Cursinho CAVJ/IB: uma proposta de inclusão social
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143704 |
Resumo: | Introdução: Em 1999, alunos do Instituto de Biociências da UNESP/Botucatu, representados pelo Centro Acadêmico “V de Junho” se mobilizaram para iniciar um projeto há muito almejado: o Cursinho CAVJ/IB. Com a parceria da Diretoria do IB e da Diretoria Regional de Ensino de Botucatu, em maio de 2000, tiveram início efetivo as atividades. Atualmente, conta com o apoio da PROEX, que oferece três bolsas ao projeto. Objetivos: O Cursinho tem como objetivo possibilitar que alunos da comunidade mais carente da cidade de Botucatu e região tenham condições de participar dos processos seletivos de faculdades e concursos públicos, formar cidadãos críticos comprometidos com a melhoria da sociedade, além de complementar a formação acadêmica dos alunos do IB. Métodos: A coordenação do Cursinho é realizada por uma equipe de discentes comprometidos com o projeto, subdividida em grupos responsáveis pela coordenação das disciplinas, pelas funções didáticas, além da produção e atualização das apostilas e simulados. O Cursinho funciona em uma escola concedida pela DRE-Botucatu na região central da cidade e as aulas são ministradas por alunos do IB-Botucatu. A diretoria do IB apóia o projeto possibilitando o custo zero aos alunos do Cursinho, que não pagam nenhuma taxa durante todo o período letivo. Atualmente o Cursinho oferece 135 vagas, distribuídas em 3 turmas, sendo 1 no período da manhã e 2 no período da noite. A seleção dos alunos ocorre no início do ano a partir de um processo seletivo que consta de uma prova de conhecimentos (classificatória) e de uma análise sócio-econômica, que ocorre de acordo com a classificação do candidato, na qual são avaliadas as documentações deste, sendo esta etapa eliminatória. O processo seletivo é necessário já que a procura é maior que o número de vagas oferecidas. Resultados: Nos seis anos de funcionamento, somaram-se 3.157 candidatos inscritos (308, 455, 401, 1013, 575 e 405 respectivamente), sendo que, no ano de 2003 o aumento da procura se deu devido ao fato de iniciarmos a turma da manhã no meio do ano, ocorrendo, então, dois processos seletivos no mesmo ano. Ao longo do projeto, alunos do Cursinho CAVJ-IB ingressaram em instituições públicas (UNESP, USP, UNICAMP, FATEC, UFSCar, UEL, UEM, UFRRJ) e particulares (UNIFAC e Marechal Rondon). É importante ressaltar que o projeto já conseguiu fechar o ciclo, isto é, atualmente conta com professores que já participaram do Cursinho como alunos. Este projeto de extensão universitária proporciona difusão de conhecimentos, levando a oportunidade de estudo para alunos menos favorecidos, além de proporcionar aprimoramento profissional, treinamento administrativo e enriquecimento humanístico aos universitários envolvidos, demonstrando o caráter transformador e impacto social da proposta. |
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Cursinho CAVJ/IB: uma proposta de inclusão socialIntrodução: Em 1999, alunos do Instituto de Biociências da UNESP/Botucatu, representados pelo Centro Acadêmico “V de Junho” se mobilizaram para iniciar um projeto há muito almejado: o Cursinho CAVJ/IB. Com a parceria da Diretoria do IB e da Diretoria Regional de Ensino de Botucatu, em maio de 2000, tiveram início efetivo as atividades. Atualmente, conta com o apoio da PROEX, que oferece três bolsas ao projeto. Objetivos: O Cursinho tem como objetivo possibilitar que alunos da comunidade mais carente da cidade de Botucatu e região tenham condições de participar dos processos seletivos de faculdades e concursos públicos, formar cidadãos críticos comprometidos com a melhoria da sociedade, além de complementar a formação acadêmica dos alunos do IB. Métodos: A coordenação do Cursinho é realizada por uma equipe de discentes comprometidos com o projeto, subdividida em grupos responsáveis pela coordenação das disciplinas, pelas funções didáticas, além da produção e atualização das apostilas e simulados. O Cursinho funciona em uma escola concedida pela DRE-Botucatu na região central da cidade e as aulas são ministradas por alunos do IB-Botucatu. A diretoria do IB apóia o projeto possibilitando o custo zero aos alunos do Cursinho, que não pagam nenhuma taxa durante todo o período letivo. Atualmente o Cursinho oferece 135 vagas, distribuídas em 3 turmas, sendo 1 no período da manhã e 2 no período da noite. A seleção dos alunos ocorre no início do ano a partir de um processo seletivo que consta de uma prova de conhecimentos (classificatória) e de uma análise sócio-econômica, que ocorre de acordo com a classificação do candidato, na qual são avaliadas as documentações deste, sendo esta etapa eliminatória. O processo seletivo é necessário já que a procura é maior que o número de vagas oferecidas. Resultados: Nos seis anos de funcionamento, somaram-se 3.157 candidatos inscritos (308, 455, 401, 1013, 575 e 405 respectivamente), sendo que, no ano de 2003 o aumento da procura se deu devido ao fato de iniciarmos a turma da manhã no meio do ano, ocorrendo, então, dois processos seletivos no mesmo ano. Ao longo do projeto, alunos do Cursinho CAVJ-IB ingressaram em instituições públicas (UNESP, USP, UNICAMP, FATEC, UFSCar, UEL, UEM, UFRRJ) e particulares (UNIFAC e Marechal Rondon). É importante ressaltar que o projeto já conseguiu fechar o ciclo, isto é, atualmente conta com professores que já participaram do Cursinho como alunos. Este projeto de extensão universitária proporciona difusão de conhecimentos, levando a oportunidade de estudo para alunos menos favorecidos, além de proporcionar aprimoramento profissional, treinamento administrativo e enriquecimento humanístico aos universitários envolvidos, demonstrando o caráter transformador e impacto social da proposta.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Magali Lira [UNESP]Zorzi, Bianca Thais [UNESP]Okawachi, Fernanda Miyuki [UNESP]Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]2016-09-01T13:58:32Z2016-09-01T13:58:32Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject069application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 069http://hdl.handle.net/11449/1437042005-069-gomes.pdf23749743139537720000-0002-0192-3988PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-02T06:05:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143704Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:46:58.957543Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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