Mulheres na frente e atrás das telas: gênero e direitos das mulheres no ensino de sociologia - possibilidades de abordagem a partir de filmes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Ana Beatriz Maia [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193438
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar às professoras e professores que lecionam Sociologia na educação básica algumas possibilidades de uso de filmes como ferramenta pedagógica para a abordagem da temática “gênero e direitos das mulheres” a partir de suas respectivas narrativas, relacionando-as com conceitos e teorias de autoras das Ciências Sociais. Foram selecionados cinco filmes contemporâneos de curta e média metragem, concebidos e realizados por mulheres brasileiras, que abordam algumas das principais pautas do movimento feminista contemporâneo, inclusive algumas demandas do feminismo interseccional. Utilizando a metodologia Tela Crítica proposta por Giovanni Alves (2010), são apresentados relatórios de análises dos filmes, as quais, por sua vez, foram feitas sob a perspectiva teórica do feminismo decolonial. São apresentadas também discussões acerca da relação entre juventude e escola, gênero e direitos das mulheres, ensino de Sociologia e cinema e educação. Acredita-se que ensinar/estudar gênero e direitos das mulheres na escola a partir de filmes pode vir a contribuir para que as e os estudantes percebam a necessidade da promoção da igualdade de gênero em suas mais variadas dimensões, além de alertar sobre a obrigação coletiva de se combater as diversas formas de violência impostas às mulheres.
id UNSP_7a8f03daa09dca897160a6be98c225ca
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/193438
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Mulheres na frente e atrás das telas: gênero e direitos das mulheres no ensino de sociologia - possibilidades de abordagem a partir de filmesWomen in front and behind the screens: gender and women's rights in sociology teaching - possibilities of approach from filmsCinema e educaçãoEstudos de gêneroEnsino de sociologiaTela críticaCinema and educationGender studiesTeaching of sociologyO presente trabalho tem por objetivo apresentar às professoras e professores que lecionam Sociologia na educação básica algumas possibilidades de uso de filmes como ferramenta pedagógica para a abordagem da temática “gênero e direitos das mulheres” a partir de suas respectivas narrativas, relacionando-as com conceitos e teorias de autoras das Ciências Sociais. Foram selecionados cinco filmes contemporâneos de curta e média metragem, concebidos e realizados por mulheres brasileiras, que abordam algumas das principais pautas do movimento feminista contemporâneo, inclusive algumas demandas do feminismo interseccional. Utilizando a metodologia Tela Crítica proposta por Giovanni Alves (2010), são apresentados relatórios de análises dos filmes, as quais, por sua vez, foram feitas sob a perspectiva teórica do feminismo decolonial. São apresentadas também discussões acerca da relação entre juventude e escola, gênero e direitos das mulheres, ensino de Sociologia e cinema e educação. Acredita-se que ensinar/estudar gênero e direitos das mulheres na escola a partir de filmes pode vir a contribuir para que as e os estudantes percebam a necessidade da promoção da igualdade de gênero em suas mais variadas dimensões, além de alertar sobre a obrigação coletiva de se combater as diversas formas de violência impostas às mulheres.This research aims at presenting to Sociology school teachers some possibilities for the use of movies as a pedagogical tool to discuss the topic “gender and women’s rights”, relating its narratives to concepts and theories of female authors in Social Sciences. Five contemporaneous movies were selected, both short and average feature movies, all planned and directed by Brazilian women. They focus on some of the main issues of feminism, including intersectional feminism. According to the “Tela Crítica” methodology, proposed by Giovanni Alves (2010), we present analytic reports about these movies, based on the decolonial feminism perspective. Discussions about the relations among youth and school, gender and women’s rights, the teaching of Sociology, cinema and Education are also presented. We believe that teaching/studying gender and women’s rights through movies can contribute to the perception, by students, that it is necessary to promote gender equality in its various dimensions. Moreover, it can help call attention to the collective obligation of fighting against the different kinds of violence women suffer.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Paulo Eduardo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neves, Ana Beatriz Maia [UNESP]2020-09-10T13:22:43Z2020-09-10T13:22:43Z2020-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19343825016016039P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-09T06:25:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193438Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-09T06:25:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres na frente e atrás das telas: gênero e direitos das mulheres no ensino de sociologia - possibilidades de abordagem a partir de filmes
Women in front and behind the screens: gender and women's rights in sociology teaching - possibilities of approach from films
title Mulheres na frente e atrás das telas: gênero e direitos das mulheres no ensino de sociologia - possibilidades de abordagem a partir de filmes
spellingShingle Mulheres na frente e atrás das telas: gênero e direitos das mulheres no ensino de sociologia - possibilidades de abordagem a partir de filmes
Neves, Ana Beatriz Maia [UNESP]
Cinema e educação
Estudos de gênero
Ensino de sociologia
Tela crítica
Cinema and education
Gender studies
Teaching of sociology
title_short Mulheres na frente e atrás das telas: gênero e direitos das mulheres no ensino de sociologia - possibilidades de abordagem a partir de filmes
title_full Mulheres na frente e atrás das telas: gênero e direitos das mulheres no ensino de sociologia - possibilidades de abordagem a partir de filmes
title_fullStr Mulheres na frente e atrás das telas: gênero e direitos das mulheres no ensino de sociologia - possibilidades de abordagem a partir de filmes
title_full_unstemmed Mulheres na frente e atrás das telas: gênero e direitos das mulheres no ensino de sociologia - possibilidades de abordagem a partir de filmes
title_sort Mulheres na frente e atrás das telas: gênero e direitos das mulheres no ensino de sociologia - possibilidades de abordagem a partir de filmes
author Neves, Ana Beatriz Maia [UNESP]
author_facet Neves, Ana Beatriz Maia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Paulo Eduardo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Ana Beatriz Maia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema e educação
Estudos de gênero
Ensino de sociologia
Tela crítica
Cinema and education
Gender studies
Teaching of sociology
topic Cinema e educação
Estudos de gênero
Ensino de sociologia
Tela crítica
Cinema and education
Gender studies
Teaching of sociology
description O presente trabalho tem por objetivo apresentar às professoras e professores que lecionam Sociologia na educação básica algumas possibilidades de uso de filmes como ferramenta pedagógica para a abordagem da temática “gênero e direitos das mulheres” a partir de suas respectivas narrativas, relacionando-as com conceitos e teorias de autoras das Ciências Sociais. Foram selecionados cinco filmes contemporâneos de curta e média metragem, concebidos e realizados por mulheres brasileiras, que abordam algumas das principais pautas do movimento feminista contemporâneo, inclusive algumas demandas do feminismo interseccional. Utilizando a metodologia Tela Crítica proposta por Giovanni Alves (2010), são apresentados relatórios de análises dos filmes, as quais, por sua vez, foram feitas sob a perspectiva teórica do feminismo decolonial. São apresentadas também discussões acerca da relação entre juventude e escola, gênero e direitos das mulheres, ensino de Sociologia e cinema e educação. Acredita-se que ensinar/estudar gênero e direitos das mulheres na escola a partir de filmes pode vir a contribuir para que as e os estudantes percebam a necessidade da promoção da igualdade de gênero em suas mais variadas dimensões, além de alertar sobre a obrigação coletiva de se combater as diversas formas de violência impostas às mulheres.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-10T13:22:43Z
2020-09-10T13:22:43Z
2020-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/193438
25016016039P8
url http://hdl.handle.net/11449/193438
identifier_str_mv 25016016039P8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965563560132608