O sujeito lírico em Dispersão: aspectos da modernidade na obra de Mário de Sá-Carneiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/113688 |
Resumo: | Consciente de que tanto a poesia de Mário de Sá-Carneiro bem como o sujeito lírico que (n)ela (se) constitui não se deixam prender, nem se deixam apreender completamente – mesmo porque ambos estão em Dispersão, como o título da obra estudada já anuncia – Ricardo Marques Martins propõe o poema “A Partida”, que abre o volume, como porta de entrada para a discussão de temas caros à modernidade e à poética de Sá-Carneiro: o gênio (e os caracteres da diferença, do isolamento e da criatividade), a composição do delírio poético, a busca do sonho, do Ideal, do Absoluto. Conclui, em texto claro, limpo, consistente, que todo esforço de retenção e de especificação precisa – de temas, de características, do sujeito poético – esvai-se em intensidade proporcional: quanto maior o esforço para concentrar e reunir, mais o sujeito lírico (e aquilo que lhe diz respeito) fragmenta-se, dispersa-se, escorrega-nos por entre os dedos; hesita, detém-se, frustra-se por não conseguir satisfazer sua alma nostálgica de além. Dá a ver,nas sensíveis leituras que Martins propõe, o fazer poético original, refinado, instigante de Mário de Sá-Carneiro. |
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O sujeito lírico em Dispersão: aspectos da modernidade na obra de Mário de Sá-CarneiroSá-Carneiro, Mário de, 1890-1916 - Crítica e interpretaçãoPoesia portuguesa - História e críticaConsciente de que tanto a poesia de Mário de Sá-Carneiro bem como o sujeito lírico que (n)ela (se) constitui não se deixam prender, nem se deixam apreender completamente – mesmo porque ambos estão em Dispersão, como o título da obra estudada já anuncia – Ricardo Marques Martins propõe o poema “A Partida”, que abre o volume, como porta de entrada para a discussão de temas caros à modernidade e à poética de Sá-Carneiro: o gênio (e os caracteres da diferença, do isolamento e da criatividade), a composição do delírio poético, a busca do sonho, do Ideal, do Absoluto. Conclui, em texto claro, limpo, consistente, que todo esforço de retenção e de especificação precisa – de temas, de características, do sujeito poético – esvai-se em intensidade proporcional: quanto maior o esforço para concentrar e reunir, mais o sujeito lírico (e aquilo que lhe diz respeito) fragmenta-se, dispersa-se, escorrega-nos por entre os dedos; hesita, detém-se, frustra-se por não conseguir satisfazer sua alma nostálgica de além. Dá a ver,nas sensíveis leituras que Martins propõe, o fazer poético original, refinado, instigante de Mário de Sá-Carneiro.Editora Unesp2014-12-15T16:13:42Z2014-12-15T16:13:42Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/book135 p.application/pdfMARTINS, Ricardo Marques. O sujeito lírico em Dispersão: aspectos da modernidade na obra de Mário de Sá-Carneiro. São Paulo: Editora Unesp, 2011. ISBN 97885393021099788539302109http://hdl.handle.net/11449/113688ISBN8539302109.pdf33004030016P0porColeção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESPMartins, Ricardo Marques [UNESP]info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:36:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/113688Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:26:40.163568Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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