História em Jogo: orientações didáticas para o uso de um game no ensino de história para o 4º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Alexandre Augusto Castro de Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/153694
Resumo: Nossa pesquisa ocorreu em meio a um cotidiano permeado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), propondo-se a analisar games inicialmente não construídos com finalidades educacionais e seu uso enquanto possibilidade e estratégia pedagógica nas aulas de História de uma turma do 4º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual na cidade de Bauru S.P. sendo vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica da Faculdade de Ciências (UNESP/Bauru). Games são utilizados pelos alunos com finalidade de entretenimento possuindo vários aspectos de conceitos e fatos históricos transcritos em suas construções e compreensão de jogo gerando base de conhecimentos prévios que estes trazem às aulas. Tomando por ODA, Objeto Digital de Aprendizagem o game Minecraft de ampla utilização dos alunos fora do ambiente produzimos estratégias facilitadoras de seu uso pedagógico. Nossa pesquisa foi qualitativa do tipo participante e nosso percurso metodológico se deu da seguinte forma :1-) Pesquisa teórica e levantamento bibliográfico 2-) Levantamento inicial de dados via questionário com alunos, professora e equipe escolar 3-) Análise do currículo e materiais didáticos oficiais e suas relações com as TDIC na prática docente 4-) Construção de aplicação de sequência didática tendo ODA principal o jogo Minecraft 5-)Análise e discussão dos resultados 6-) Disponibilização do produto final na forma sequência didática digital de apoio para a utilização desse game em sala de aula. No decorrer deste trabalho foi possível aproximar objetivos curriculares da realidade dos alunos, articulando um uso dinâmico do game enquanto ODA não construído originalmente com finalidades educativas, mas que permeia o universo do ciberespaço no qual os alunos convivem cotidianamente.
id UNSP_782848fa23afa6ee9acacfa47c30f625
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/153694
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling História em Jogo: orientações didáticas para o uso de um game no ensino de história para o 4º ano do ensino fundamentalHistory in game: teaching guidelines for the use of a game in teaching history for the 4th year of elementary schoolGamesMinecraftHistoryElementary schoolFollowing teachingHistóriaAnos iniciais do ensino fundamentalSequência didáticaNossa pesquisa ocorreu em meio a um cotidiano permeado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), propondo-se a analisar games inicialmente não construídos com finalidades educacionais e seu uso enquanto possibilidade e estratégia pedagógica nas aulas de História de uma turma do 4º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual na cidade de Bauru S.P. sendo vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica da Faculdade de Ciências (UNESP/Bauru). Games são utilizados pelos alunos com finalidade de entretenimento possuindo vários aspectos de conceitos e fatos históricos transcritos em suas construções e compreensão de jogo gerando base de conhecimentos prévios que estes trazem às aulas. Tomando por ODA, Objeto Digital de Aprendizagem o game Minecraft de ampla utilização dos alunos fora do ambiente produzimos estratégias facilitadoras de seu uso pedagógico. Nossa pesquisa foi qualitativa do tipo participante e nosso percurso metodológico se deu da seguinte forma :1-) Pesquisa teórica e levantamento bibliográfico 2-) Levantamento inicial de dados via questionário com alunos, professora e equipe escolar 3-) Análise do currículo e materiais didáticos oficiais e suas relações com as TDIC na prática docente 4-) Construção de aplicação de sequência didática tendo ODA principal o jogo Minecraft 5-)Análise e discussão dos resultados 6-) Disponibilização do produto final na forma sequência didática digital de apoio para a utilização desse game em sala de aula. No decorrer deste trabalho foi possível aproximar objetivos curriculares da realidade dos alunos, articulando um uso dinâmico do game enquanto ODA não construído originalmente com finalidades educativas, mas que permeia o universo do ciberespaço no qual os alunos convivem cotidianamente.Our research was carried out in the midst of a daily life permeated by Digital Technologies of Information and Communication (TDIC), proposing to analyze games not initially built for educational purposes and its use as a possibility and pedagogical strategy in the History classes of a group of the 4th year of the elementary school of a state public school in the city of Bauru SP, being linked to the Professional Master's Program in Teaching for Basic Education of the Faculty of Sciences (UNESP / Bauru). Games are used by students for entertainment purpose possessing various aspects of historical concepts and facts transcribed in their constructions and understanding of the game generating the basis of previous knowledge that these bring to class. Taking by ODA, Digital Learning Object the game Minecraft of wide use of the students outside the environment we produced strategies facilitating its pedagogical use. Our research was qualitative of the participant type and our methodological course was as follows: 1-) Theoretical research and bibliographical survey 2-) Initial survey of data via questionnaire with students, teacher and school staff 3-) Curriculum analysis and official teaching materials and their relationship with the TDIC in teaching practice 4-) Construction of didactic sequence application having ODA main game Minecraft 5-) Analysis and discussion of the results 6-) Provision of the final product in the form digital didactic sequence of support for the use of this game in the classroom. During this work it was possible to approximate curricular objectives of the students' reality, articulating a dynamic use of the game as ODA not originally built for educational purposes, but that permeates the universe of cyberspace in which students live daily.