Análise das propriedades psicométricas da versão brasileira do instrumento Children’s Anxiety Questionnaire em crianças no momento pré-operatório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Elisângela Barbosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217742
Resumo: Introdução: Todo processo de doença na criança gera ansiedade e apreensão nos pais, ainda mais quando há indicação de tratamento cirúrgico. Esta ansiedade é passada aos filhos que chegam ao hospital amedrontados, tornando a entrada ao centro cirúrgico muito traumática para a criança, os pais, e a equipe da saúde como um todo. A criança hospitalizada tem seu comportamento modificado de acordo com a sua faixa etária, o ambiente, a presença de indivíduos desconhecidos e os procedimentos invasivos vivenciados e/ou observados em outros pacientes. A linguagem adequada ao mundo infantil é necessária na avaliação pré-operatória dos pacientes pediátricos além de ser importante o investimento em estratégias próprias à infância a fim de que a criança compreenda a situação em que está inserida amenizando a realidade. Grande quantidade de pesquisas tem sido realizada com o uso de instrumentos de medida em outros idiomas, demonstrando a importância da tradução, adaptação cultural e validação. O processo de validação de um instrumento deve ser realizado afim de garantir a consistência entre o instrumento original e sua versão traduzida. A análise das propriedades psicométricas avalia se o instrumento adaptado pode ser considerado válido para o contexto em que será utilizado apresentando desempenho equivalente ao original. Objetivo: Analisar as propriedades psicométricas da versão brasileira do Children’s Anxiety Questionnaire para utilização em crianças no pré-operatório. Método: Trata-se de um estudo metodológico em um hospital de nível secundário de um município do interior de São Paulo. Foram incluídas na amostra 83 crianças de 06 a 14 anos, com programação para realização de procedimento cirúrgico, foram aplicados o Questionário Sociodemográfico, o instrumento a ser validado Children’s Anxiety Questionnaire e o instrumento utilizado como “padrão ouro” Escala Visual Analógica optou-se pela análise de confiabilidade através da consistência interna onde o coeficiente alfa de Cronbach foi utilizado como medida, e pela validade de critério que foi analisada por um coeficiente de correlação, obtida através da comparação do resultado dos instrumentos. Resultados: Na amostra constituída por 83 crianças divididas em 02 grupos por faixa etária de 06 a 08 anos – incluídas no estudo original - e de 09 a 14 anos, foi observada uma maior consistência interna no grupo de crianças maiores, no entanto, o valor do Alfa de Cronbach mostra uma consistência moderada quando analisado os escores do grupo total, como poucas diferenças entre os subgrupos. Na análise da validade de critério, os escores da Escala Visual Analógica aumentaram à medida que os escores do Children’s Anxiety Questionnaire aumentaram, com associação estatística positiva nos dois subgrupos e no grupo geral. Conclusão: O Children’s Anxiety Questionnaire – versão português brasileiro mostrou-se um instrumento com consistência satisfatória e válida quando comparado a Escala Visual Analógica para a avaliação de ansiedade de crianças entre 06 a 14 anos em situação de pré-operatório. A sua aplicação rápida e de simples compreensão inclusive em crianças pequenas tornam o CAQ um instrumento que pode ser utilizado pelos enfermeiros assim como por outros profissionais da saúde.
id UNSP_778d328b2a1a6f96375930ba2cedc159
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217742
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise das propriedades psicométricas da versão brasileira do instrumento Children’s Anxiety Questionnaire em crianças no momento pré-operatórioPsychometric proprieties analysis of Brazilian version instrument Children’s Anxiety Questionnaire on children on the pre-operatory statePsicometriaCriançaAnsiedadePeríodo pré-operatórioPsychometryChildAnxietyPreoperative periodIntrodução: Todo processo de doença na criança gera ansiedade e apreensão nos pais, ainda mais quando há indicação de tratamento cirúrgico. Esta ansiedade é passada aos filhos que chegam ao hospital amedrontados, tornando a entrada ao centro cirúrgico muito traumática para a criança, os pais, e a equipe da saúde como um todo. A criança hospitalizada tem seu comportamento modificado de acordo com a sua faixa etária, o ambiente, a presença de indivíduos desconhecidos e os procedimentos invasivos vivenciados e/ou observados em outros pacientes. A linguagem adequada ao mundo infantil é necessária na avaliação pré-operatória dos pacientes pediátricos além de ser importante o investimento em estratégias próprias à infância a fim de que a criança compreenda a situação em que está inserida amenizando a realidade. Grande quantidade de pesquisas tem sido realizada com o uso de instrumentos de medida em outros idiomas, demonstrando a importância da tradução, adaptação cultural e validação. O processo de validação de um instrumento deve ser realizado afim de garantir a consistência entre o instrumento original e sua versão traduzida. A análise das propriedades psicométricas avalia se o instrumento adaptado pode ser considerado válido para o contexto em que será utilizado apresentando desempenho equivalente ao original. Objetivo: Analisar as propriedades psicométricas da versão brasileira do Children’s Anxiety Questionnaire para utilização em crianças no