O teatro como articulador de saberes: práticas e desafios no PEJA - Rio Claro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eskinazi, Bruna Garcia [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gasparini, Thainara Bonfante [UNESP], Silva, Andréia Maressa da [UNESP], Christofoletti, André Luís Messetti [UNESP], Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTkwOA==
http://hdl.handle.net/11449/146849
Resumo: Introdução: O PEJA é um projeto institucional, se desenvolve em sete campi da UNESP e tem como objetivos: contribuir para a política pública na EJA, como compromisso social da universidade pública; garantir os direitos de democracia e cidadania aos que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever na idade regular; e contribuir para a formação de educadores. Na UNESP - Rio Claro o PEJA tem como objetivo propor práticas educativas que contribuam para a participação social mais efetiva dos jovens e adultos. A proposta pedagógica organiza-se em eixos temáticos elaborados a cada ano. Objetivos: Em 2013, a proposta vem sendo trabalhar o teatro como articulador de saberes, tendo como norteadores Boal, Benjamin, Brecht e Larrosa. Trabalhar com as diferentes linguagens possibilitadas pelo teatro, a escrita, a oralidade, a expressão corporal, etc. Pensando o teatro como instrumento de emancipação política e de reflexão social. Métodos e Resultados: O projeto acontece em três turmas, com diferentes desdobramentos do eixo temático, de acordo com as experiências e objetivos de cada turma. O diálogo entre educando e educador possibilita a construção coletiva do eixo temático. A Turma do Bonsucesso é composta por mulheres que não tiveram a oportunidade iniciar ou concluir os estudos em idade regular. Na maioria, que não concluíram o processo da alfabetização, focamos a produção de narrativas curtas recorrendo à descrição. Nos primeiros encontros buscamos palavras geradoras, criando um diálogo entre educador/a e educandas buscando pontos de partida para a ação pedagógica. A descrição de personagens ocorreu a partir de pessoas reais do cotidiano do grupo e da imaginação que emerge na leitura e de fotos. A Turma da Comunidade é constituída por educandos que vivem próximos a UNESP, e frequentaram a escola regular. A partir de elementos do teatro, pensado como instrumento de emancipação política junto a diversos gêneros literários, construímos práticas de leitura e escrita, trabalhando com algo que fez e faz parte da vida dos educandos, nos âmbitos sociais, culturais, históricos, políticos. Foram realizadas leituras de duas peças de Brecht e posteriormente escrevemos, coletivamente, uma peça. O exercício de escrever uma peça teatral e provoca o questionamento: O que o outro diria/faria? Na Turma da Informática realizou-se uma adaptação ao eixo, chegamos à animação stop motion que utiliza elementos do teatro: cenário, personagens e enredo. Através de tecnologias - programas de computador- realizamos a criação de histórias, possibilitando o exercício da leitura e da escrita.
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