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tezani, Thais Cristina Rodrigues [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Alexandre Augusto Castro de Souza2018-04-24T13:40:50Z2018-04-24T13:40:50Z2018-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15369400090057433004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-16T06:03:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153694Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:04:38.017162Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv História em Jogo: orientações didáticas para o uso de um game no ensino de história para o 4º ano do ensino fundamental
History in game: teaching guidelines for the use of a game in teaching history for the 4th year of elementary school
title História em Jogo: orientações didáticas para o uso de um game no ensino de história para o 4º ano do ensino fundamental
spellingShingle História em Jogo: orientações didáticas para o uso de um game no ensino de história para o 4º ano do ensino fundamental
Freitas, Alexandre Augusto Castro de Souza
Games
Minecraft
History
Elementary school
Following teaching
História
Anos iniciais do ensino fundamental
Sequência didática
title_short História em Jogo: orientações didáticas para o uso de um game no ensino de história para o 4º ano do ensino fundamental
title_full História em Jogo: orientações didáticas para o uso de um game no ensino de história para o 4º ano do ensino fundamental
title_fullStr História em Jogo: orientações didáticas para o uso de um game no ensino de história para o 4º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed História em Jogo: orientações didáticas para o uso de um game no ensino de história para o 4º ano do ensino fundamental
title_sort História em Jogo: orientações didáticas para o uso de um game no ensino de história para o 4º ano do ensino fundamental
author Freitas, Alexandre Augusto Castro de Souza
author_facet Freitas, Alexandre Augusto Castro de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tezani, Thais Cristina Rodrigues [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Alexandre Augusto Castro de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Games
Minecraft
History
Elementary school
Following teaching
História
Anos iniciais do ensino fundamental
Sequência didática
topic Games
Minecraft
History
Elementary school
Following teaching
História
Anos iniciais do ensino fundamental
Sequência didática
description Nossa pesquisa ocorreu em meio a um cotidiano permeado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), propondo-se a analisar games inicialmente não construídos com finalidades educacionais e seu uso enquanto possibilidade e estratégia pedagógica nas aulas de História de uma turma do 4º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual na cidade de Bauru S.P. sendo vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica da Faculdade de Ciências (UNESP/Bauru). Games são utilizados pelos alunos com finalidade de entretenimento possuindo vários aspectos de conceitos e fatos históricos transcritos em suas construções e compreensão de jogo gerando base de conhecimentos prévios que estes trazem às aulas. Tomando por ODA, Objeto Digital de Aprendizagem o game Minecraft de ampla utilização dos alunos fora do ambiente produzimos estratégias facilitadoras de seu uso pedagógico. Nossa pesquisa foi qualitativa do tipo participante e nosso percurso metodológico se deu da seguinte forma :1-) Pesquisa teórica e levantamento bibliográfico 2-) Levantamento inicial de dados via questionário com alunos, professora e equipe escolar 3-) Análise do currículo e materiais didáticos oficiais e suas relações com as TDIC na prática docente 4-) Construção de aplicação de sequência didática tendo ODA principal o jogo Minecraft 5-)Análise e discussão dos resultados 6-) Disponibilização do produto final na forma sequência didática digital de apoio para a utilização desse game em sala de aula. No decorrer deste trabalho foi possível aproximar objetivos curriculares da realidade dos alunos, articulando um uso dinâmico do game enquanto ODA não construído originalmente com finalidades educativas, mas que permeia o universo do ciberespaço no qual os alunos convivem cotidianamente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-24T13:40:50Z
2018-04-24T13:40:50Z
2018-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/153694
000900574
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/153694
identifier_str_mv 000900574
33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128454972932096