pré-operatório. Método: Trata-se de um estudo metodológico em um hospital de nível secundário de um município do interior de São Paulo. Foram incluídas na amostra 83 crianças de 06 a 14 anos, com programação para realização de procedimento cirúrgico, foram aplicados o Questionário Sociodemográfico, o instrumento a ser validado Children’s Anxiety Questionnaire e o instrumento utilizado como “padrão ouro” Escala Visual Analógica optou-se pela análise de confiabilidade através da consistência interna onde o coeficiente alfa de Cronbach foi utilizado como medida, e pela validade de critério que foi analisada por um coeficiente de correlação, obtida através da comparação do resultado dos instrumentos. Resultados: Na amostra constituída por 83 crianças divididas em 02 grupos por faixa etária de 06 a 08 anos – incluídas no estudo original - e de 09 a 14 anos, foi observada uma maior consistência interna no grupo de crianças maiores, no entanto, o valor do Alfa de Cronbach mostra uma consistência moderada quando analisado os escores do grupo total, como poucas diferenças entre os subgrupos. Na análise da validade de critério, os escores da Escala Visual Analógica aumentaram à medida que os escores do Children’s Anxiety Questionnaire aumentaram, com associação estatística positiva nos dois subgrupos e no grupo geral. Conclusão: O Children’s Anxiety Questionnaire – versão português brasileiro mostrou-se um instrumento com consistência satisfatória e válida quando comparado a Escala Visual Analógica para a avaliação de ansiedade de crianças entre 06 a 14 anos em situação de pré-operatório. A sua aplicação rápida e de simples compreensão inclusive em crianças pequenas tornam o CAQ um instrumento que pode ser utilizado pelos enfermeiros assim como por outros profissionais da saúde.Introduction: All disease process in a child brings anxiety and apprehension to their parents, even more, when there is an indication of surgical treatment. This anxiety is passed through to their children, that arrive frightened at the hospital, making their entry to the surgical center a lot more traumatic to the child, the parents, and the health team as a whole. The behavior of the hospitalized child is modified according to their age group, the environment, the presence of unknown individuals, and the invasive procedures experienced and/or observed on other patients. The appropriated language to children’s world is necessary for the pediatric patients’ preoperative evaluation, in addition to being important the investment on childhood strategies, so that the child understands the situation in which he or she is inserted, softening the reality. Most of the research has been using measurement instruments in other idioms, demonstrating the importance of translation, cultural adaptation, and validation. The validation process of an instrument must be accomplished to ensure consistency between the original instrument and its translated version. The psychometric properties analysis evaluates if the adapted instrument can be considered valid to the context it will be used, presenting equivalent performance to the original. Objective: To analyze the psychometric properties of the Brazilian version Children’s Anxiety Questionnaire to use it on preoperative children. Method: This is a methodological study made inland municipality of São Paulo secondary level hospital. It was included in the sample 83 children who had 6 to 14 years old, scheduled with surgical procedure realization, were applied the Sociodemographic Questionnaire, the instrument to be validated Children’s Anxiety Questionnaire and the instrument used as “gold standard” Analogical Visual Scale we opted for the reliability analysis through internal consistency where the Cronbach’s alpha coefficient was used as a measure, and by criteria validity that was analyzed by a correlation coefficient, obtained by comparing the results of the instruments. Results: In the sample consisting of 83 children divided into 2 groups by age group of 6 to 8 years old - included in the original study - and 9 to 14 years old, it was observed a bigger internal consistency in the group with older children, however, Cronbach’s Alpha value shows moderate consistency when the total group’s scores are analyzed, with little difference between the subgroups. In the criteria validity analysis, the Analogical Visual Scale scores increased as the Children’s Anxiety Questionnaire increased, with positive statistic association on both subgroups and the general group. Conclusion: The Children’s Anxiety Questionnaire - Portuguese Brazilian version - proved to be an instrument with valid and satisfactory consistency and when compared to the Analogic Visual Scale for the evaluation about the anxiety of children between 6 to 14 years old in preoperative situations. Its fast application and simple comprehension, including in small children, make the instrument good to be used by health professionals in many environments with different levels of stress.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Weber, Silke Anna Theresa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dias, Elisângela Barbosa2022-04-11T14:03:59Z2022-04-11T14:03:59Z2022-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21774233004064085P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-02T18:08:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217742Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-02T18:08:04Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das propriedades psicométricas da versão brasileira do instrumento Children’s Anxiety Questionnaire em crianças no momento pré-operatório
