Estudo da Localidade e “Cidadania”: uma análise do discurso oficial dos Parâmetros Curriculares de Geografia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/466 http://hdl.handle.net/11449/106894 |
Resumo: | O discurso oficial transmitido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), em especial os PCN´s de Geografia, tem incorporado diversos termos e expressões provenientes do discurso acadêmico que tratam do fenômeno educacional. Se, por um lado, tal constatação pode demonstrar atualização e comprometimento com as formulações teóricas atuais, sob outra perspectiva, exige atenção. Os termos “democratização do ensino” ou “educação para a cidadania”, que antes eram mais afeitos ao discurso de oposição às políticas públicas para o setor, na atualidade foram tomados como discurso oficial, como se ambos os discursos tivessem um mesmo significado. Considerando que as prescrições programáticas de conteúdos buscam criar normas relativas a certas diretrizes de políticas educacionais e, também, determinar perspectivas pedagógicas, a forma como estão apresentadas abrem a possibilidade de veicularem conceitos, códigos e expressões que passam a ser elementos centrais do discurso pedagógico de instituições, sem que seus significados práticos ou teóricos recebam uma análise mais profunda entre os agentes envolvidos no trabalho da escola. |
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Estudo da Localidade e “Cidadania”: uma análise do discurso oficial dos Parâmetros Curriculares de GeografiaStudy of Locality and “Citizenship”: an analysis of the Geography National Curriculum Model official discourseCidadaniaEnsino de GeografiaDiscurso OficialO discurso oficial transmitido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), em especial os PCN´s de Geografia, tem incorporado diversos termos e expressões provenientes do discurso acadêmico que tratam do fenômeno educacional. Se, por um lado, tal constatação pode demonstrar atualização e comprometimento com as formulações teóricas atuais, sob outra perspectiva, exige atenção. Os termos “democratização do ensino” ou “educação para a cidadania”, que antes eram mais afeitos ao discurso de oposição às políticas públicas para o setor, na atualidade foram tomados como discurso oficial, como se ambos os discursos tivessem um mesmo significado. Considerando que as prescrições programáticas de conteúdos buscam criar normas relativas a certas diretrizes de políticas educacionais e, também, determinar perspectivas pedagógicas, a forma como estão apresentadas abrem a possibilidade de veicularem conceitos, códigos e expressões que passam a ser elementos centrais do discurso pedagógico de instituições, sem que seus significados práticos ou teóricos recebam uma análise mais profunda entre os agentes envolvidos no trabalho da escola.The official discourse reported by the National Curriculum Model, especially that on geography, has incorporated several terms and expressions currently used in academic discourse. Such incorporation might indicate updating and commitment to current and theoretical regulations; however, it demands special attention. The terms “teaching democratization” or “educating for citizenship” are reported in official documents as having the same meaning; they should be better explained. Once they are widely broadcast, new concepts, codes, and expressions have become central elements of pedagogical discourses. Therefore, educational agents should do a more thorough and detailed analysis of the terms mentioned above to better explain their meanings, involving practical or theoretical aspects.Departamento de Educação - Instituto de Biociências - UNESP - Campus de Rio ClaroFaculdade de Educação - UNICAMPDepartamento de Educação - Instituto de Biociências - UNESP - Campus de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Pezzato, João Pedro [UNESP]Prado, Guilherme do Val Toledo2014-06-24T19:53:42Z2014-06-24T19:53:42Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/466Educação: Teoria e Prática, v. 13, n. 24/25, 2005, p. 39.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/106894ISSN1981-8106-2005-13-24-39-51.pdf0103740032546294Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-01T06:06:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106894Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:41:17.002509Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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