Recursos audiovisuais como subsídios a educaçao sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Vagner Matias dos [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ribeiro, Arilda Inês Miranda [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139933
Resumo: O presente texto objetiva aproximar algumas discussões sobre a utilização de materiais audiovisuais como recursos didáticos à Educação. Ao tomar como base as pesquisas que se dispuseram a refletir sobre as potencialidades da inserção e utilização das tecnologias junto aos espaços escolares, procuramos retomar alguns desses estudos e visibilizar suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Em seguida, nos posicionamos a favor da utilização dos materiais audiovisuais, na formatação de filmes, como ferramentas de apoio pedagógico para que educadores e educadoras possam inserir debates acerca das diferenças sexuais nas escolas. Nossa sugestão de aproximação dos filmes junto aos trabalhos de educação sexual se ancora nas propostas do método compreensivo de Joan Ferrés (1996a, 1996b) e no trabalho da professora Rosa Maria Bueno Fischer (2006). Ao partir da hipótese de que a televisão poderia ser utilizada na escola visando auxiliar o desenvolvimento crítico dos alunos, Ferrés desenvolveu um método para que imagens provindas de diversos gêneros televisivos, como telejornais, documentários, propagandas publicitárias, filmes e seriados de TV, pudessem ser inseridos no discurso pedagógico com o objetivo de estabelecer um diálogo reflexivo sobre a realidade. Já o trabalho de Fischer atenta para as vantagens da utilização de recursos audiovisuais rumo a uma formação crítica dos estudantes. Os trabalhos da autora é ancorado em referenciais foucaultianos de análise.
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