“Sou professora e não desisto nunca”: a construção do conhecimento de professores de literatura e alunos da cidade de Brodowski-SP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/166372 |
Resumo: | A presente pesquisa se insere no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, nível Doutorado, realizada junto à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. O propósito desta pesquisa é apresentar uma reflexão teórica acerca da construção dos saberes construído na escola que nos ensina a compreender o mundo em que vivemos. Sob esse aspecto, além de possibilitar o acesso aos conhecimentos produzidos pela humanidade, a escola é o local de construção da cidadania, valores e ética daqueles que por ela passam. Assim, o objeto de análise é procurar entender que as instituições de ensino podem apresentar demandas diferentes nas diversas localidades brasileiras. O estudo se propõe compreender como acontece atualmente a prática do ensino de literatura no município de Brodowski/SP. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar a prática dos professores de literatura que atuam no Ensino Médio na rede estadual de educação de Brodowski. Tendo esse viés, como ponto norteador da pesquisa, os objetivos específicos se dividiram em: conhecer a atuação dos docentes em sala de aula; compreender o discurso que é produzido pelos professores no sentido de propagar a leitura e incentivar o ensino literário; entender de que maneira está presente a literatura regional dentro do ensino de literatura aplicada em Brodowski e por fim, verificar a partir dos relatos de sujeitos historicamente envolvidos com a produção literária regional a importância da formação do leitor crítico social, dentro do cenário da cidade. Entre os autores que formam o aporte teórico sobre essa pesquisa destacam-se Nóvoa (2002), Tardif (2002) Arendt (1992) e Zeichner (1993), que procuram realizar comentários a respeito da atuação do professor ao entender e ensinar a literatura, partindo do pressuposto que é necessário conceituar a diferenciação entre informação e conhecimento. Para atender os anseios da investigação, o estudo desenvolveu a pesquisa qualitativa com análise de conteúdo a partir de entrevistas com docentes e escritores da cidade. Esta pesquisa se justifica na medida em que a informação que será gerada mediante a investigação contribuíra de maneira satisfatória para a reflexão a respeito da didática do ensino de literatura e sua relação com a formação do sujeito crítico. Dentre as conclusões auferidas se destaca a formulação das teorias sobre a docência no ensino de literatura é um campo em construção e que a existência de práticas de ensino variadas faz com que se reflita cada vez mais em torno dessa temática. Ainda foi possível entender que o docente precisa o ensinar a literatura partindo da formação do aluno, sendo que o primeiro passo em sala de aula, seria trazer à tona o saber oriundo do aluno e a partir disso introduzir os conceitos literários, inclusive elementos da literatura que fazem parte da comunidade escolar e municipal e consequentemente e a respeito da metodologia de ensino de literatura abordada nas entrevistas com os docentes é a percepção de que a aula em si precisa ser o mais atraente possível para o aluno, com o objetivo de a literatura oferecer um conteúdo que possa ser entendido como um viés de formação do sujeito crítico. |
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“Sou professora e não desisto nunca”: a construção do conhecimento de professores de literatura e alunos da cidade de Brodowski-SP"I am a teacher and I never give up": The construction of the knowledge of literature teachers and students of the city of Brodowski-SPPrática docenteEducação em LiteraturaBrodowski/SPTeaching practiceEducation in LiteraturePráctica docenteEducación en LiteraturaA presente pesquisa se insere no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, nível Doutorado, realizada junto à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. O propósito desta pesquisa é apresentar uma reflexão teórica acerca da construção dos saberes construído na escola que nos ensina a compreender o mundo em que vivemos. Sob esse aspecto, além de possibilitar o acesso aos conhecimentos produzidos pela humanidade, a escola é o local de construção da cidadania, valores e ética daqueles que por ela passam. Assim, o objeto de análise é procurar entender que as instituições de ensino podem apresentar demandas diferentes nas diversas localidades brasileiras. O estudo se propõe compreender como acontece atualmente a prática do ensino de literatura no município de Brodowski/SP. