A questão narrativa na proposta curricular paulista "São Paulo Faz Escola"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/152974 |
Resumo: | A presente pesquisa é resultado da análise do percurso didático e pedagógico corrente na proposta curricular paulista “São Paulo Faz Escola” (SPFE) quanto ao ensino da narrativa. A pesquisa-ação empreendida contemplou o método experimental, cujo objetivo foi observar mudanças representativas quanto à apropriação dos conceitos principais da tipologia narrar em dois grupos expostos a atividades distintas. Participaram do estudo 52 alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública paulista. Pôde-se verificar que o desempenho do grupo submetido à sequência didática organizada à luz da Teoria da Segmentação de Eventos (ZACKS et al, 2007) apresentou aspectos qualitativos superiores às atividades do grupo restrito ao material do SPFE. Os resultados evidenciam que há falhas estruturais e conceituais no SPFE, assim como a rarefação de elementos que propiciem a ampliação do repertório cultural dos estudantes. |
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A questão narrativa na proposta curricular paulista "São Paulo Faz Escola"The narrative question in the São Paulo curricular proposal "São Paulo Faz Escola"EnsinoNarrativaSão Paulo Faz EscolaPesquisa-açãoTeachingNarrativeAction researchA presente pesquisa é resultado da análise do percurso didático e pedagógico corrente na proposta curricular paulista “São Paulo Faz Escola” (SPFE) quanto ao ensino da narrativa. A pesquisa-ação empreendida contemplou o método experimental, cujo objetivo foi observar mudanças representativas quanto à apropriação dos conceitos principais da tipologia narrar em dois grupos expostos a atividades distintas. Participaram do estudo 52 alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública paulista. Pôde-se verificar que o desempenho do grupo submetido à sequência didática organizada à luz da Teoria da Segmentação de Eventos (ZACKS et al, 2007) apresentou aspectos qualitativos superiores às atividades do grupo restrito ao material do SPFE. Os resultados evidenciam que há falhas estruturais e conceituais no SPFE, assim como a rarefação de elementos que propiciem a ampliação do repertório cultural dos estudantes.This research is the result of the analysis of the didactic and pedagogical course current in the curricular proposal "São Paulo Faz Escola" (SPFE) about the narrative’s teaching. The action research undertaken contemplated the experimental method, whose objective was to observe representative changes in the appropriation of the main concepts of the narrative typology in two groups exposed to different activities. The study included 52 students from the sixth year of elementary school from one São Paulo’s public school. It was verified that the performance of the group submitted to the didactic sequence organized in light of the Theory of Event Segmentation (ZACKS et al., 2007) presented qualitative aspects higher than the group restricted to the SPFE material. The results show that there are structural and conceptual flaws in the SPFE material, as well as the rarefaction of elements that increase the students' cultural background.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Zanchetta Júnior, Juvenal [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Menegon, Érika Nogueira [UNESP]2018-03-12T14:20:08Z2018-03-12T14:20:08Z2018-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15297400089808033004110040P52328806433654622porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:36:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152974Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:36:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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