ilha. Apresentam-se ainda sugestões de caráter político e social para melhoria do contexto midiático delimitado e identificam-se algumas opções de disciplinas, para formação de profissionais habilitados a atuarem nesse segmento.
id UNSP_774ac0ef7d8f4dc4315e6feda9a41862
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89430
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ilha rá-tim-bum: abordagem semiótica por uma tv educativaCriançasSemioticaTelevisãoEducomunicaçãoProgramas infantísChildSemioticsEducationCommunicationTV programsNeste trabalho dimensiona-se a relevância social da televisão, no cenário da comunicação midiática brasileira para a formação responsável de crianças e jovens. Apontam-se os entraves ao uso educativo dessa mídia. Um estudo sobre o seriado televisivo infanto-juvenil Ilha Rá-tim-bum, exibido pela Tv Cultura, oferece reflexões acerca da manipulação dos diversos saberes necessários para a transmissão de conceitos didáticos. A análise do percurso gerativo do sentido contido no enunciado, realizada com a aplicação do ferramental científico disponibilizado pela teoria semiótica greimasiana, pontua acertos e deslizes, na veiculação dos conceitos educativos. Entrevistas com elementos da equipe de produção revelam o saber fazer edificado por intermédio da experiência da emissora com a produção de textos televisivos para esse público e permitem reconhecer a origem dos problemas delineados pela abordagem semiótica. Avalia-se, por meio de sondagem conduzida, como os pais acompanham o conteúdo ao qual seus filhos se submetem ao assistirem televisão e a percepção que as crianças têm do Ilha. Apresentam-se ainda sugestões de caráter político e social para melhoria do contexto midiático delimitado e identificam-se algumas opções de disciplinas, para formação de profissionais habilitados a atuarem nesse segmento.The social relevance of television in Brazilian society is presented in this dissertation that deals with how this mass medium should be used responsibly to develop a knowledge base and a practical moral compass in our children and youth. In addition, the impediments encountered in the educational use of television programming are highlighted. In particular, a study of Ilha Rá-tim-bum, a TV series for children, broadcasted by TV Cultura, provides a model to appraise how different sources of knowledge can be combined to communicate didactic concepts. On the other hand, a semiotic approach reveals the program's failures and highlights procedures that should be avoided in future productions. Interviews with members of the production team show how they handled this production process. Feedback from parents and children are used to investigate whether parents supervise what their children watch on TV and to understand what perceptions the children themselves have of the Ilha. A collection of suggestions for political and social actions encourages society to demand that the government and the station's owners improve and guarantee future quality programming for children on Brazilian TV. Lastly, some references for graduate courses to enhance the professional abilities of practitioners in this field are offered.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)D'Ávila, Nícia Ribas [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de [UNESP]2014-06-11T19:24:03Z2014-06-11T19:24:03Z2005-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis216 p. : il. + 1 CD-ROMapplication/pdfALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de. Ilha rá-tim-bum: abordagem semiótica por uma tv educativa. 2005. 216 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2005.http://hdl.handle.net/11449/89430000321614almeida_lbc_me_bauru.pdf33004056081P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:27:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89430Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:49:19.332048Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ilha rá-tim-bum: abordagem semiótica por uma tv educativa
title Ilha rá-tim-bum: abordagem semiótica por uma tv educativa
spellingShingle Ilha rá-tim-bum: abordagem semiótica por uma tv educativa
Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de [UNESP]
Crianças
Semiotica
Televisão
Educomunicação
Programas infantís
Child
Semiotics
Education
Communication
TV programs
title_short Ilha rá-tim-bum: abordagem semiótica por uma tv educativa
title_full Ilha rá-tim-bum: abordagem semiótica por uma tv educativa
title_fullStr Ilha rá-tim-bum: abordagem semiótica por uma tv educativa
title_full_unstemmed Ilha rá-tim-bum: abordagem semiótica por uma tv educativa
title_sort Ilha rá-tim-bum: abordagem semiótica por uma tv educativa
author Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de [UNESP]
author_facet Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv D'Ávila, Nícia Ribas [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Semiotica
Televisão
Educomunicação
Programas infantís
Child
Semiotics
Education
Communication
TV programs
topic Crianças
Semiotica
Televisão
Educomunicação
Programas infantís
Child
Semiotics
Education
Communication
TV programs
description Neste trabalho dimensiona-se a relevância social da televisão, no cenário da comunicação midiática brasileira para a formação responsável de crianças e jovens. Apontam-se os entraves ao uso educativo dessa mídia. Um estudo sobre o seriado televisivo infanto-juvenil Ilha Rá-tim-bum, exibido pela Tv Cultura, oferece reflexões acerca da manipulação dos diversos saberes necessários para a transmissão de conceitos didáticos. A análise do percurso gerativo do sentido contido no enunciado, realizada com a aplicação do ferramental científico disponibilizado pela teoria semiótica greimasiana, pontua acertos e deslizes, na veiculação dos conceitos educativos. Entrevistas com elementos da equipe de produção revelam o saber fazer edificado por intermédio da experiência da emissora com a produção de textos televisivos para esse público e permitem reconhecer a origem dos problemas delineados pela abordagem semiótica. Avalia-se, por meio de sondagem conduzida, como os pais acompanham o conteúdo ao qual seus filhos se submetem ao assistirem televisão e a percepção que as crianças têm do Ilha. Apresentam-se ainda sugestões de caráter político e social para melhoria do contexto midiático delimitado e identificam-se algumas opções de disciplinas, para formação de profissionais habilitados a atuarem nesse segmento.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03-14
2014-06-11T19:24:03Z
2014-06-11T19:24:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de. Ilha rá-tim-bum: abordagem semiótica por uma tv educativa. 2005. 216 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/89430
000321614
almeida_lbc_me_bauru.pdf
33004056081P4
identifier_str_mv ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de. Ilha rá-tim-bum: abordagem semiótica por uma tv educativa. 2005. 216 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2005.
000321614
almeida_lbc_me_bauru.pdf
33004056081P4
url http://hdl.handle.net/11449/89430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 216 p. : il. + 1 CD-ROM
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129361709105152