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar a prática dos professores de literatura que atuam no Ensino Médio na rede estadual de educação de Brodowski. Tendo esse viés, como ponto norteador da pesquisa, os objetivos específicos se dividiram em: conhecer a atuação dos docentes em sala de aula; compreender o discurso que é produzido pelos professores no sentido de propagar a leitura e incentivar o ensino literário; entender de que maneira está presente a literatura regional dentro do ensino de literatura aplicada em Brodowski e por fim, verificar a partir dos relatos de sujeitos historicamente envolvidos com a produção literária regional a importância da formação do leitor crítico social, dentro do cenário da cidade. Entre os autores que formam o aporte teórico sobre essa pesquisa destacam-se Nóvoa (2002), Tardif (2002) Arendt (1992) e Zeichner (1993), que procuram realizar comentários a respeito da atuação do professor ao entender e ensinar a literatura, partindo do pressuposto que é necessário conceituar a diferenciação entre informação e conhecimento. Para atender os anseios da investigação, o estudo desenvolveu a pesquisa qualitativa com análise de conteúdo a partir de entrevistas com docentes e escritores da cidade. Esta pesquisa se justifica na medida em que a informação que será gerada mediante a investigação contribuíra de maneira satisfatória para a reflexão a respeito da didática do ensino de literatura e sua relação com a formação do sujeito crítico. Dentre as conclusões auferidas se destaca a formulação das teorias sobre a docência no ensino de literatura é um campo em construção e que a existência de práticas de ensino variadas faz com que se reflita cada vez mais em torno dessa temática. Ainda foi possível entender que o docente precisa o ensinar a literatura partindo da formação do aluno, sendo que o primeiro passo em sala de aula, seria trazer à tona o saber oriundo do aluno e a partir disso introduzir os conceitos literários, inclusive elementos da literatura que fazem parte da comunidade escolar e municipal e consequentemente e a respeito da metodologia de ensino de literatura abordada nas entrevistas com os docentes é a percepção de que a aula em si precisa ser o mais atraente possível para o aluno, com o objetivo de a literatura oferecer um conteúdo que possa ser entendido como um viés de formação do sujeito crítico.La presente investigación se inserta en el Programa de Postgrado en Servicio Social, nivel Doctorado, realizado junto a la Facultad de Ciencias Humanas y Sociales de la Universidad Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". El propósito de esta investigación es presentar una reflexión teórica acerca de la construcción de los saberes construidos en la escuela que nos enseña a comprender el mundo en que vivimos. En este aspecto, además de posibilitar el acceso a los conocimientos producidos por la humanidad, la escuela es el lugar de construcción de la ciudadanía, valores y ética de aquellos que por ella pasan. Así, el objeto de análisis es procurar entender que las instituciones de enseñanza pueden presentar demandas diferentes en las diversas localidades brasileñas. El estudio se propone comprender cómo ocurre actualmente la práctica de la enseñanza de literatura en el municipio de Brodowski / SP. Siendo así, el objetivo general de esta investigación fue analizar la práctica de los profesores de literatura que actúan en la Enseñanza Media en la red estatal de educación de Brodowski. Teniendo ese sesgo, como punto orientador de la investigación, los objetivos específicos se dividieron en: conocer la actuación de los docentes en el aula; comprender el discurso que es producido por los profesores en el sentido de propagar la lectura e incentivar la enseñanza literaria; entender de qué manera está presente la literatura regional dentro de la enseñanza de literatura aplicada en Brodowski y por fin, verificar a partir de los relatos de sujetos históricamente involucrados con la producción literaria regional la importancia de la formación del lector crítico social, dentro del escenario de la ciudad. Entre los autores que forman el aporte teórico sobre esa investigación se destacanNóvoa (2002), Tardif (2002) Arendt (1992) e Zeichner (1993), , que buscan realizar comentarios acerca de la actuación del profesor al entender y enseñar la literatura, partiendo del supuesto que es necesario conceptuar la diferenciación entre información y conocimiento. Para atender los anhelos de la investigación, el estudio desarrolló la investigación cualitativa con análisis de contenido a partir de entrevistas con docentes y escritores de la ciudad. Esta investigación se justifica en la medida en que la información que se generará mediante la investigación contribuirá de manera satisfactoria a la reflexión sobre la didáctica de la enseñanza de la literatura y su relación con la formación del sujeto crítico. Entre las conclusiones obtenidas se destaca la