Desenvolvimento do cursinho comunitário vestjr: o cursinho do IBILCE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marfil, Paulo Henrique Mariano [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Anhê, Ana Carolina Borella [UNESP], Oliveira, Natalia Cristina de [UNESP], Ceron, Carlos Roberto [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143723
Resumo: Introdução: É sabido que, o ensino básico público no país é bastante deficiente, face a várias precariedades. Alunos egressos das escolas públicas de ensino médio apresentam grande desvantagem ao concorrerem a uma vaga numa universidade pública em relação aos oriundos de colégios particulares. Objetivos: O principal objetivo é auxiliar alunos economicamente carentes, oriundos de escolas públicas, a ingressarem numa universidade pública e de qualidade. O segundo objetivo é possibilitar que alunos deste Instituto desenvolvam a prática de docência, espírito de trabalho em equipe e liderança. Métodos: O projeto é desenvolvido nas dependências do IBILCE, Unesp de São José do Rio Preto há três anos. Conta com toda a infra-estrutura para a realização das suas atividades. Estão envolvidos no projeto três coordenadores, vinte e um professores e catorze monitores que trabalham voluntariamente. Todos são alunos do Instituto, dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Física Biológica, Matemática, Letras, e Pós Graduação em Biologia Animal e Matemática, selecionados em entrevistas, dinâmicas de grupo e aulas demonstrativas. Quanto aos alunos frequentadores do cursinho, em decorrência da grande procura pelo projeto, é realizada uma prova de seleção em duas etapas: uma que cobra a resposta da questão e outra que pede a justificativa da alternativa escolhida. Este formato foi adotado para termos uma avaliação mais abrangente através das justificativas, privilegiando o aluno que soubesse interpretar as informações fornecidas. Em seguida os alunos passam por uma avaliação sócio-econômica. O período letivo é de março a dezembro sendo aplicados seis simulados no decorrer do ano letivo a fim de melhor prepará-los para o vestibular. Resultados: No vestibular de 2004 obtivemos sete aprovações em Universidades Públicas e, no Vestibular de 2005, nove, além de mais nove alunos contemplados com bolsa integral em Universidades Particulares. Conclusões: Os resultados são satisfatórios e acreditamos que estamos cumprindo o nosso papel de aumentar as chances dos alunos oriundos de famílias economicamente carentes serem aprovados nos vestibulares para as Universidades Públicas ou Particulares. Esses alunos poderão melhorar suas próprias condições de vida e de suas famílias, tornando-se exemplos de ascensão social, via educação, o que contribuirá para a transformação da sociedade brasileira.
id UNSP_52a3c8e5280c8ebf3072843016770677
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143723
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desenvolvimento do cursinho comunitário vestjr: o cursinho do IBILCEIntrodução: É sabido que, o ensino básico público no país é bastante deficiente, face a várias precariedades. Alunos egressos das escolas públicas de ensino médio apresentam grande desvantagem ao concorrerem a uma vaga numa universidade pública em relação aos oriundos de colégios particulares. Objetivos: O principal objetivo é auxiliar alunos economicamente carentes, oriundos de escolas públicas, a ingressarem numa universidade pública e de qualidade. O segundo objetivo é possibilitar que alunos deste Instituto desenvolvam a prática de docência, espírito de trabalho em equipe e liderança. Métodos: O projeto é desenvolvido nas dependências do IBILCE, Unesp de São José do Rio Preto há três anos. Conta com toda a infra-estrutura para a realização das suas atividades. Estão envolvidos no projeto três coordenadores, vinte e um professores e catorze monitores que trabalham voluntariamente. Todos são alunos do Instituto, dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Física Biológica, Matemática, Letras, e Pós Graduação em Biologia Animal e Matemática, selecionados em entrevistas, dinâmicas de grupo e aulas demonstrativas. Quanto aos alunos frequentadores do cursinho, em decorrência da grande procura pelo projeto, é realizada uma prova de seleção em duas etapas: uma que cobra a resposta da questão e outra que pede a justificativa da alternativa escolhida. Este formato foi adotado para termos uma avaliação mais abrangente através das justificativas, privilegiando o aluno que soubesse interpretar as informações fornecidas. Em seguida os alunos passam por uma avaliação sócio-econômica. O período letivo é de março a dezembro sendo aplicados seis simulados no decorrer do ano letivo a fim de melhor prepará-los para o vestibular. Resultados: No vestibular de 2004 obtivemos sete aprovações em Universidades Públicas e, no Vestibular de 2005, nove, além de mais nove alunos contemplados com bolsa integral em Universidades Particulares. Conclusões: Os resultados são satisfatórios e acreditamos que estamos cumprindo o nosso papel de aumentar as chances dos alunos oriundos de famílias economicamente carentes serem aprovados nos vestibulares para as Universidades Públicas ou Particulares. Esses alunos poderão melhorar suas próprias condições de vida e de suas famílias, tornando-se exemplos de ascensão social, via educação, o que contribuirá para a transformação da sociedade brasileira.