Os gritos na escola pública: uma breve análise em escolas marilienses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Silvio Silvério Feitosa de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243441
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender como os discentes e docentes de sociologia (e demais funcionários da escola) lidam com o grito dentro da escola pública, sendo este um fenômeno que faz parte da cultura escolar, se mostrando um tipo de violência escolar. Foi adotada a metodologia de pesquisa participativa de abordagem etnográfica e observação participante. As hipóteses levantadas são, do grito ser algo que faz parte da cultura escolar, e os docentes de sociologia não estão desnaturalizando e nem criando estratégias para lidar com esse fenômeno. Para teste estudo foi adotada a pesquisa participativa, de abordagem do tipo etnográfica, onde se colhe dados de ações, significados e relatos orais para conseguir gerar uma interpretação à luz de diversos autores e correntes teóricas sobre este fenômeno. Até o presente momento o grito foi pouco abordado pela academia, sendo, em geral, de áreas como psicologia, filosofia, fonoaudiologia e jornalismo, onde estes focam por um ponto de vista ensaístico, carecendo de pesquisa bibliográfica e de campo mais detalhadas. Após a análise e teorização dos dados, pode se concluir que os docentes abordados para esta pesquisa ainda apresentam dificuldades em criar estratégias para lidar com o grito em sala de aula, bem como não fazem a desnaturalização e estranhamento deste. Também é possível concluir que o grito tem relações com o autoritarismo, bem como compreender que tal faz parte da cultura das práticas escolares, aprendido no cotidiano por meio da observação, memórias e diálogo entre os pares.
id UNSP_782c1b79cc4c52b2b48888997fdb8dc9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243441
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os gritos na escola pública: uma breve análise em escolas mariliensesScreams in public school: a brief analysis in schools mariliensesCultura escolarEnsino de sociologiaGritoViolência escolarSchool cultureSociology teachingScreamSchool violenceEsta pesquisa tem por objetivo compreender como os discentes e docentes de sociologia (e demais funcionários da escola) lidam com o grito dentro da escola pública, sendo este um fenômeno que faz parte da cultura escolar, se mostrando um tipo de violência escolar. Foi adotada a metodologia de pesquisa participativa de abordagem etnográfica e observação participante. As hipóteses levantadas são, do grito ser algo que faz parte da cultura escolar, e os docentes de sociologia não estão desnaturalizando e nem criando estratégias para lidar com esse fenômeno. Para teste estudo foi adotada a pesquisa participativa, de abordagem do tipo etnográfica, onde se colhe dados de ações, significados e relatos orais para conseguir gerar uma interpretação à luz de diversos autores e correntes teóricas sobre este fenômeno. Até o presente momento o grito foi pouco abordado pela academia, sendo, em geral, de áreas como psicologia, filosofia, fonoaudiologia e jornalismo, onde estes focam por um ponto de vista ensaístico, carecendo de pesquisa bibliográfica e de campo mais detalhadas. Após a análise e teorização dos dados, pode se concluir que os docentes abordados para esta pesquisa ainda apresentam dificuldades em criar estratégias para lidar com o grito em sala de aula, bem como não fazem a desnaturalização e estranhamento deste. Também é possível concluir que o grito tem relações com o autoritarismo, bem como compreender que tal faz parte da cultura das práticas escolares, aprendido no cotidiano por meio da observação, memórias e diálogo entre os pares.This research aims to understand how sociology students and teachers (and other school employees) deal with screaming in public schools, which is a phenomenon that is part of school culture, showing itself to be a type of school violence. The methodology of participatory research with an ethnographic approach and participant observation was adopted. The hypotheses raised are that screaming is something that is part of school culture and sociology teachers are not denaturalizing or creating strategies to deal with this phenomenon. For the test study, participatory research was adopted, with an ethnographic approach, where data on actions, meanings and oral reports are collected in order to generate an interpretation in the light of different authors and theoretical currents on this phenomenon. Until now, the cry has been little addressed by the academy, being, in general, from areas such as psychology, philosophy, speech therapy and journalism, where they focus on an essay point of view, lacking more detailed bibliographical and field research. After analyzing and theorizing the data, it can be concluded that the teachers approached for this research still have difficulties in creating strategies to deal with screaming in the classroom, as well as they do not denaturalize and estrange it. It is also possible to conclude that screaming is related to authoritarianism, as well as understanding that this is part of the culture of school practices, learned in everyday life through observation, memories and dialogue between peers.