O sujeito lírico em Dispersão: aspectos da modernidade na obra de Mário de Sá-Carneiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ricardo Marques [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/113688
Resumo: Consciente de que tanto a poesia de Mário de Sá-Carneiro bem como o sujeito lírico que (n)ela (se) constitui não se deixam prender, nem se deixam apreender completamente – mesmo porque ambos estão em Dispersão, como o título da obra estudada já anuncia – Ricardo Marques Martins propõe o poema “A Partida”, que abre o volume, como porta de entrada para a discussão de temas caros à modernidade e à poética de Sá-Carneiro: o gênio (e os caracteres da diferença, do isolamento e da criatividade), a composição do delírio poético, a busca do sonho, do Ideal, do Absoluto. Conclui, em texto claro, limpo, consistente, que todo esforço de retenção e de especificação precisa – de temas, de características, do sujeito poético – esvai-se em intensidade proporcional: quanto maior o esforço para concentrar e reunir, mais o sujeito lírico (e aquilo que lhe diz respeito) fragmenta-se, dispersa-se, escorrega-nos por entre os dedos; hesita, detém-se, frustra-se por não conseguir satisfazer sua alma nostálgica de além. Dá a ver,nas sensíveis leituras que Martins propõe, o fazer poético original, refinado, instigante de Mário de Sá-Carneiro.
id UNSP_79e6c0d576eb6f5639e795e01733561e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/113688
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O sujeito lírico em Dispersão: aspectos da modernidade na obra de Mário de Sá-CarneiroSá-Carneiro, Mário de, 1890-1916 - Crítica e interpretaçãoPoesia portuguesa - História e críticaConsciente de que tanto a poesia de Mário de Sá-Carneiro bem como o sujeito lírico que (n)ela (se) constitui não se deixam prender, nem se deixam apreender completamente – mesmo porque ambos estão em Dispersão, como o título da obra estudada já anuncia – Ricardo Marques Martins propõe o poema “A Partida”, que abre o volume, como porta de entrada para a discussão de temas caros à modernidade e à poética de Sá-Carneiro: o gênio (e os caracteres da diferença, do isolamento e da criatividade), a composição do delírio poético, a busca do sonho, do Ideal, do Absoluto. Conclui, em texto claro, limpo, consistente, que todo esforço de retenção e de especificação precisa – de temas, de características, do sujeito poético – esvai-se em intensidade proporcional: quanto maior o esforço para concentrar e reunir, mais o sujeito lírico (e aquilo que lhe diz respeito) fragmenta-se, dispersa-se, escorrega-nos por entre os dedos; hesita, detém-se, frustra-se por não conseguir satisfazer sua alma nostálgica de além. Dá a ver,nas sensíveis leituras que Martins propõe, o fazer poético original, refinado, instigante de Mário de Sá-Carneiro.Editora Unesp2014-12-15T16:13:42Z2014-12-15T16:13:42Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/book135 p.application/pdfMARTINS, Ricardo Marques. O sujeito lírico em Dispersão: aspectos da modernidade na obra de Mário de Sá-Carneiro. São Paulo: Editora Unesp, 2011. ISBN 97885393021099788539302109http://hdl.handle.net/11449/113688ISBN8539302109.pdf33004030016P0porColeção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESPMartins, Ricardo Marques [UNESP]info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-12T06:10:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/113688Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-12T06:10:36Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O sujeito lírico em Dispersão: aspectos da modernidade na obra de Mário de Sá-Carneiro
title O sujeito lírico em Dispersão: aspectos da modernidade na obra de Mário de Sá-Carneiro
spellingShingle O sujeito lírico em Dispersão: aspectos da modernidade na obra de Mário de Sá-Carneiro
Martins, Ricardo Marques [UNESP]
Sá-Carneiro, Mário de, 1890-1916 - Crítica e interpretação
Poesia portuguesa - História e crítica
title_short O sujeito lírico em Dispersão: aspectos da modernidade na obra de Mário de Sá-Carneiro
title_full O sujeito lírico em Dispersão: aspectos da modernidade na obra de Mário de Sá-Carneiro
title_fullStr O sujeito lírico em Dispersão: aspectos da modernidade na obra de Mário de Sá-Carneiro
title_full_unstemmed O sujeito lírico em Dispersão: aspectos da modernidade na obra de Mário de Sá-Carneiro
title_sort O sujeito lírico em Dispersão: aspectos da modernidade na obra de Mário de Sá-Carneiro
author Martins, Ricardo Marques [UNESP]
author_facet Martins, Ricardo Marques [UNESP]
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ricardo Marques [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sá-Carneiro, Mário de, 1890-1916 - Crítica e interpretação
Poesia portuguesa - História e crítica
topic Sá-Carneiro, Mário de, 1890-1916 - Crítica e interpretação
Poesia portuguesa - História e crítica
description Consciente de que tanto a poesia de Mário de Sá-Carneiro bem como o sujeito lírico que (n)ela (se) constitui não se deixam prender, nem se deixam apreender completamente – mesmo porque ambos estão em Dispersão, como o título da obra estudada já anuncia – Ricardo Marques Martins propõe o poema “A Partida”, que abre o volume, como porta de entrada para a discussão de temas caros à modernidade e à poética de Sá-Carneiro: o gênio (e os caracteres da diferença, do isolamento e da criatividade), a composição do delírio poético, a busca do sonho, do Ideal, do Absoluto. Conclui, em texto claro, limpo, consistente, que todo esforço de retenção e de especificação precisa – de temas, de características, do sujeito poético – esvai-se em intensidade proporcional: quanto maior o esforço para concentrar e reunir, mais o sujeito lírico (e aquilo que lhe diz respeito) fragmenta-se, dispersa-se, escorrega-nos por entre os dedos; hesita, detém-se, frustra-se por não conseguir satisfazer sua alma nostálgica de além. Dá a ver,nas sensíveis leituras que Martins propõe, o fazer poético original, refinado, instigante de Mário de Sá-Carneiro.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2014-12-15T16:13:42Z
2014-12-15T16:13:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Ricardo Marques. O sujeito lírico em Dispersão: aspectos da modernidade na obra de Mário de Sá-Carneiro. São Paulo: Editora Unesp, 2011. ISBN 9788539302109
9788539302109
http://hdl.handle.net/11449/113688
ISBN8539302109.pdf
33004030016P0
identifier_str_mv MARTINS, Ricardo Marques. O sujeito lírico em Dispersão: aspectos da modernidade na obra de Mário de Sá-Carneiro. São Paulo: Editora Unesp, 2011. ISBN 9788539302109
9788539302109
ISBN8539302109.pdf
33004030016P0
url http://hdl.handle.net/11449/113688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 135 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unesp
publisher.none.fl_str_mv Editora Unesp
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964906596859904