formulación de las teorías sobre la docencia en la enseñanza de la literatura es un campo en construcción y que la existencia de prácticas de enseñanza variadas hace que se refleje cada vez más en torno a esta temática. En el caso de los alumnos, el alumno debe tener en cuenta que el docente necesita enseñar la literatura partiendo de la formación del alumno, siendo que el primer paso en el aula, sería traer a la superficie el saber oriundo del alumno ya partir de ello introducir los conceptos literarios, incluso elementos de la literatura que forman parte de la comunidad escolar y municipal y consecuentemente y respecto a la metodología de enseñanza de literatura abordada en las entrevistas con los docentes es la percepción de que la clase en sí necesita ser lo más atractiva posible para el alumno, con el objetivo de la literatura ofrecer un contenido que pueda ser entendido como un sesgo de formación del sujeto crítico.The present research is part of the Graduate Program in Social Work, PhD level, held at the Faculty of Humanities and Social Sciences of the Paulista State University "Júlio de Mesquita Filho". The purpose of this research is to present a theoretical reflection about the construction of knowledge built in the school that teaches us to understand the world in which we live. In this aspect, besides allowing access to the knowledge produced by humanity, the school is the place of construction of citizenship, values and ethics of those who pass through it. Thus, the object of analysis is to try to understand that educational institutions may present different demands in the different Brazilian locations. The study intends to understand how the practice of teaching literature in the municipality of Brodowski / SP. Thus, the general objective of this research was to analyze the practice of literature teachers who work in High School in the state education network of Brodowski. Taking this bias as the guiding point of the research, the specific objectives were divided into: knowing the performance of the teachers in the classroom; understand the discourse that is produced by teachers in order to propagate reading and encourage literary teaching; to understand how the regional literature is present within the teaching of applied literature in Brodowski and finally, to verify from the reports of subjects historically involved with the regional literary production the importance of the formation of the critical social reader within the city scenario. Among the authors that make up the theoretical contribution on this research stand out Arendt (1992) and Zeichner (1993), who seek to make comments about the teacher's performance in understanding and teaching literature, emphasize Nóvoa (2002), Tardif (2002) based on the assumption that it is necessary to conceptualize the differentiation between information and knowledge. To meet the research needs, the study developed the qualitative research with content analysis from interviews with teachers and writers of the city. This research is justified to the extent that the information that will be generated through the research contributed in a satisfactory way to the reflection on the teaching of literature teaching and its relation with the formation of the critical subject. Among the conclusions drawn is the formulation of theories about teaching in literature teaching is a field under construction and that the existence of various teaching practices makes it increasingly reflect around this theme. It was still possible to understand that the teacher needs to teach literature based on the student's education, and the first step in the classroom would be to bring to the fore the student's knowledge and from this to introduce the literary concepts, including elements of literature that are part of the school and municipal community and consequently and regarding the teaching methodology of literature addressed in the interviews with the teachers is the perception that the class itself needs to be the most attractive possible for the student, with the aim of the literature offer a content that can be understood as a training bias of the critical subjectCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)1388132Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Djanira Soares de Oliveira e [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vergara, Julieno Lopes2018-12-04T15:55:40Z2018-12-04T15:55:40Z2018-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/16637200091063533004072067P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:36:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/166372Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:37:50.846508Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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