Comunicação comunitária e mídia-educação: uma proposta para o empoderamento da terceira idade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/155103 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-03-27/000878731.pdf |
Resumo: | Statistics show that the number of people over 60 years in Brazil will only increase in the coming years, making this age group increasingly the target of consume markets and the media. Based on the idea that you need to understand how these consumer markets represent seniors in their communication campaigns, this work describes a focus group research, coupled with media education, performed with a group that participates in activities at the Open University of the Elderly (Unati), Unesp in Bauru. The research sought to understand how the elderly feel represented by advertising. From the collected data, an analysis was conducted to understand how the community communication and media education can contribute to the empowerment of the public to the media. Thereafter, it was considered that changes are needed in the way the elderly is represented by the media |
id |
UNSP_7993c2c957940fe158eea97081881804 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/155103 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Comunicação comunitária e mídia-educação: uma proposta para o empoderamento da terceira idadeComunicaçãoIdosos - ComunicaçãoComunicação de massa e educaçãoCommunicationStatistics show that the number of people over 60 years in Brazil will only increase in the coming years, making this age group increasingly the target of consume markets and the media. Based on the idea that you need to understand how these consumer markets represent seniors in their communication campaigns, this work describes a focus group research, coupled with media education, performed with a group that participates in activities at the Open University of the Elderly (Unati), Unesp in Bauru. The research sought to understand how the elderly feel represented by advertising. From the collected data, an analysis was conducted to understand how the community communication and media education can contribute to the empowerment of the public to the media. Thereafter, it was considered that changes are needed in the way the elderly is represented by the mediaEstatísticas revelam que o número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil só tende a aumentar nos próximos anos, fazendo com que essa faixa etária seja cada vez mais alvo dos mercados de consumo e dos meios de comunicação. Baseando-se na ideia de que é preciso compreender o modo como esses mercados de consumo representam a terceira idade em suas campanhas de comunicação, este trabalho descreve uma pesquisa de grupo focal, aliada à mídia-educação, realizada com o grupo que participa das atividades da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), da Unesp em Bauru. A pesquisa procurou conhecer como os idosos se sentem representados pela publicidade. A partir dos dados coletados, procurou-se analisar de que maneira a comunicação comunitária e a mídia-educação podem contribuir para o empoderamento desse público para as mídias. Para tanto, considera-se que sejam necessárias alterações no modo como a terceira idade é representada pela mídiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Andrelo, Roseane [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Galvão, Patrícia de Souza Martins [UNESP]2018-08-30T18:20:07Z2018-08-30T18:20:07Z2015-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55 f.application/pdfGALVÃO, Patrícia de Souza Martins. Comunicação comunitária e mídia-educação: uma proposta para o empoderamento da terceira idade. 2015. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015.http://hdl.handle.net/11449/155103000878731http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-03-27/000878731.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T19:18:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155103Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:05:53.566452Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação comunitária e mídia-educação: uma proposta para o empoderamento da terceira idade |
title |
Comunicação comunitária e mídia-educação: uma proposta para o empoderamento da terceira idade |
spellingShingle |
Comunicação comunitária e mídia-educação: uma proposta para o empoderamento da terceira idade Galvão, Patrícia de Souza Martins [UNESP] Comunicação Idosos - Comunicação Comunicação de massa e educação Communication |
title_short |
Comunicação comunitária e mídia-educação: uma proposta para o empoderamento da terceira idade |
title_full |
Comunicação comunitária e mídia-educação: uma proposta para o empoderamento da terceira idade |
title_fullStr |
Comunicação comunitária e mídia-educação: uma proposta para o empoderamento da terceira idade |
title_full_unstemmed |
Comunicação comunitária e mídia-educação: uma proposta para o empoderamento da terceira idade |
title_sort |
Comunicação comunitária e mídia-educação: uma proposta para o empoderamento da terceira idade |
author |
Galvão, Patrícia de Souza Martins [UNESP] |
author_facet |
Galvão, Patrícia de Souza Martins [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrelo, Roseane [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Patrícia de Souza Martins [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Idosos - Comunicação Comunicação de massa e educação Communication |
topic |
Comunicação Idosos - Comunicação Comunicação de massa e educação Communication |
description |
Statistics show that the number of people over 60 years in Brazil will only increase in the coming years, making this age group increasingly the target of consume markets and the media. Based on the idea that you need to understand how these consumer markets represent seniors in their communication campaigns, this work describes a focus group research, coupled with media education, performed with a group that participates in activities at the Open University of the Elderly (Unati), Unesp in Bauru. The research sought to understand how the elderly feel represented by advertising. From the collected data, an analysis was conducted to understand how the community communication and media education can contribute to the empowerment of the public to the media. Thereafter, it was considered that changes are needed in the way the elderly is represented by the media |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-07 2018-08-30T18:20:07Z 2018-08-30T18:20:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GALVÃO, Patrícia de Souza Martins. Comunicação comunitária e mídia-educação: uma proposta para o empoderamento da terceira idade. 2015. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015. http://hdl.handle.net/11449/155103 000878731 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-03-27/000878731.pdf |
identifier_str_mv |
GALVÃO, Patrícia de Souza Martins. Comunicação comunitária e mídia-educação: uma proposta para o empoderamento da terceira idade. 2015. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015. 000878731 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/155103 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-03-27/000878731.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
55 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129159347568640 |