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Química e Ciências Ambientais, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marfil, Paulo Henrique Mariano [UNESP]Anhê, Ana Carolina Borella [UNESP]Oliveira, Natalia Cristina de [UNESP]Ceron, Carlos Roberto [UNESP]2016-09-01T13:58:36Z2016-09-01T13:58:36Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject074application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 074http://hdl.handle.net/11449/1437232005-074-marfil.pdf2307201085881971PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-10T06:27:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143723Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:37:36.885399Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento do cursinho comunitário vestjr: o cursinho do IBILCE
title Desenvolvimento do cursinho comunitário vestjr: o cursinho do IBILCE
spellingShingle Desenvolvimento do cursinho comunitário vestjr: o cursinho do IBILCE
Marfil, Paulo Henrique Mariano [UNESP]
title_short Desenvolvimento do cursinho comunitário vestjr: o cursinho do IBILCE
title_full Desenvolvimento do cursinho comunitário vestjr: o cursinho do IBILCE
title_fullStr Desenvolvimento do cursinho comunitário vestjr: o cursinho do IBILCE
title_full_unstemmed Desenvolvimento do cursinho comunitário vestjr: o cursinho do IBILCE
title_sort Desenvolvimento do cursinho comunitário vestjr: o cursinho do IBILCE
author Marfil, Paulo Henrique Mariano [UNESP]
author_facet Marfil, Paulo Henrique Mariano [UNESP]
Anhê, Ana Carolina Borella [UNESP]
Oliveira, Natalia Cristina de [UNESP]
Ceron, Carlos Roberto [UNESP]
author_role author
author2 Anhê, Ana Carolina Borella [UNESP]
Oliveira, Natalia Cristina de [UNESP]
Ceron, Carlos Roberto [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marfil, Paulo Henrique Mariano [UNESP]
Anhê, Ana Carolina Borella [UNESP]
Oliveira, Natalia Cristina de [UNESP]
Ceron, Carlos Roberto [UNESP]
description Introdução: É sabido que, o ensino básico público no país é bastante deficiente, face a várias precariedades. Alunos egressos das escolas públicas de ensino médio apresentam grande desvantagem ao concorrerem a uma vaga numa universidade pública em relação aos oriundos de colégios particulares. Objetivos: O principal objetivo é auxiliar alunos economicamente carentes, oriundos de escolas públicas, a ingressarem numa universidade pública e de qualidade. O segundo objetivo é possibilitar que alunos deste Instituto desenvolvam a prática de docência, espírito de trabalho em equipe e liderança. Métodos: O projeto é desenvolvido nas dependências do IBILCE, Unesp de São José do Rio Preto há três anos. Conta com toda a infra-estrutura para a realização das suas atividades. Estão envolvidos no projeto três coordenadores, vinte e um professores e catorze monitores que trabalham voluntariamente. Todos são alunos do Instituto, dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Física Biológica, Matemática, Letras, e Pós Graduação em Biologia Animal e Matemática, selecionados em entrevistas, dinâmicas de grupo e aulas demonstrativas. Quanto aos alunos frequentadores do cursinho, em decorrência da grande procura pelo projeto, é realizada uma prova de seleção em duas etapas: uma que cobra a resposta da questão e outra que pede a justificativa da alternativa escolhida. Este formato foi adotado para termos uma avaliação mais abrangente através das justificativas, privilegiando o aluno que soubesse interpretar as informações fornecidas. Em seguida os alunos passam por uma avaliação sócio-econômica. O período letivo é de março a dezembro sendo aplicados seis simulados no decorrer do ano letivo a fim de melhor prepará-los para o vestibular. Resultados: No vestibular de 2004 obtivemos sete aprovações em Universidades Públicas e, no Vestibular de 2005, nove, além de mais nove alunos contemplados com bolsa integral em Universidades Particulares. Conclusões: Os resultados são satisfatórios e acreditamos que estamos cumprindo o nosso papel de aumentar as chances dos alunos oriundos de famílias economicamente carentes serem aprovados nos vestibulares para as Universidades Públicas ou Particulares. Esses alunos poderão melhorar suas próprias condições de vida e de suas famílias, tornando-se exemplos de ascensão social, via educação, o que contribuirá para a transformação da sociedade brasileira.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:36Z
2016-09-01T13:58:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 074
http://hdl.handle.net/11449/143723
2005-074-marfil.pdf
2307201085881971
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143723
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 074
2005-074-marfil.pdf
2307201085881971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 074
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129445188337664