Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidiano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3936 http://hdl.handle.net/11449/107203 |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido a partir de eventos de letramento em língua inglesa a educandos de EJA do projeto de extensão PEJA, UNESP – Rio Claro. Os sujeitos participantes foram mulheres, na faixa etária entre 40 a 70 anos, que não tiveram oportunidade de estudo anteriormente e agora buscam concluir o Ensino Fundamental. Pensamos buscar nas falas dessas educandas, por meio de eventos de letramento, suas reflexões sobre a presença do inglês em nossa sociedade e como lidam com essa língua estrangeira (LE) cotidianamente. Entendemos letramento como uma forma de prática social de leitura e escrita, resultante do processo de ensino/aprendizado de um grupo social ou individual. Os eventos de letramento vêm proporcionar aos indivíduos participantes da pesquisa um aculturamento, um contato inicial e gradual com uma LE. Pretendeu-se otimizar esse contato com a língua inglesa expondo esses indivíduos a situações cotidianas em que o uso dessa LE estivesse presente. Levamos para a sala de aula elementos normalmente encontrados no cotidiano, material que consistiu em fotos de materiais publicitários encontrados nas ruas centrais da cidade e que continham essa LE, na tentativa de fomentar um diálogo e discussão de idéias. Objetivou-se motivar esses alunos de EJA a observarem o quanto a língua Inglesa está presente em nosso dia a dia, estimulando o desenvolvimento de uma leitura crítica e reflexiva. Ao final do trabalho percebemos que a maioria das educandas reconhece a constante presença da LE em questão e que, ainda que não tenham tido ensino formal nessa LE, estabelecem algum tipo de relação com tal LE em diversas esferas de suas vidas. E, muitas vezes, entendem o significado de uma palavra estrangeira devido à preferência dos falantes em utilizá-la em detrimento à língua materna, o que indica um processo de naturalização do inglês no mundo lexical dos brasileiros. |
id |
UNSP_7a679108f8c14546508954167a548cb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/107203 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidianoEducaçãoLinguagensLíngua Inglesa no Brasil. Letramento. Educação de Jovens e AdultosEste trabalho foi desenvolvido a partir de eventos de letramento em língua inglesa a educandos de EJA do projeto de extensão PEJA, UNESP – Rio Claro. Os sujeitos participantes foram mulheres, na faixa etária entre 40 a 70 anos, que não tiveram oportunidade de estudo anteriormente e agora buscam concluir o Ensino Fundamental. Pensamos buscar nas falas dessas educandas, por meio de eventos de letramento, suas reflexões sobre a presença do inglês em nossa sociedade e como lidam com essa língua estrangeira (LE) cotidianamente. Entendemos letramento como uma forma de prática social de leitura e escrita, resultante do processo de ensino/aprendizado de um grupo social ou individual. Os eventos de letramento vêm proporcionar aos indivíduos participantes da pesquisa um aculturamento, um contato inicial e gradual com uma LE. Pretendeu-se otimizar esse contato com a língua inglesa expondo esses indivíduos a situações cotidianas em que o uso dessa LE estivesse presente. Levamos para a sala de aula elementos normalmente encontrados no cotidiano, material que consistiu em fotos de materiais publicitários encontrados nas ruas centrais da cidade e que continham essa LE, na tentativa de fomentar um diálogo e discussão de idéias. Objetivou-se motivar esses alunos de EJA a observarem o quanto a língua Inglesa está presente em nosso dia a dia, estimulando o desenvolvimento de uma leitura crítica e reflexiva. Ao final do trabalho percebemos que a maioria das educandas reconhece a constante presença da LE em questão e que, ainda que não tenham tido ensino formal nessa LE, estabelecem algum tipo de relação com tal LE em diversas esferas de suas vidas. E, muitas vezes, entendem o significado de uma palavra estrangeira devido à preferência dos falantes em utilizá-la em detrimento à língua materna, o que indica um processo de naturalização do inglês no mundo lexical dos brasileiros.Universidade Federal do TocantinsUNESP - Rio ClaroUNESP - Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal do Tocantins (UFT)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guerra, Míriam MartinezCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]2014-06-24T19:53:57Z2014-06-24T19:53:57Z2012-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3936Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 39, 2012, p. 139-159.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107203ISSN1981-8106-2012-22-39-139-159.pdf3060869388251465Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-05T06:22:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107203Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:35:08.559845Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidiano |
title |
Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidiano |
spellingShingle |
Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidiano Guerra, Míriam Martinez Educação Linguagens Língua Inglesa no Brasil. Letramento. Educação de Jovens e Adultos |
title_short |
Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidiano |
title_full |
Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidiano |
title_fullStr |
Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidiano |
title_full_unstemmed |
Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidiano |
title_sort |
Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidiano |
author |
Guerra, Míriam Martinez |
author_facet |
Guerra, Míriam Martinez Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Míriam Martinez Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Linguagens Língua Inglesa no Brasil. Letramento. Educação de Jovens e Adultos |
topic |
Educação Linguagens Língua Inglesa no Brasil. Letramento. Educação de Jovens e Adultos |
description |
Este trabalho foi desenvolvido a partir de eventos de letramento em língua inglesa a educandos de EJA do projeto de extensão PEJA, UNESP – Rio Claro. Os sujeitos participantes foram mulheres, na faixa etária entre 40 a 70 anos, que não tiveram oportunidade de estudo anteriormente e agora buscam concluir o Ensino Fundamental. Pensamos buscar nas falas dessas educandas, por meio de eventos de letramento, suas reflexões sobre a presença do inglês em nossa sociedade e como lidam com essa língua estrangeira (LE) cotidianamente. Entendemos letramento como uma forma de prática social de leitura e escrita, resultante do processo de ensino/aprendizado de um grupo social ou individual. Os eventos de letramento vêm proporcionar aos indivíduos participantes da pesquisa um aculturamento, um contato inicial e gradual com uma LE. Pretendeu-se otimizar esse contato com a língua inglesa expondo esses indivíduos a situações cotidianas em que o uso dessa LE estivesse presente. Levamos para a sala de aula elementos normalmente encontrados no cotidiano, material que consistiu em fotos de materiais publicitários encontrados nas ruas centrais da cidade e que continham essa LE, na tentativa de fomentar um diálogo e discussão de idéias. Objetivou-se motivar esses alunos de EJA a observarem o quanto a língua Inglesa está presente em nosso dia a dia, estimulando o desenvolvimento de uma leitura crítica e reflexiva. Ao final do trabalho percebemos que a maioria das educandas reconhece a constante presença da LE em questão e que, ainda que não tenham tido ensino formal nessa LE, estabelecem algum tipo de relação com tal LE em diversas esferas de suas vidas. E, muitas vezes, entendem o significado de uma palavra estrangeira devido à preferência dos falantes em utilizá-la em detrimento à língua materna, o que indica um processo de naturalização do inglês no mundo lexical dos brasileiros. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-13 2014-06-24T19:53:57Z 2014-06-24T19:53:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3936 Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 39, 2012, p. 139-159. 1981-8106 http://hdl.handle.net/11449/107203 ISSN1981-8106-2012-22-39-139-159.pdf 3060869388251465 |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3936 http://hdl.handle.net/11449/107203 |
identifier_str_mv |
Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 39, 2012, p. 139-159. 1981-8106 ISSN1981-8106-2012-22-39-139-159.pdf 3060869388251465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129090001043456 |