A questão narrativa na proposta curricular paulista "São Paulo Faz Escola"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegon, Érika Nogueira [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152974
Resumo: A presente pesquisa é resultado da análise do percurso didático e pedagógico corrente na proposta curricular paulista “São Paulo Faz Escola” (SPFE) quanto ao ensino da narrativa. A pesquisa-ação empreendida contemplou o método experimental, cujo objetivo foi observar mudanças representativas quanto à apropriação dos conceitos principais da tipologia narrar em dois grupos expostos a atividades distintas. Participaram do estudo 52 alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública paulista. Pôde-se verificar que o desempenho do grupo submetido à sequência didática organizada à luz da Teoria da Segmentação de Eventos (ZACKS et al, 2007) apresentou aspectos qualitativos superiores às atividades do grupo restrito ao material do SPFE. Os resultados evidenciam que há falhas estruturais e conceituais no SPFE, assim como a rarefação de elementos que propiciem a ampliação do repertório cultural dos estudantes.
id UNSP_799fb202a0cef5f9b03c7646a7ba86bc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152974
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A questão narrativa na proposta curricular paulista "São Paulo Faz Escola"The narrative question in the São Paulo curricular proposal "São Paulo Faz Escola"EnsinoNarrativaSão Paulo Faz EscolaPesquisa-açãoTeachingNarrativeAction researchA presente pesquisa é resultado da análise do percurso didático e pedagógico corrente na proposta curricular paulista “São Paulo Faz Escola” (SPFE) quanto ao ensino da narrativa. A pesquisa-ação empreendida contemplou o método experimental, cujo objetivo foi observar mudanças representativas quanto à apropriação dos conceitos principais da tipologia narrar em dois grupos expostos a atividades distintas. Participaram do estudo 52 alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública paulista. Pôde-se verificar que o desempenho do grupo submetido à sequência didática organizada à luz da Teoria da Segmentação de Eventos (ZACKS et al, 2007) apresentou aspectos qualitativos superiores às atividades do grupo restrito ao material do SPFE. Os resultados evidenciam que há falhas estruturais e conceituais no SPFE, assim como a rarefação de elementos que propiciem a ampliação do repertório cultural dos estudantes.This research is the result of the analysis of the didactic and pedagogical course current in the curricular proposal "São Paulo Faz Escola" (SPFE) about the narrative’s teaching. The action research undertaken contemplated the experimental method, whose objective was to observe representative changes in the appropriation of the main concepts of the narrative typology in two groups exposed to different activities. The study included 52 students from the sixth year of elementary school from one São Paulo’s public school. It was verified that the performance of the group submitted to the didactic sequence organized in light of the Theory of Event Segmentation (ZACKS et al., 2007) presented qualitative aspects higher than the group restricted to the SPFE material. The results show that there are structural and conceptual flaws in the SPFE material, as well as the rarefaction of elements that increase the students' cultural background.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Zanchetta Júnior, Juvenal [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Menegon, Érika Nogueira [UNESP]2018-03-12T14:20:08Z2018-03-12T14:20:08Z2018-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15297400089808033004110040P52328806433654622porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:36:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152974Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:36:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A questão narrativa na proposta curricular paulista "São Paulo Faz Escola"
The narrative question in the São Paulo curricular proposal "São Paulo Faz Escola"
title A questão narrativa na proposta curricular paulista "São Paulo Faz Escola"
spellingShingle A questão narrativa na proposta curricular paulista "São Paulo Faz Escola"
Menegon, Érika Nogueira [UNESP]
Ensino
Narrativa
São Paulo Faz Escola
Pesquisa-ação
Teaching
Narrative
Action research
title_short A questão narrativa na proposta curricular paulista "São Paulo Faz Escola"
title_full A questão narrativa na proposta curricular paulista "São Paulo Faz Escola"
title_fullStr A questão narrativa na proposta curricular paulista "São Paulo Faz Escola"
title_full_unstemmed A questão narrativa na proposta curricular paulista "São Paulo Faz Escola"
title_sort A questão narrativa na proposta curricular paulista "São Paulo Faz Escola"
author Menegon, Érika Nogueira [UNESP]
author_facet Menegon, Érika Nogueira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanchetta Júnior, Juvenal [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Menegon, Érika Nogueira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Narrativa
São Paulo Faz Escola
Pesquisa-ação
Teaching
Narrative
Action research
topic Ensino
Narrativa
São Paulo Faz Escola
Pesquisa-ação
Teaching
Narrative
Action research
description A presente pesquisa é resultado da análise do percurso didático e pedagógico corrente na proposta curricular paulista “São Paulo Faz Escola” (SPFE) quanto ao ensino da narrativa. A pesquisa-ação empreendida contemplou o método experimental, cujo objetivo foi observar mudanças representativas quanto à apropriação dos conceitos principais da tipologia narrar em dois grupos expostos a atividades distintas. Participaram do estudo 52 alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública paulista. Pôde-se verificar que o desempenho do grupo submetido à sequência didática organizada à luz da Teoria da Segmentação de Eventos (ZACKS et al, 2007) apresentou aspectos qualitativos superiores às atividades do grupo restrito ao material do SPFE. Os resultados evidenciam que há falhas estruturais e conceituais no SPFE, assim como a rarefação de elementos que propiciem a ampliação do repertório cultural dos estudantes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-12T14:20:08Z
2018-03-12T14:20:08Z
2018-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152974
000898080
33004110040P5
2328806433654622
url http://hdl.handle.net/11449/152974
identifier_str_mv 000898080
33004110040P5
2328806433654622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128107425562624