Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Míriam Martinez
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3936
http://hdl.handle.net/11449/107203
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido a partir de eventos de letramento em língua inglesa a educandos de EJA do projeto de extensão PEJA, UNESP – Rio Claro. Os sujeitos participantes foram mulheres, na faixa etária entre 40 a 70 anos, que não tiveram oportunidade de estudo anteriormente e agora buscam concluir o Ensino Fundamental. Pensamos buscar nas falas dessas educandas, por meio de eventos de letramento, suas reflexões sobre a presença do inglês em nossa sociedade e como lidam com essa língua estrangeira (LE) cotidianamente. Entendemos letramento como uma forma de prática social de leitura e escrita, resultante do processo de ensino/aprendizado de um grupo social ou individual. Os eventos de letramento vêm proporcionar aos indivíduos participantes da pesquisa um aculturamento, um contato inicial e gradual com uma LE. Pretendeu-se otimizar esse contato com a língua inglesa expondo esses indivíduos a situações cotidianas em que o uso dessa LE estivesse presente. Levamos para a sala de aula elementos normalmente encontrados no cotidiano, material que consistiu em fotos de materiais publicitários encontrados nas ruas centrais da cidade e que continham essa LE, na tentativa de fomentar um diálogo e discussão de idéias. Objetivou-se motivar esses alunos de EJA a observarem o quanto a língua Inglesa está presente em nosso dia a dia, estimulando o desenvolvimento de uma leitura crítica e reflexiva. Ao final do trabalho percebemos que a maioria das educandas reconhece a constante presença da LE em questão e que, ainda que não tenham tido ensino formal nessa LE, estabelecem algum tipo de relação com tal LE em diversas esferas de suas vidas. E, muitas vezes, entendem o significado de uma palavra estrangeira devido à preferência dos falantes em utilizá-la em detrimento à língua materna, o que indica um processo de naturalização do inglês no mundo lexical dos brasileiros.
id UNSP_7a679108f8c14546508954167a548cb4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/107203
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidianoEducaçãoLinguagensLíngua Inglesa no Brasil. Letramento. Educação de Jovens e AdultosEste trabalho foi desenvolvido a partir de eventos de letramento em língua inglesa a educandos de EJA do projeto de extensão PEJA, UNESP – Rio Claro. Os sujeitos participantes foram mulheres, na faixa etária entre 40 a 70 anos, que não tiveram oportunidade de estudo anteriormente e agora buscam concluir o Ensino Fundamental. Pensamos buscar nas falas dessas educandas, por meio de eventos de letramento, suas reflexões sobre a presença do inglês em nossa sociedade e como lidam com essa língua estrangeira (LE) cotidianamente. Entendemos letramento como uma forma de prática social de leitura e escrita, resultante do processo de ensino/aprendizado de um grupo social ou individual. Os eventos de letramento vêm proporcionar aos indivíduos participantes da pesquisa um aculturamento, um contato inicial e gradual com uma LE. Pretendeu-se otimizar esse contato com a língua inglesa expondo esses indivíduos a situações cotidianas em que o uso dessa LE estivesse presente. Levamos para a sala de aula elementos normalmente encontrados no cotidiano, material que consistiu em fotos de materiais publicitários encontrados nas ruas centrais da cidade e que continham essa LE, na tentativa de fomentar um diálogo e discussão de idéias. Objetivou-se motivar esses alunos de EJA a observarem o quanto a língua Inglesa está presente em nosso dia a dia, estimulando o desenvolvimento de uma leitura crítica e reflexiva. Ao final do trabalho percebemos que a maioria das educandas reconhece a constante presença da LE em questão e que, ainda que não tenham tido ensino formal nessa LE, estabelecem algum tipo de relação com tal LE em diversas esferas de suas vidas. E, muitas vezes, entendem o significado de uma palavra estrangeira devido à preferência dos falantes em utilizá-la em detrimento à língua materna, o que indica um processo de naturalização do inglês no mundo lexical dos brasileiros.Universidade Federal do TocantinsUNESP - Rio ClaroUNESP - Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal do Tocantins (UFT)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guerra, Míriam MartinezCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]2014-06-24T19:53:57Z2014-06-24T19:53:57Z2012-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3936Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 39, 2012, p. 139-159.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107203ISSN1981-8106-2012-22-39-139-159.pdf3060869388251465Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-05T06:22:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107203Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:35:08.559845Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidiano
title Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidiano
spellingShingle Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidiano
Guerra, Míriam Martinez
Educação
Linguagens
Língua Inglesa no Brasil. Letramento. Educação de Jovens e Adultos
title_short Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidiano
title_full Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidiano
title_fullStr Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidiano
title_full_unstemmed Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidiano
title_sort Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidiano
author Guerra, Míriam Martinez
author_facet Guerra, Míriam Martinez
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
author_role author
author2 Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Míriam Martinez
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Linguagens
Língua Inglesa no Brasil. Letramento. Educação de Jovens e Adultos
topic Educação
Linguagens
Língua Inglesa no Brasil. Letramento. Educação de Jovens e Adultos
description Este trabalho foi desenvolvido a partir de eventos de letramento em língua inglesa a educandos de EJA do projeto de extensão PEJA, UNESP – Rio Claro. Os sujeitos participantes foram mulheres, na faixa etária entre 40 a 70 anos, que não tiveram oportunidade de estudo anteriormente e agora buscam concluir o Ensino Fundamental. Pensamos buscar nas falas dessas educandas, por meio de eventos de letramento, suas reflexões sobre a presença do inglês em nossa sociedade e como lidam com essa língua estrangeira (LE) cotidianamente. Entendemos letramento como uma forma de prática social de leitura e escrita, resultante do processo de ensino/aprendizado de um grupo social ou individual. Os eventos de letramento vêm proporcionar aos indivíduos participantes da pesquisa um aculturamento, um contato inicial e gradual com uma LE. Pretendeu-se otimizar esse contato com a língua inglesa expondo esses indivíduos a situações cotidianas em que o uso dessa LE estivesse presente. Levamos para a sala de aula elementos normalmente encontrados no cotidiano, material que consistiu em fotos de materiais publicitários encontrados nas ruas centrais da cidade e que continham essa LE, na tentativa de fomentar um diálogo e discussão de idéias. Objetivou-se motivar esses alunos de EJA a observarem o quanto a língua Inglesa está presente em nosso dia a dia, estimulando o desenvolvimento de uma leitura crítica e reflexiva. Ao final do trabalho percebemos que a maioria das educandas reconhece a constante presença da LE em questão e que, ainda que não tenham tido ensino formal nessa LE, estabelecem algum tipo de relação com tal LE em diversas esferas de suas vidas. E, muitas vezes, entendem o significado de uma palavra estrangeira devido à preferência dos falantes em utilizá-la em detrimento à língua materna, o que indica um processo de naturalização do inglês no mundo lexical dos brasileiros.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-13
2014-06-24T19:53:57Z
2014-06-24T19:53:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3936
Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 39, 2012, p. 139-159.
1981-8106
http://hdl.handle.net/11449/107203
ISSN1981-8106-2012-22-39-139-159.pdf
3060869388251465
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3936
http://hdl.handle.net/11449/107203
identifier_str_mv Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 39, 2012, p. 139-159.
1981-8106
ISSN1981-8106-2012-22-39-139-159.pdf
3060869388251465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129090001043456