Uso de um objeto de aprendizagem no ensino de ciências tomando-se como referência a teoria sócio-construtivista de Vygotsky

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Affonso, Dalva Mariana [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90879
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar se o uso de um objeto de aprendizagem (OA) poderia auxiliar alunos do Ensino Fundamental a desenvolverem funções cognitivas sobre a digestão. A escolha do sistema digestório como conteúdo para a construção de um OA reside no fato de que é um assunto de sala de aula e que envolve questões sociais e ambientais, além dos próprios conceitos científicos inerentes ao assunto. A teoria sócio-construtivista de Vygotsky orientou essa pesquisa sobre o desenvolvimento dos conceitos científicos das alunas mediado pela interação com o OA digital. Os resultados mostraram que foi percebido a integração dos sistemas digestório, circulatório e respiratório após o trabalho das alunas com o OA. A metodologia utilizada neste trabalho foi qualitativa, sendo os dados colhidos a partir de observações durante e após as aulas ministradas a alunas da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Bauru. Diante dos resultados apresentados considera-se que a tecnologia da informação, mais especificamente um OA digital, oferece um potencial a ser explorado para melhoria do ensino e aprendizagem de conceitos científicos.
id UNSP_793b92573f23c31b029697ef29eb7036
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90879
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uso de um objeto de aprendizagem no ensino de ciências tomando-se como referência a teoria sócio-construtivista de VygotskyCiências - Estudo e ensinoAprendizagemTeoria sócio-construtivistaSocial-constructivist theoryO objetivo deste trabalho foi investigar se o uso de um objeto de aprendizagem (OA) poderia auxiliar alunos do Ensino Fundamental a desenvolverem funções cognitivas sobre a digestão. A escolha do sistema digestório como conteúdo para a construção de um OA reside no fato de que é um assunto de sala de aula e que envolve questões sociais e ambientais, além dos próprios conceitos científicos inerentes ao assunto. A teoria sócio-construtivista de Vygotsky orientou essa pesquisa sobre o desenvolvimento dos conceitos científicos das alunas mediado pela interação com o OA digital. Os resultados mostraram que foi percebido a integração dos sistemas digestório, circulatório e respiratório após o trabalho das alunas com o OA. A metodologia utilizada neste trabalho foi qualitativa, sendo os dados colhidos a partir de observações durante e após as aulas ministradas a alunas da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Bauru. Diante dos resultados apresentados considera-se que a tecnologia da informação, mais especificamente um OA digital, oferece um potencial a ser explorado para melhoria do ensino e aprendizagem de conceitos científicos.A contemporary challenge is in front of science education: is it educated students able to realize the relationship between science and technology? This work will show how computer technology can be used as a tool for science teaching. The technology discussed here is a Digital Learning Object about the human digestive system. The students have your own ideas about the digestive system and these ideas are often discussed between teacher and the students. Our finding have suggested that computer technology can create new teaching possibilities. In addition the Learning Object has a significant effect on development scientific concepts.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Yonezawa, Wilson Massashiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Affonso, Dalva Mariana [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2008-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis113 f. : il.application/pdfAFFONSO, Dalva Mariana. Uso de um objeto de aprendizagem no ensino de ciências tomando-se como referência a teoria sócio-construtivista de Vygotsky. 2008. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/90879000567144affonso_dm_me_bauru.pdf33004056079P03806652471471086Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-13T06:34:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90879Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:52:26.187650Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de um objeto de aprendizagem no ensino de ciências tomando-se como referência a teoria sócio-construtivista de Vygotsky
title Uso de um objeto de aprendizagem no ensino de ciências tomando-se como referência a teoria sócio-construtivista de Vygotsky
spellingShingle Uso de um objeto de aprendizagem no ensino de ciências tomando-se como referência a teoria sócio-construtivista de Vygotsky
Affonso, Dalva Mariana [UNESP]
Ciências - Estudo e ensino
Aprendizagem
Teoria sócio-construtivista
Social-constructivist theory
title_short Uso de um objeto de aprendizagem no ensino de ciências tomando-se como referência a teoria sócio-construtivista de Vygotsky
title_full Uso de um objeto de aprendizagem no ensino de ciências tomando-se como referência a teoria sócio-construtivista de Vygotsky
title_fullStr Uso de um objeto de aprendizagem no ensino de ciências tomando-se como referência a teoria sócio-construtivista de Vygotsky
title_full_unstemmed Uso de um objeto de aprendizagem no ensino de ciências tomando-se como referência a teoria sócio-construtivista de Vygotsky
title_sort Uso de um objeto de aprendizagem no ensino de ciências tomando-se como referência a teoria sócio-construtivista de Vygotsky
author Affonso, Dalva Mariana [UNESP]
author_facet Affonso, Dalva Mariana [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Yonezawa, Wilson Massashiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Affonso, Dalva Mariana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências - Estudo e ensino
Aprendizagem
Teoria sócio-construtivista
Social-constructivist theory
topic Ciências - Estudo e ensino
Aprendizagem
Teoria sócio-construtivista
Social-constructivist theory
description O objetivo deste trabalho foi investigar se o uso de um objeto de aprendizagem (OA) poderia auxiliar alunos do Ensino Fundamental a desenvolverem funções cognitivas sobre a digestão. A escolha do sistema digestório como conteúdo para a construção de um OA reside no fato de que é um assunto de sala de aula e que envolve questões sociais e ambientais, além dos próprios conceitos científicos inerentes ao assunto. A teoria sócio-construtivista de Vygotsky orientou essa pesquisa sobre o desenvolvimento dos conceitos científicos das alunas mediado pela interação com o OA digital. Os resultados mostraram que foi percebido a integração dos sistemas digestório, circulatório e respiratório após o trabalho das alunas com o OA. A metodologia utilizada neste trabalho foi qualitativa, sendo os dados colhidos a partir de observações durante e após as aulas ministradas a alunas da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Bauru. Diante dos resultados apresentados considera-se que a tecnologia da informação, mais especificamente um OA digital, oferece um potencial a ser explorado para melhoria do ensino e aprendizagem de conceitos científicos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-29
2014-06-11T19:24:48Z
2014-06-11T19:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AFFONSO, Dalva Mariana. Uso de um objeto de aprendizagem no ensino de ciências tomando-se como referência a teoria sócio-construtivista de Vygotsky. 2008. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/90879
000567144
affonso_dm_me_bauru.pdf
33004056079P0
3806652471471086
identifier_str_mv AFFONSO, Dalva Mariana. Uso de um objeto de aprendizagem no ensino de ciências tomando-se como referência a teoria sócio-construtivista de Vygotsky. 2008. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
000567144
affonso_dm_me_bauru.pdf
33004056079P0
3806652471471086
url http://hdl.handle.net/11449/90879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 113 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129468798074880