Psychometric proprieties analysis of Brazilian version instrument Children’s Anxiety Questionnaire on children on the pre-operatory state
title Análise das propriedades psicométricas da versão brasileira do instrumento Children’s Anxiety Questionnaire em crianças no momento pré-operatório
spellingShingle Análise das propriedades psicométricas da versão brasileira do instrumento Children’s Anxiety Questionnaire em crianças no momento pré-operatório
Dias, Elisângela Barbosa
Psicometria
Criança
Ansiedade
Período pré-operatório
Psychometry
Child
Anxiety
Preoperative period
title_short Análise das propriedades psicométricas da versão brasileira do instrumento Children’s Anxiety Questionnaire em crianças no momento pré-operatório
title_full Análise das propriedades psicométricas da versão brasileira do instrumento Children’s Anxiety Questionnaire em crianças no momento pré-operatório
title_fullStr Análise das propriedades psicométricas da versão brasileira do instrumento Children’s Anxiety Questionnaire em crianças no momento pré-operatório
title_full_unstemmed Análise das propriedades psicométricas da versão brasileira do instrumento Children’s Anxiety Questionnaire em crianças no momento pré-operatório
title_sort Análise das propriedades psicométricas da versão brasileira do instrumento Children’s Anxiety Questionnaire em crianças no momento pré-operatório
author Dias, Elisângela Barbosa
author_facet Dias, Elisângela Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Weber, Silke Anna Theresa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Elisângela Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Psicometria
Criança
Ansiedade
Período pré-operatório
Psychometry
Child
Anxiety
Preoperative period
topic Psicometria
Criança
Ansiedade
Período pré-operatório
Psychometry
Child
Anxiety
Preoperative period
description Introdução: Todo processo de doença na criança gera ansiedade e apreensão nos pais, ainda mais quando há indicação de tratamento cirúrgico. Esta ansiedade é passada aos filhos que chegam ao hospital amedrontados, tornando a entrada ao centro cirúrgico muito traumática para a criança, os pais, e a equipe da saúde como um todo. A criança hospitalizada tem seu comportamento modificado de acordo com a sua faixa etária, o ambiente, a presença de indivíduos desconhecidos e os procedimentos invasivos vivenciados e/ou observados em outros pacientes. A linguagem adequada ao mundo infantil é necessária na avaliação pré-operatória dos pacientes pediátricos além de ser importante o investimento em estratégias próprias à infância a fim de que a criança compreenda a situação em que está inserida amenizando a realidade. Grande quantidade de pesquisas tem sido realizada com o uso de instrumentos de medida em outros idiomas, demonstrando a importância da tradução, adaptação cultural e validação. O processo de validação de um instrumento deve ser realizado afim de garantir a consistência entre o instrumento original e sua versão traduzida. A análise das propriedades psicométricas avalia se o instrumento adaptado pode ser considerado válido para o contexto em que será utilizado apresentando desempenho equivalente ao original. Objetivo: Analisar as propriedades psicométricas da versão brasileira do Children’s Anxiety Questionnaire para utilização em crianças no pré-operatório. Método: Trata-se de um estudo metodológico em um hospital de nível secundário de um município do interior de São Paulo. Foram incluídas na amostra 83 crianças de 06 a 14 anos, com programação para realização de procedimento cirúrgico, foram aplicados o Questionário Sociodemográfico, o instrumento a ser validado Children’s Anxiety Questionnaire e o instrumento utilizado como “padrão ouro” Escala Visual Analógica optou-se pela análise de confiabilidade através da consistência interna onde o coeficiente alfa de Cronbach foi utilizado como medida, e pela validade de critério que foi analisada por um coeficiente de correlação, obtida através da comparação do resultado dos instrumentos. Resultados: Na amostra constituída por 83 crianças divididas em 02 grupos por faixa etária de 06 a 08 anos – incluídas no estudo original - e de 09 a 14 anos, foi observada uma maior consistência interna no grupo de crianças maiores, no entanto, o valor do Alfa de Cronbach mostra uma consistência moderada quando analisado os escores do grupo total, como poucas diferenças entre os subgrupos. Na análise da validade de critério, os escores da Escala Visual Analógica aumentaram à medida que os escores do Children’s Anxiety Questionnaire aumentaram, com associação estatística positiva nos dois subgrupos e no grupo geral. Conclusão: O Children’s Anxiety Questionnaire – versão português brasileiro mostrou-se um instrumento com consistência satisfatória e válida quando comparado a Escala Visual Analógica para a avaliação de ansiedade de crianças entre 06 a 14 anos em situação de pré-operatório. A sua aplicação rápida e de simples compreensão inclusive em crianças pequenas tornam o CAQ um instrumento que pode ser utilizado pelos enfermeiros assim como por outros profissionais da saúde.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-11T14:03:59Z
2022-04-11T14:03:59Z
2022-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217742
33004064085P5
url http://hdl.handle.net/11449/217742
identifier_str_mv 33004064085P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1810021390070317056