Cursinho CAVJ/IB: uma proposta de inclusão social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Magali Lira [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Zorzi, Bianca Thais [UNESP], Okawachi, Fernanda Miyuki [UNESP], Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143704
Resumo: Introdução: Em 1999, alunos do Instituto de Biociências da UNESP/Botucatu, representados pelo Centro Acadêmico “V de Junho” se mobilizaram para iniciar um projeto há muito almejado: o Cursinho CAVJ/IB. Com a parceria da Diretoria do IB e da Diretoria Regional de Ensino de Botucatu, em maio de 2000, tiveram início efetivo as atividades. Atualmente, conta com o apoio da PROEX, que oferece três bolsas ao projeto. Objetivos: O Cursinho tem como objetivo possibilitar que alunos da comunidade mais carente da cidade de Botucatu e região tenham condições de participar dos processos seletivos de faculdades e concursos públicos, formar cidadãos críticos comprometidos com a melhoria da sociedade, além de complementar a formação acadêmica dos alunos do IB. Métodos: A coordenação do Cursinho é realizada por uma equipe de discentes comprometidos com o projeto, subdividida em grupos responsáveis pela coordenação das disciplinas, pelas funções didáticas, além da produção e atualização das apostilas e simulados. O Cursinho funciona em uma escola concedida pela DRE-Botucatu na região central da cidade e as aulas são ministradas por alunos do IB-Botucatu. A diretoria do IB apóia o projeto possibilitando o custo zero aos alunos do Cursinho, que não pagam nenhuma taxa durante todo o período letivo. Atualmente o Cursinho oferece 135 vagas, distribuídas em 3 turmas, sendo 1 no período da manhã e 2 no período da noite. A seleção dos alunos ocorre no início do ano a partir de um processo seletivo que consta de uma prova de conhecimentos (classificatória) e de uma análise sócio-econômica, que ocorre de acordo com a classificação do candidato, na qual são avaliadas as documentações deste, sendo esta etapa eliminatória. O processo seletivo é necessário já que a procura é maior que o número de vagas oferecidas. Resultados: Nos seis anos de funcionamento, somaram-se 3.157 candidatos inscritos (308, 455, 401, 1013, 575 e 405 respectivamente), sendo que, no ano de 2003 o aumento da procura se deu devido ao fato de iniciarmos a turma da manhã no meio do ano, ocorrendo, então, dois processos seletivos no mesmo ano. Ao longo do projeto, alunos do Cursinho CAVJ-IB ingressaram em instituições públicas (UNESP, USP, UNICAMP, FATEC, UFSCar, UEL, UEM, UFRRJ) e particulares (UNIFAC e Marechal Rondon). É importante ressaltar que o projeto já conseguiu fechar o ciclo, isto é, atualmente conta com professores que já participaram do Cursinho como alunos. Este projeto de extensão universitária proporciona difusão de conhecimentos, levando a oportunidade de estudo para alunos menos favorecidos, além de proporcionar aprimoramento profissional, treinamento administrativo e enriquecimento humanístico aos universitários envolvidos, demonstrando o caráter transformador e impacto social da proposta.
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