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Luis Antônio Francisco de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Silvio Silvério Feitosa de2023-05-16T16:44:00Z2023-05-16T16:44:00Z2023-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFREITAS, Silvio Silvério Feitosa de. Os gritos na escola pública: uma breve análise em escolas marilienses. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24344125016016039P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T19:46:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243441Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T19:46:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os gritos na escola pública: uma breve análise em escolas marilienses
Screams in public school: a brief analysis in schools marilienses
title Os gritos na escola pública: uma breve análise em escolas marilienses
spellingShingle Os gritos na escola pública: uma breve análise em escolas marilienses
Freitas, Silvio Silvério Feitosa de
Cultura escolar
Ensino de sociologia
Grito
Violência escolar
School culture
Sociology teaching
Scream
School violence
title_short Os gritos na escola pública: uma breve análise em escolas marilienses
title_full Os gritos na escola pública: uma breve análise em escolas marilienses
title_fullStr Os gritos na escola pública: uma breve análise em escolas marilienses
title_full_unstemmed Os gritos na escola pública: uma breve análise em escolas marilienses
title_sort Os gritos na escola pública: uma breve análise em escolas marilienses
author Freitas, Silvio Silvério Feitosa de
author_facet Freitas, Silvio Silvério Feitosa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Luis Antônio Francisco de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Silvio Silvério Feitosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura escolar
Ensino de sociologia
Grito
Violência escolar
School culture
Sociology teaching
Scream
School violence
topic Cultura escolar
Ensino de sociologia
Grito
Violência escolar
School culture
Sociology teaching
Scream
School violence
description Esta pesquisa tem por objetivo compreender como os discentes e docentes de sociologia (e demais funcionários da escola) lidam com o grito dentro da escola pública, sendo este um fenômeno que faz parte da cultura escolar, se mostrando um tipo de violência escolar. Foi adotada a metodologia de pesquisa participativa de abordagem etnográfica e observação participante. As hipóteses levantadas são, do grito ser algo que faz parte da cultura escolar, e os docentes de sociologia não estão desnaturalizando e nem criando estratégias para lidar com esse fenômeno. Para teste estudo foi adotada a pesquisa participativa, de abordagem do tipo etnográfica, onde se colhe dados de ações, significados e relatos orais para conseguir gerar uma interpretação à luz de diversos autores e correntes teóricas sobre este fenômeno. Até o presente momento o grito foi pouco abordado pela academia, sendo, em geral, de áreas como psicologia, filosofia, fonoaudiologia e jornalismo, onde estes focam por um ponto de vista ensaístico, carecendo de pesquisa bibliográfica e de campo mais detalhadas. Após a análise e teorização dos dados, pode se concluir que os docentes abordados para esta pesquisa ainda apresentam dificuldades em criar estratégias para lidar com o grito em sala de aula, bem como não fazem a desnaturalização e estranhamento deste. Também é possível concluir que o grito tem relações com o autoritarismo, bem como compreender que tal faz parte da cultura das práticas escolares, aprendido no cotidiano por meio da observação, memórias e diálogo entre os pares.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-16T16:44:00Z
2023-05-16T16:44:00Z
2023-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Silvio Silvério Feitosa de. Os gritos na escola pública: uma breve análise em escolas marilienses. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.
http://hdl.handle.net/11449/243441
25016016039P8
identifier_str_mv FREITAS, Silvio Silvério Feitosa de. Os gritos na escola pública: uma breve análise em escolas marilienses. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.
25016016039P8
url http://hdl.handle.net/11449/243441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128162174861312